Brasil chega aos 3 milhões de domínios com terminação .br

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

O Registro.br, entidade responsável pelo registro de domínios nacionais, anunciou a superação de uma marca histórica no mês de julho: o número de domínios com terminação .br chegou aos 3 milhões. O terceiro milhão foi alcançado apenas dois anos após o segundo, um tempo muito curto se considerarmos que os domínios nacionais estão em atividade desde 1995.

Nos últimos anos ficou muito mais fácil registrar um domínio .com.br, o que foi certeza facilitou o rápido crescimento do número de domínios nacionais. Desde maio de 2008, qualquer pessoa com CPF pode registrar um domínio .com.br. Antes disso, a terminação era exclusiva para empresas com CNPJ; as pessoas físicas estavam limitadas ao feio .nom.br e aos domínios para profissionais liberais, como o .eng.br para engenheiros. O pagamento, antes disponível apenas por boleto, agora pode ser feito via cartão de crédito.

É aí que nasce um domínio .br

Um domínio nacional atualmente custa R$ 30 por ano, valor que diminuiu desde dezembro de 2000, quando o custo era de R$ 50. E para onde vai todo o dinheiro arrecadado com a venda de domínios? Segundo o NIC.br, entidade sem fins lucrativos que coordena o registro de domínios, a receita é revertida aos projetos do órgão, como ferramentas para medição da qualidade de banda larga (como o SIMET) e treinamentos para implantação de novas tecnologias (especialmente o IPv6).

O dinheiro obtido com os domínios também é muito importante para financiar a participação do Brasil em fóruns internacionais. “É importante destacar que não contamos com nenhum tipo de subsídio federal para realizar qualquer dessas iniciativas”, disse Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e um dos responsáveis pela primeira conexão TCP/IP brasileira, feita em 1991.

Aos interessados em registrar um domínio nacional, a escolha do nome e o pagamento podem ser feitos diretamente no site do Registro.br.

Com informações: Terra, IDG Now, InfoWester.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados