Uma pesquisa não exatamente científica, conduzida por um estudante de Economia chamado Benjamin Mayo, mostrou que os usuários do Twitter preferem postar novas bobagens a partir do site do Twitter ou dos aplicativos oficiais disponibilizados pela rede de microblog. O estudante criou um bot do bem: em vez de seguir outras pessoas, criando um efeito de inflação desnecessário, esse robô varre os tweets em busca de informações sobre o cliente usado para tuitar.

A amostragem não tem nada de estatística. Cerca de um milhão de tweets foram escaneados. O The Verge compara este número com o de total de tweets publicados em março deste ano — 340 milhões diariamente. Ainda assim, ajuda a traçar um breve panorama de como se movimenta o mercado de clientes para Twitter.

Mayo deixou o script rodando entre nove da manhã e cinco e meia da tarde da quarta-feira passada (18). Os resultados são os seguintes: 70,8% dos tweets são publicados a partir do site do Twitter ou clientes oficiais; o restante (29,2%) são de apps de terceiros, como o TweetBot ou o Twitterrific (esse é o meu favorito no iPad).

TweetDeck: comprado pela empresa Twitter Inc.

TweetDeck: comprado pela empresa Twitter Inc.

A lista das fontes de tweets possui uma infinidade de aplicativos. Entre eles, destaque para: UberSocial (Blackberry), TweetDeck (comprado pela Twitter Inc, a empresa por trás do Twitter), Echofon, Keitai Web (nunca tinha ouvido falar dele), Twicca e Tweetcaster. Tem até Facebook na contagem, com 10 mil tweets rastreados. O menos usado foi o Twittanic, cliente que foi usado por 203 pessoas no período — melhor não fazer piadinhas, ok?

Disse e repito: essa não é uma pesquisa que segue os padrões científicos. Entretanto, sacia nossa curiosidade… Ou vai dizer que você conhecia todos os clientes citados acima?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus
Pois é, realmente faltou :(
Matheus
Ótima escolha! Sou fã deles! :)
RodrigoMC
Hootsuite ftw.
Álvaro Rutz
Já eu, tuíto sempre da web em um desktop e no smartphone, pelo Rowi, cliente do Twitter para Windows Phone.
Thiago Leite
Esse eu não conhecia... usei o Tweetdeck no Ubuntu mas depois deu uma bugada maluca.
@xrenan
"já tinha percebido isso a muito tempo óbvio né, que as pessoas preferem programas de terceiros para tuitar..." "para quem tem pc é melhor tuitar pelo site mesmo normal sem precisar de aplicativos!" ?
@Alrogerio
O melhor que existe para mobile!
@maurodemarchi
Eu já prefiro esse tipo de pesquisa a "pesquisa científica". Métodos científicos costumam incluir dados nas pesquisas de acordo com o que o cliente paga por ela.
Turdin
Aqui sempre MetroTwit / Rowi
@daniloficial
já tinha percebido isso a muito tempo óbvio né, que as pessoas preferem programas de terceiros para tuitar porque a interface é bem mais bonita e mais personalizável, pena que os aplicativos não são tão fáceis de instalar no pc quanto no ipad e produtos da apple por extensões até que fica um pouco fácil mas mesmo assim não existe uma extensão boa para twitter para os navegadores chorme e firefox tweetdeck nem se fala é super complicado, para quem tem pc é melhor tuitar pelo site mesmo normal sem precisar de aplicativos!
Forbidden_404
o Gwibber é bom pela integração com o Facebook + Ubuntu, mas só isso, o resto é horrível
Renatomobilion
Enfim, prefiro o site oficial mesmo, embora o TweetDeck é uma boa solução, caso queira atualizações automáticas direto na tela.
Vinícius
ps: tem um app muito bom para Windows 8. O Retro tweet , tem o Metro também !! Mas ainda não pude testar ;D
@gui_martinez
Uso o site oficial do twitter e o seu aplicativo oficial pro ipod, gosto bastante da interface do twitter pro app do ios
Pastor Recordista
É o melhor no linux, o Gwibber é muito ruim :(
Exibir mais comentários