Desde sua apresentação o mini-micro-nano-minúsculo-pequerrucho computador Raspberry Pi vem chamando a atenção de entusiastas de tecnologia por conta de suas formas diminutas. Seu sistema operacional, no entanto, não apresentava lá muita coisa de nova: o aparelho rodava apenas algumas versões do Linux portadas para seu processador ARM. Nesta quarta-feira os desenvolvedores do mini-PC mostraram uma versão do Android 4.0 otimizada para seu hardware, equivalente a smartphones low-end do mercado.

No vídeo que acompanha o anúncio (que por sinal foi publicado no começo do mês passado, o que demonstra que a implementação do sistema é um trabalho de longa data) é possível ver que o Android 4.0 roda com agilidade mesmo ligado a uma TV de alta definição. Os gráficos anda parecem ser um tanto borrados, mas o resultado final é dos mais satisfatórios.

De acordo com a equipe responsável pelo desenvolvimento do Raspberry Pi, seu processador de modestos 700 MHz consegue rodar vídeos em alta definição graças ao sistema de aceleração de hardware que está funcionando “de maneira suave a maior parte do tempo”. O único porém é o sistema de áudio, que ainda precisa ser finalizado.

Ainda não há uma previsão para a chegada do Android 4.0 para Raspberry Pi. Mas se ele realmente rodar vídeos em alta definição com desenvoltura (e de quebra ser compatível com games como Angry Birds ou coisa parecida), o esquisitão Nexus Q provavelmente estará em apuros.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados