Desde sua apresentação o mini-micro-nano-minúsculo-pequerrucho computador Raspberry Pi vem chamando a atenção de entusiastas de tecnologia por conta de suas formas diminutas. Seu sistema operacional, no entanto, não apresentava lá muita coisa de nova: o aparelho rodava apenas algumas versões do Linux portadas para seu processador ARM. Nesta quarta-feira os desenvolvedores do mini-PC mostraram uma versão do Android 4.0 otimizada para seu hardware, equivalente a smartphones low-end do mercado.

No vídeo que acompanha o anúncio (que por sinal foi publicado no começo do mês passado, o que demonstra que a implementação do sistema é um trabalho de longa data) é possível ver que o Android 4.0 roda com agilidade mesmo ligado a uma TV de alta definição. Os gráficos anda parecem ser um tanto borrados, mas o resultado final é dos mais satisfatórios.

De acordo com a equipe responsável pelo desenvolvimento do Raspberry Pi, seu processador de modestos 700 MHz consegue rodar vídeos em alta definição graças ao sistema de aceleração de hardware que está funcionando “de maneira suave a maior parte do tempo”. O único porém é o sistema de áudio, que ainda precisa ser finalizado.

Ainda não há uma previsão para a chegada do Android 4.0 para Raspberry Pi. Mas se ele realmente rodar vídeos em alta definição com desenvoltura (e de quebra ser compatível com games como Angry Birds ou coisa parecida), o esquisitão Nexus Q provavelmente estará em apuros.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@jasonthiago
Encomendei mês passado um, sei lá quando vai chegar. Vejo muitas aplicações para ele, pretendo utilizá-lo no TCC da faculdade (Engenharia da Computação), posso usa-lo também na sala de casa como um "console retro" com um frontend lotado de emuladores e roms no cartão sd, usando joystick sem fio na usb, e uma aplicação que não tinha pensado e que foi comentado aqui é ser um cliente de torrent, que também será muito útil devido ao baixíssimo consumo e ruído zero.
YanGM
Quando eu tiver um desses em minhas mãos, ele vai ser um belo servidor de Samba e jogos, além de baixar uns torrents marotos.
Kessler
Tem uns NAS que fazem isso, mas provavelmente sejam mais caros que fazer isso.
Ramon Melo
Tô pensando em comprar um para usar como cliente de torrent, ligado num HDD externo. O consumo de energia é terrivelmente baixo (com a TV desligada) e a emissão de ruídos e calor é insignificante, não dá nem para saber que está ligado. A conta de luz e as noites de sono agradecem.
Gilvan
Bruno fica atento que muitos xingling vendidos na verdade é uma skin imitando o ics e não a versão 4.0 propriamente dita.
@tonyfrasouza
Eu tenho N possibilidades para um miniPC com esse. Automação residencial, N possibilidades na área automobilística, sistema de segurança, até em uma bicicleta dá para montar um coisinha dessa e sabe-se lá o que dá para implementar. Um ótimo roteador. Tudo e mais um pouco. É só deixar a imaginação fluir. E além de tudo sai mais barato do que um Arduíno Mega... Ah, o Arduíno é todo configurável, mas um miniPC pode se programa de tudo e usar as portas para controlar de tudo.
Jefferson
Concordo.... dx na veia...
bruno
Ainda acho que o raspberry Pi não vale a pena devido as suas configurações. no Dealextreme.com você consegue achar com configurações melhores e já rodando a ultima versão do sistema, a única coisa que fica devendo é o bluetooth. Mas mantendo sempre o tamanhao diminuto e um preço bem acessível.
Turdin
Se o Raspeberry Pi Chegar um dia...
@Tacioandrade_
Eu já tenho várias como: * Thim Client de baixo custo; * Tornar uma TV LCD, Plasma ou LED em SmartTV; * Cliente para backup e/ou compartilhamento de arquivos na rede interna; Entre muitos outras soluções.
@Tacioandrade_
Eu estou doido por um Raspberry Pi, só estou esperando o Dollar cair um pouco para pedir o meu, pois com ele a quase 2,10 e com mais de 100% de imposto que estão taxando ele, acaba ficando caro para um "brinquedo" destes. =(
Rafael Machado
idem. em termos academicos aparelhos como o Raspberry Pi e Arduino são excelentes, mas falta mais iniciativa dos grandes fabricantes para se tornarem parte do nosso dia a dia.
Márcio Gomes
Aparelho fantástico (em termos de engenharia), mas até agora não consigo encaixar ele em alguma funcionalidade útil do nosso dia-a-dia.
Edmilson
Tive um grande desejo por ele em seu lançamento mas atualmente o meu objeto de desejo é o Ouya, o Q morreu na praia assim que anunciaram o preço e a exclusividade.