Uma atualização liberada essa semana para o aplicativo do Instagram trouxe, como qualquer outro, melhorias e novidades tanto para o iOS quanto para o Android. Mas junto dessa atualização chegou também, curiosamente, a remoção de uma funcionalidade. Quem tentar acessar a opção de encontrar amigos (Find Friends, em inglês) pelo Twitter, vai receber o aviso de que ela não está mais disponível.

Essa opção servia para um propósito bem útil: permitir que usuários do Instagram encontrassem amigos no Twitter que também usassem o serviço de fotos hipster. Mas desde a atualização quem tentar acessar o Find Friends vai dar de cara com a imagem abaixo.

O aviso, que culpa o Twitter pela desativação da API responsável pelo Find Friends, pode ser um reflexo do crescimento do Instagram (que atingiu ontem 80 milhões de usuários) ou apenas o Twitter mostrando quem é que manda para o Facebook – que comprou o Instagram há algum tempo. De qualquer maneira não deixa de ser uma atitude que não deve ajudar a reputação do Twitter.

Por curiosidade, testei a versão anterior do aplicativo em um iPhone e aparelhos Android de alguns amigos e aparentemente a funcionalidade ainda está ativada. Mas não é possível confirmar se a API que fornece essa opção vai continuar ativa por muito tempo ou se o Twitter pretende criar uma nova para substituí-la. Visto que a rede social está sempre alterando e melhorando suas APIs, a segunda alternativa é a mais provável de acontecer.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

lipefleming
No Android não funcionou, botei uma versão antiga e não encontrou ninguém.
Carlos
Aconteceu o mesmo no inicio do mês com o LinkedIn, o twitter tbm desabilitou a funcionalidade na rede social profissional.
@raimedeiros
Concorrência :P Eu mesmo deixei de usar o serviço de imagens do twitter para usar apenas o instagram, que já manda o link para lá!
Álvaro Rutz
Pelo menos funcionou no Foursquare hoje, estranho bloquearem apenas um dos serviços. E quando li o "hipster" no tuíte já sabia que era post do Rafa. :D
@ubuntroll
Não só isso, o twitter tem o próprio server de imagens, e através de tags é fácil de achar certas coisas(sistema que o instagram também usa). É informação indexada que está deixando de ir para o Twitter e indo para o Instagram.
Rafael Silva
Um fôlego nos servidores, aparentemente.
Rafael Marcon
Mas o que o twitter ganharia impedindo isso?