Cofundador da Valve diz que Windows 8 será uma “catástrofe”

Gabe Newell acredita no Linux como plataforma para games.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O cofundador da Valve, Gabe Newell, deu algumas declarações sobre o futuro dos games durante um evento em Seattle, nos Estados Unidos, na noite de terça-feira (24). Numa das falas, Newell comentou sobre o lançamento do Steam para Linux e afirmou que o Windows 8 será uma “catástrofe” que faria desenvolvedores abandonarem o sistema da Microsoft.

O Windows 8 tem como principal novidade a interface Metro, adaptada para telas sensíveis ao toque. O executivo, no entanto, acredita que a tecnologia touchscreen é apenas uma moda passageira e, no futuro, usaremos pulseiras computadorizadas para interagir com computadores através de gestos com as mãos, que são “muito expressivas”. Por enquanto, a solução é usar mouse e teclado.

Newell acredita que o Windows 8 atrapalharia o mercado de games. “Acho que as margens de lucro serão destruídas em várias empresas. Se isso realmente acontecer, então será ótimo ter uma alternativa para não sofrer com isso”. A salvação para essas empresas estaria no Linux, sistema operacional que receberá o Steam em breve.

Windows 8: catástrofe?

De acordo com Gabe Newell, o Linux só não emplaca de vez porque faltam jogos para o sistema. “O grande problema que está atrasando o Linux são os games. As pessoas não fazem ideia de como os games são importantes para influenciar o comportamento de compra dos consumidores”, disse o executivo. “Queremos fazer com que os 2500 jogos no Steam rodem facilmente também no Linux”, comentou Newell para delírio dos usuários do pinguim.

As declarações do chefão da Valve são fortes, mas fica a dúvida se ele realmente acredita que o Windows 8 será um problema para toda a indústria de jogos ou está apenas com “medo” do que está por vir. Como sabemos, o Windows 8 incluirá uma loja de aplicativos própria que também venderá games, o que pode causar um belo estrago nos lucros do Steam. Além disso, a Microsoft está trabalhando para integrar seus produtos e anunciou recentemente permitirá a compra de jogos para Xbox 360 diretamente do Windows 8. Parece mais uma catástrofe para o Steam, não para os jogos.

Com informações: Kotaku.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados