Início » Arquivos » Internet » Gmail incorpora superchat com vídeo do Google+

Gmail incorpora superchat com vídeo do Google+

Hangouts chegam ao webmail do Google.

Avatar Por

Novo bate-papo em vídeo para os usuários do Gmail. O Google anuncia hoje a integração do recurso de Hangouts da rede social Google+ ao serviço de email, o segundo mais usado no mundo (atrás somente do Hotmail; acredite se quiser, mas os dados são da consultoria ComScore). Acabou aquela história de conversar com apenas uma pessoa por vez no bate-papo de email. As possibilidades se ampliaram a partir de agora.

Meu parco conhecimento em Google+ serve-me para perceber que o Google simplesmente pegou o código dos Hangouts e replicou no Gmail. Sem adicionar nenhum recurso a mais, até onde pude verificar. A única diferença fica por conta do universo maior de usuários do Gmail — você não fica mais limitado a usar Hangouts com as pessoas cadastradas na rede social que vem sofrendo para deslanchar.

O Google diz que a tecnologia dos Hangouts é melhor. Usam os servidores do buscador em vez de apelarem para o tradicional e complicado P2P. Significa mais qualidade e confiança de que o bate-papo vai funcionar, segundo palavras da empresa.

Assista abaixo ao vídeo de apresentação do Gmail com Hangouts.


(Vídeo do YouTube)

Web social

Executivos do Google disseram durante o lançamento da rede social que o Google+ seria o início da tal “web social”. Mais do que uma rede, como acontece com o Facebook, seria uma forma de se relacionar e interagir com os conteúdos online. Entendo que a companhia segue perseguindo este objetivo. A integração do Gmail com o Hangouts, por exemplo, é colocar à disposição do usuário um recurso bacana que antes só estaria disponível na rede social. Com ele dá para assistir YouTube em grupo ou adicionar máscaras diretamente no vídeo ao vivo.

Não sei o que o Google vislumbra para o futuro do Google+. Pouco a pouco, a rede social vai ganhando presença nos produtos campeões do buscador. A tendência é que o número de usuários aumente. Porém, tenho que levantar a questão: esses usuários vão ao Google+ para desfrutar o que uma rede social tem a oferecer? Ou simplesmente usam alguns recursos pontuais porque são bacanas, foram feitos pelo Google e, por acaso, dependem de uma conta no Plus?

Este humilde Tecnoblog está no Google+. Ainda não descobrimos exatamente para que a rede social do Google serve, então por enquanto nos limitamos a replicar ali os conteúdos que entram no nosso Facebook. Sugestões de uso do perfil no Plus (!) são bem-vindos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

leiacrocha
Eu comprei um Galaxi S DUOS SAMSUNG e ele ja veio com o aplicativo hungouts, quando eu abro aparece na tela contatos recentes como se eu tivesse feito contato com estas pessoas, eu nunca usei este aplicativo e gostaria de saber se isto é normal pois nunca fiz nenhuma conta e nenhum contato eu não tenho um perfil hungouts apenas um gmail esta atualização é feita sem permissão? podem me ajudar com este esclarecimento? Obrigada
William
Vocês disseram que não sabem para que o G+ serve e eu ainda estou tentando entender o porquê do Facebook, não vejo nenhuma utilidade prática, todos que eu conheço e que tem facebook, só o usam para fuxicar a vida dos outros.
Felipe Lima
queremos um Hangout com os editores da TB!!!
@leossoliveira
Não sei até hoje pra que ser o Google+ e não estou nem um pouco preocupado com ele rs só tenho uma conta lá porque o Google me obrigou pela conta no Youtube. Pra mim do Google só o Google, Google Maps (no PC) e o Youtube.
duardbr
Outra coisa, sobre o crescimento do Google+ => https://plus.google.com/u/0/100466560115368951753/posts/Be9kqRKg7Gn
duardbr
Insistem em insinuar que o Google+ não é usado ou não serve para nada. Não é porque "você" não usa que não serve para algo ou não tem ninguém. Estou sempre no Google+ e tenho milhares de contatos lá, hangouts todas as semanas, ótimos posts compartilhados, uma excelente rede, bemmmmmm melhor que facebukio !
Lucas Carvalho
Inclusive é isso que eles fazem no podcast Update do Wergeeks.net. Fazem o vídeo pelo Hangout on Air lendo os comentários dos ~ouvintes~ ao vivo, gravando o som e depois colocam o áudio como podcast e o vídeo como videocast (dã).
Fabio
É compreensível, Thássius! :D
Arthur
É incrível essa feature dos hangouts. É muito mais interativo do que a "twitcam" (que é algo convenhamos inventado na gambiarra). A chance do Google é fazer todo mundo usar a rede social deles sem saber que está usando. Não é necessário abrir a timeline diariamente pra estar usando a rede social. Se vc usa um produto como Gmail, ou os Hangouts, ou Docs ou alguma coisa, você já está integrado. O que eles querem é que você esteja lá pra ser acionado quando alguém quiser compartilhar algo ou te chamar.
Thássius Veloso
Ideia anotada! Talvez possamos fazer o Hangout e usar no Podcast, que está de férias mas volta em questão de semanas. Amanhã temos reunião de pauta aqui na redação. Vou apresentar a ideia. :)
Thássius Veloso
Eu uso o Facebook. Pra mim tem sido a principal rede social.
Rafael Machado de Souza
otima ideia.
Navegador Mokafoox
O Google+ é muito bom, mas ainda falta o mais importante: pessoas online...
Rodrigo Barbosa Leite
O recurso é legal, será que agora o Google + Vai ? Se depender do vídeo "pirata" ... Meus Deus! Chama o Jack Sparrow na proxima.
Alisson
Acho que o Tecnoblog usa o Google+ só para replicar o conteúdo do Facebook porque ainda não possui uma penetração capaz de angariar usuários ativos na rede do Google. Existem páginas de jornais e revistas nacionais que possuem centenas de milhares de seguidores, assim, eles promovem Hangouts e participam da discussão, inclusive, comentando também, como se fossem usuários comuns. A noção que o Tecnoblog tem do tamanho do Google+ é proporcional ao número de seguidores que o site possui por lá.
Exibir mais comentários