A empresa alemã Harman mostrou na semana passada uma nova tecnologia de reconhecimento de movimentos desenvolvida especificadamente para aplicações automotivas. A companhia mostrou a novidade em um protótipo com um sensor capaz de analisar movimentos faciais e das mãos para controlar algumas funções do veículo — praticamente um Kinect para carros.

De acordo com informações do site Recombu, o novo sitema — que ainda não ganhou qualquer nome oficial — é capaz de interpretar piscadelas e acenos do motorista para ativar e desativar funções do carro. Por exemplo, um piscar de olhos é usado para trocar estações do rádio, enquanto a temperatura do ar-condicionado pode ser diminuída ao baixar a mão em uma região próxima à alavanca de câmbio. Para ativar seu telefone via Bluetooth, basta que o condutor faça o clássico sinal de esticar o polegar e o dedinho com a mão fechada.

Uhu, brou, telefone!

“Tudo em torno do sistema se resume a reduzir as distrações dentro do veículo”, afirma Hans Roth, diretor de tecnologia da Harman. Segundo a companhia, a leitura dos sinais é feita a partir de um sensor montado no painel do carro. Ele é capaz de diferenciar gestos intencionais de movimentos involuntários, feitos durante uma conversa, por exemplo. “Foram feitos diversos testes para encontrar a calibragem correta do sistema para os comandos básicos em diversos países”, lembra Roth. “Na Itália, os motoristas gesticulam um bocado, e isso ainda precisa ser entendido por nosso sistema. É uma questão de escolher os comandos corretos para a produção”, diz o executivo.

Aos interessados, o sistema deverá começar a ser embarcado em alguns automóveis em dois ou três anos. Promessa da Harman.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@pqpbatman
O reconhecimento por som foi baseado nos morcegos, na verdade o aparelho vai emitir um som e quando você se mover ele vai reconhecer a interrupção do som.
Guilherme Macedo C.
Calma. Não precisa vir com tochas, foices e cânticos soturnos. Kinect é da Microsoft, mas foi desenvolvido com tecnologia da PrimeSense. A parceria com a Microsoft fez evoluir o produto final, tornando mais barato, viável para o público comum e fez a própria tecnologia criar maior amplitude. No que isso fez vc ficar ofendido? Ah! Já sei. Foi por eu não ter conhecimento sobre o projeto de som a Microsoft, não é mesmo? Infelizmente não sei tudo e não sabia do projeto. Bom, mas deixa isso pra lá. O que falei foi sobre minha dúvida no que foi falado. Se era um reconhecimento de voz ou um sensor de som. Seria muito mais seguro para as pessoas um reconhecimento de voz, para não precisar tirar a mão do volante, entendeu?
ricardo
Inovação é sempre bem vinda, porque fomenta o desenvolvimento tecnológico e o conhecimento, mesmo que alguns dos dispositivos desenvolvidos não tenham sucesso absoluto. Que venha esse dispositivo, juntamente com Kinect, Siri e o que mais estiver sendo feito, e veremos a aceitação ou não do mercado.
Andre
Nunca vi uma pessoa mais ridícula do que o Guilherme no que se trata à Microsoft. Em toda a internet, se aparece um notícia em relação ao Kinect ele já aparece falando que o Kinect não é da Microsoft. Só não me perguntem o por que. O cara é ridiculamente anti-Microsoft. A Microsoft pode desenvolver hardware também. http://research.microsoft.com/en-us/um/redmond/groups/cue/soundwave/
Vinícius
Concordo! http://blogilha-blogilha.blogspot.com.br/2012/05/nova-tecnologia-da-microsoft-usa-o.html
Guilherme Macedo C.
Humm. Não sabia disso. Mas de qualquer forma tirar as mãos do volante pra fazer sinais é ideia de gente que não tem noção de segurança.
Turdin
Não é? Siri manda abraços
Vinícius
A microsoft criou uma tecnologia que usava há algum tempo uma espécie de" efeito doppler" no ar ... então ele reconhecia movimentos sem ter uma câmera, mas pelo som!
Guilherme Macedo C.
Ei. "sensor por som" vc quiser dizer isso mesmo ou um reconhecimento de voz?
Guilherme Macedo C.
Tirar a mão do volante pra fazer tudo isso? Pq não usam reconhecimento de voz?
Guilherme Macedo C.
A tecnologia da empresa israelense PrimeSense é voltada para imagens. Se a Microsoft quiser fazer algo com som, terá que fazer parceria com outra empresa e investir mais dinheiro, o que torna essa possibilidade remota.
@pqpbatman
“Na Itália, os motoristas gesticulam um bocado" eu ri kinect é uma tecnologia fantastica, to esperando o sensor por som da M$... os caras tão realmente inovando algo.