Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Cofundador da Valve diz que Windows 8 será uma “catástrofe”

Cofundador da Valve diz que Windows 8 será uma “catástrofe”

Gabe Newell acredita no Linux como plataforma para games.

Paulo Higa Por

O cofundador da Valve, Gabe Newell, deu algumas declarações sobre o futuro dos games durante um evento em Seattle, nos Estados Unidos, na noite de terça-feira (24). Numa das falas, Newell comentou sobre o lançamento do Steam para Linux e afirmou que o Windows 8 será uma “catástrofe” que faria desenvolvedores abandonarem o sistema da Microsoft.

O Windows 8 tem como principal novidade a interface Metro, adaptada para telas sensíveis ao toque. O executivo, no entanto, acredita que a tecnologia touchscreen é apenas uma moda passageira e, no futuro, usaremos pulseiras computadorizadas para interagir com computadores através de gestos com as mãos, que são “muito expressivas”. Por enquanto, a solução é usar mouse e teclado.

Newell acredita que o Windows 8 atrapalharia o mercado de games. “Acho que as margens de lucro serão destruídas em várias empresas. Se isso realmente acontecer, então será ótimo ter uma alternativa para não sofrer com isso”. A salvação para essas empresas estaria no Linux, sistema operacional que receberá o Steam em breve.

Windows 8: catástrofe?

De acordo com Gabe Newell, o Linux só não emplaca de vez porque faltam jogos para o sistema. “O grande problema que está atrasando o Linux são os games. As pessoas não fazem ideia de como os games são importantes para influenciar o comportamento de compra dos consumidores”, disse o executivo. “Queremos fazer com que os 2500 jogos no Steam rodem facilmente também no Linux”, comentou Newell para delírio dos usuários do pinguim.

As declarações do chefão da Valve são fortes, mas fica a dúvida se ele realmente acredita que o Windows 8 será um problema para toda a indústria de jogos ou está apenas com “medo” do que está por vir. Como sabemos, o Windows 8 incluirá uma loja de aplicativos própria que também venderá games, o que pode causar um belo estrago nos lucros do Steam. Além disso, a Microsoft está trabalhando para integrar seus produtos e anunciou recentemente permitirá a compra de jogos para Xbox 360 diretamente do Windows 8. Parece mais uma catástrofe para o Steam, não para os jogos.

Com informações: Kotaku.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriano Junior
fala o fanboy dos gamers hasuahauahsa eu trelo ! vai la joga consolista
Bruno Felipe
tomara que fracasse, a microsoft brinca, comprei licença fpp por 560 conto no win7 ultimate, alguns meses depois estao lançando o windows 8. sacanagem antes nao gostava do windows 7, porem é praticamente mesma coisa que o XP, só que com interface nova, fizeram o 7 para mascarar e nao quererem assumir o erro que fizeram ao desenvolver o vista.., o que vao fazer com 8 ? vao lançar o 9? ah em 2015 vao deixar de dar suporte para windows 7, e minha licença FPP como fica? microsoft fdp
Joelson Soares de Carvalho
o windows 8 foi um total desperdicio de tempo dos programadores, e foi confirmado em perquisa que já é um fracasso de aceitação e o motivo nao é a falta do menu iniciar, esse é apenas um dos problemas, a maior causa desse fracasso é o proprio desempenho do sistema que é totalmente desorganizado e fora dos padrões das versões anteriores sem mencionar que muito lento em comparação com os outros sistemas, principalmente o xp que é infinitamente mais rapido em todos os sentidos, a propria microsoft admitiu lançando novas atualizaçoes, EU SOU FORMATADOR DE COMPUTADORES e nao conheci ninguem até agora que realmente tenha gostado do 8 e varias pessoas que compraram PC com o 8 me trouxeram e pediram para colocar o 7. O WINDOWS 8 SER RUIM NÃO É UMA QUESTÃO DE OPINIÃO, É UM FATO CONSUMADO, e o fato de alguma coisa ser mais atual do que outra nao significa ser melhor, atualização significa apenas que é mais RECENTE e não tem nada a ver com desempenho.
Eddy Benassi
Windows 8 = pior coisa do mundo.
Luciano Mende
LIXO=WIN8
reinaldo.nunes2
Só tenho uma coisa a dizer: computador não é feito pra joguinho. Pra isso tem o XBOX, o PlayStation, entre outros. O computador é uma ferramenta de produção e desenvolvimento. Quer joguinhos? Compre um Console de jogos.
marcopolo.filmes
Comprei a atualização do w7 p Windows 8 pro via digital e tirando uma e outra dificuldade, já me adaptei, mas mantive dual boot com o XP; ele manteve muita coisa do 7 e trouxe novidades. Testando então.
YanGM
...que não se fragmentam nem deixam o PC mais lento! :D
YanGM
Eu acho que existe muito mais XP pirata do que pinguim pirata. Já ouviu falar sobre você comprar um PC e ele já vir com windows OEM?
Turdin
Acho que ele está bem errado, W8 tem tudo para dar certo nos tablets, e tablets atualmente é futuro.
Mickael
Olá amigo. Já que citou o PlayOnLinux e a série Need For Speed, eu gostaria de saber se você já conseguiu jogar ou se sabe como rodar o NFS World no ubuntu. Já vi vários vídeos rodando, alguns tutoriais, mas comigo nunca dá certo. E se você sabe se no POL roda Point Blank. Obrigado.
Marcos Vinícius Santana
Widowns 8 é um desastre, para parceiros dela, com usuários fará sucesso! Ele diz que será uma catastrofe para os parceiros, pq como agora o windows terá sua loja de aplicativos, além do xbox live, vão atrabalhos os parceiros pois o windows era uma plataforma mais aberta. A Steam está com receio de acontecer com ela o que aconteceu com o Netscape, quando o ie começou a vir pre instalado. Windows 8 só pra tablet é terrivel e complicado comparado com os concorrente, mas para um híbrido é muito interessante. Muitos parceiros realmente vão ficar indignado com o Windows 8, tanto de hardware e de software, em todas as áreas há reclamações. O Surface X86 sbstitui quase completamente um Notebook e quando a google apenas pensou em usar a motorola para fazer patentes, criando aparelhos os parceiros não aceitaram e a a Google precisou deixar a Motorola como uma empresa independente. Muitos parceiros migrarão ou tentarão popularisar outros sistemas (ubuntu, chrome os, android, etc...)
Allen Franco
Windows para mim é para jogar, a empresa me obriga a usar windows então tenho que me acostumar, mas prefiro linux a windows por n motivos e isso jamais mudará. Quem trabalha com linux e faz as distros quer aparecer e não popularizar as distros e é isso. A Valve vive de passado a anos por causa do source, codigo que eles fazem games a anos e nao pretendem mudar tão cedo pelo que sei. Gabe é um cara que suga tudo dos jogadores como ele pode, na certa ele esta puto da vida por causa de alguma novidade do windows 8 que vai atrapalhar a valve em algum planejamento, não me surpreenderia nada. Adoro vir comentar aqui, mas é realmente cansativo vir comentar aqui e encontrar gente brigando por autoafirmação.
Luandersonn
Eu como usuário do mesmo navegador, pergunto, porque?
Theus
Bah, Steam! Seria excelente que o Linux virasse uma boa plataforma de jogos mas, dái a, por causa do Windows 8, a plataforma "Windows" morrer para jogos é complicado. Porque seria tão radical assim? É o mesmo Windows de sempre, só que com aqueles blocos bonitinhos. E, nada interfere em abrir um jogo no Windows 7 ou no Windows 8.
Exibir mais comentários