Enquanto esperamos pacientemente pelo apocalipse robô acontecer, todos teremos que ficar apenas imaginando como seria a realidade em que a humanidade foi dominada por máquinas e trancafiada dentro de um universo virtual que leva o nome de Matrix. Um programador ocioso e fascinado por ASCII art lançou no começo da semana um projeto que torna a visualização dessa realidade alternativa algo mais plausível com uma versão do Street View em ASCII.

O escritório do TB visto de dentro da Matrix

O projeto, criado por Peter Nitsch e chamado intuitivamente de Ascii Street View, usa algorítimos para transformar imagens das ruas do Google Street View em símbolos, letras e números e exibir em um navegador compatível. O modo padrão de visualização é em cores, mas certamente a versão em verde-matrix é mais interessante. Pelo menos para aqueles que querem se sentir como o Neo quando está conectado na Matrix. É necessário acessar usando o Chrome ou o Firefox 8, no mínimo, para funcionar – ambos contam com um componente de WebGL específico para processar as imagens.

Peter Nitsch também aproveitou para explicar o processo de criação do projeto em seu blog, dizendo que o principal motivador foi a sua obsessão por arte ASCII, algo que o levou a aprender “algoritmos, técnicas e códigos para simular um modo de texto em navegadores atuais”. E graças a ele, muitos geeks poderão finalmente se sentir passeando por um mundo virtual criado por máquinas para manter as mentes humanas ocupadas enquanto a sua força vital é usada como bateria. Yay!

Com informações: io9.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados