Google trabalha no suporte a múltiplos usuários no Android

Recurso permitirá que cada pessoa tenha acesso aos próprios arquivos.

Paulo Higa
Por
• Atualizado hoje às 22:06

Os desenvolvedores do Android estão fazendo modificações no código do sistema para adicionar suporte a múltiplos usuários, de acordo com descobertas do Android Police. Embora não se saiba exatamente quando a funcionalidade será liberada ao publico, os trabalhos estão sendo feitos pelo menos desde abril de 2011 e várias alterações já estão disponíveis nas versões atuais.

Uma das grandes alterações no Android, realizada no dia 14 de abril de 2011, mudou a estrutura de pastas do sistema. Antes, os aplicativos eram salvos no diretório /data/data. Depois da alteração, passaram a ser armazenados em /data/user/0. O changelog também faz referência a funções que removem dados ao excluir um usuário e criam diretórios de usuários durante a instalação de um novo aplicativo.

Android já salva dados separadamente para cada usuário

Recentemente, um dos moderadores do CyanogenMod encontrou métodos chamados “setCurrentUser” e “onUserChanged” no arquivo LockPatternKeyguardView.java, responsável por exibir a tela de segurança do Android com desbloqueio através de padrões. O código está disponível entre as linhas 762 e 765 deste arquivo e aparentemente serve para voltar a tela ao estado inicial quando o usuário for alterado, fazendo a lockscreen funcionar como uma tela de logon.

Em maio de 2011, Amith Yamasani, engenheiro do Google, submeteu códigos que adicionavam uma função para alternar entre usuários pressionando o botão Power por alguns segundos, mas a interface ainda não foi implementada. Posteriormente, o Android passou a armazenar senhas, dados de aplicativos e contas separadas para cada usuário.

Talvez o recurso não tenha muita importância nos smartphones, mas nos tablets isso pode ser interessante, considerando que algumas pessoas compartilham um tablet entre membros da família, assim como um PC. Mas não fique muito empolgado: todas essas mudanças no Android são um bom indicador de que o sistema incluirá o suporte a múltiplos usuários, mas ainda não há nenhuma garantia de que isso realmente aconteça – pelo menos até o Google divulgar a novidade publicamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados