Início / Arquivos / Internet /

Participantes da Campus Party Recife ficam sem internet

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Campus Party Recife pode ser considerada essa sexta-feira uma campus party oficial ao deixar os participantes offline pela primeira vez. O fenômeno já se tornou algo comum do evento: 4 das 5 edições anteriores já passaram pelo problema. A responsável por fornecer a infraestrutura de rede nessa e em todas as Campus Party até agora é a Telefonica | Vivo e para a edição pernambucana do Campus Party a empresa forneceu um dowstream de 5 GBbps.

No momento de publicação deste post, a internet já voltou mas ficou indisponível por pelo menos 50 minutos. Pouco depois da indisponibilidade, os técnicos da Telefônica | Vivo corriam de um lado para o outro no domo onde está localizada a infraestrutura de rede do evento. Infelizmente quando busquei informações sobre o problema eles não quiseram declarar nada.

Segundo um dos participantes, essa não é a primeira vez que ela cai – entre as 4 e 5 horas da manhã dessa sexta-feira os campuseiros também ficaram sem acesso. Essa informação é confirmada no gráfico de tráfego, mas quando tentei tirar foto, a TV estava desligada. Há suspeita de que essa primeira queda da internet estava relacionada a uma queda de energia, então foi algo mais amplo do que apenas a internet.

O acesso à rede em alta velocidade é um dos grandes pontos da Campus Party, então essa infraestrutura é exaustivamente testada contra falhas antes do evento começar, para que o acesso à rede seja constante. Ao que parece a Telefonica | Vivo talvez não tenha testado o suficiente.