Início » Arquivos » Celular » Google trabalha no suporte a múltiplos usuários no Android

Google trabalha no suporte a múltiplos usuários no Android

Recurso permitirá que cada pessoa tenha acesso aos próprios arquivos.

Paulo Higa Por

Os desenvolvedores do Android estão fazendo modificações no código do sistema para adicionar suporte a múltiplos usuários, de acordo com descobertas do Android Police. Embora não se saiba exatamente quando a funcionalidade será liberada ao publico, os trabalhos estão sendo feitos pelo menos desde abril de 2011 e várias alterações já estão disponíveis nas versões atuais.

Uma das grandes alterações no Android, realizada no dia 14 de abril de 2011, mudou a estrutura de pastas do sistema. Antes, os aplicativos eram salvos no diretório /data/data. Depois da alteração, passaram a ser armazenados em /data/user/0. O changelog também faz referência a funções que removem dados ao excluir um usuário e criam diretórios de usuários durante a instalação de um novo aplicativo.

Android já salva dados separadamente para cada usuário

Recentemente, um dos moderadores do CyanogenMod encontrou métodos chamados “setCurrentUser” e “onUserChanged” no arquivo LockPatternKeyguardView.java, responsável por exibir a tela de segurança do Android com desbloqueio através de padrões. O código está disponível entre as linhas 762 e 765 deste arquivo e aparentemente serve para voltar a tela ao estado inicial quando o usuário for alterado, fazendo a lockscreen funcionar como uma tela de logon.

Em maio de 2011, Amith Yamasani, engenheiro do Google, submeteu códigos que adicionavam uma função para alternar entre usuários pressionando o botão Power por alguns segundos, mas a interface ainda não foi implementada. Posteriormente, o Android passou a armazenar senhas, dados de aplicativos e contas separadas para cada usuário.

Talvez o recurso não tenha muita importância nos smartphones, mas nos tablets isso pode ser interessante, considerando que algumas pessoas compartilham um tablet entre membros da família, assim como um PC. Mas não fique muito empolgado: todas essas mudanças no Android são um bom indicador de que o sistema incluirá o suporte a múltiplos usuários, mas ainda não há nenhuma garantia de que isso realmente aconteça – pelo menos até o Google divulgar a novidade publicamente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@amsalau
Já pensou em tablets?
@amsalau
Na verdade está correndo atrás, istp é algo que foi pedido insistentemente já há uns 2 anos, agora estão correndo porque certamente o Windows 8 RT vai ter suporte a multiusuários.
@amsalau
Caí no diretório que organiza as rquisições e contribuições no desenvolvimento do Android, tem uma lista grande de features solicitadas, ou em desenvolvimento lá, listadas por quantidade de solicitações, contribuições, tempo e mais alguma coisa, mas não consigo lembrar como chegar lá agora e não guardei o link.
@alexxandrepeixoto
preevejo um S/O Android saindo do forno Windows que se cuide. mais um pra usar lado ao windows é sony tapa na sua cara por nao ter feito isso no PS Vita.
Daniel Lobo
Demorou. Lá em casa todos usam o tablet e principalmente minha filha, bagunça todos os ícones. Então seria legal cada um com sua conta e também não haveria misturas de contas, como o meu Gmail e o da minha mulher.
brazlocateli
No tablet é muito útil, é comum compartilhar o tablet com família!
@_gaabriels
o interessante é que isso foi uma das coisas que foram removidas pra deixar o sistema mais móvel. Creio que esse multiuser seja pra arriscar um Android para pcs :)
Kessler
Ou talvez os amigos dele possuam os próprios celulares e não precisem fuçar no dos outros.
erivaldo
Acredito que você não tem amigos!
Edmilson
Facilita muito para ter um login pessoal e um de trabalho.
Tullyo
Quais são os outros 2pontos do top3 e quem fez isso?
YanGM
Muito interessante, assim não precisarei mais desinstalar o App do PornHub a cada... estudo.
@brunogdb
A ideia seria bem interessante, num tanto até para tablets. Em minha casa eu penso em comprar um tablet, mas fico pensando naquele jeito "meus pais podem querer usar também e eles vão me pedir para levar para trabalho, e afins, logo eles iam logar em suas coisas do tipo, Facebook, conta do Google, contas de e-mail, e sempre foi necessário uma alternativa para isso. É bom até também quando você está na sua escola ou trabalho com o tablet e alguém fala "aah me empresta aí rapidinho" e a pessoa não tem acesso aos seus dados. Se a Google fizer isso, ela vai sair um passo a frente. Mas no smartphone pouco vejo utilidade nisso, já que, cada um compra o seu smartphone, não um para dividir com família e amigos.
@hayander
Não vejo necessidade para tal funcionalidade!!
@mlhz
bacana isso hein; android sempre um passo a frente.
Exibir mais comentários