Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Firefox 16 tem painel de downloads e melhorias de desempenho

Firefox 16 tem painel de downloads e melhorias de desempenho

Versão de desenvolvimento tem novo leitor de PDF e consome menos memória.

Paulo Higa Por

O Firefox 14 foi liberado na semana passada, mas os desenvolvedores da Mozilla já trabalham para trazer otimizações e recursos para a versão 16 do navegador. A versão de desenvolvimento possui um novo painel de downloads, melhorias no leitor de PDF nativo, pequenas mudanças na barra de endereços e informações mais detalhadas sobre o consumo de memória do navegador.

O leitor de PDF nativo, inicialmente previsto para ser lançado no Firefox 14, deve aparecer apenas na versão 15. Ainda há muito trabalho para ser feito: o recurso atualmente é classificado como “experimental”. No Firefox 16, o leitor está com uma interface bem mais agradável, principalmente comparada com a imagem que mostramos em março.

Firefox 16 tem novo painel de downloads e leitor de PDF nativo | Clique para ampliar

A janela de downloads, que aparecia sempre que um arquivo era baixado, não existe mais. As informações agora estão disponíveis num painel que pode ser acessado através de um botão dinâmico na barra de ferramentas do Firefox. Esse botão exibe o tempo restante para o término dos downloads e a barra de progresso.

Quando era comum termos apenas 512 MB ou 1 GB de RAM nos PCs, o Firefox foi bastante criticado por consumir muita memória. A Mozilla tentou mudar isso nas últimas versões e o Firefox 16 traz novidades na completa página about:memory, que agora exibe o consumo de RAM por aba. Também há um botão para minimizar o consumo de RAM forçando a ação do “coletor de lixo” e ele parece funcionar bem: na redação do Tecnoblog, o uso de memória caiu de 415 MB para 340 MB com cinco abas abertas.

about:memory traz informações detalhadas do consumo de RAM | Clique para ampliar

O Firefox 16, previsto para ser lançado em outubro, conta com melhorias no “coletor de lixo” para diminuir o consumo de RAM do navegador; não aceita mais hashes MD5 em certificados de segurança e a barra de endereços agora destaca o termo que você está digitando. Aos desenvolvedores, o navegador suporta novos recursos do CSS3 e possui uma barra de ferramentas.

Se você ficou interessado nos novos recursos e não quer esperar até outubro, baixe o Firefox Aurora neste link. Como diz a própria Mozilla, esta é uma versão de desenvolvimento e traz “um ambiente instável que não é para os fracos de coração”. É uma boa ideia fazer backup do seu perfil antes de instalar a nova versão.

Com informações: Softpedia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mateus Garcia
é que ele estava usando o 17, canal Nightly kkkkkkkkkkkkkkk
Mateus Garcia
Esses X.0.1 do Firefox é quando tem algo errado na versão estável e a Mozilla rapidamente corrige. No caso do 15.0.1, foi que no 15 a navegação privativa estava com defeito, coletando dados dos usuários ainda, como histórico e cookies, então no dia seguinte eles mandarão o conserto.
Mateus Garcia
Eele está usando o método do Chrome. Se perceber, o Chrome também muda de versão bem rápido.
Mateus Garcia
Virá no 19, mas como o Firefox é o navegador mais personalizável de todos, então poderemos mudar de volta para o atual ou adotar outros.
Anderson Fernando Da Silva
nem sempre... a pouco tempo eu diria isso. CHROME e um fanfarrao no quesito consumo de memoria. nao e personalizavel, e tambem atualiza a cada 6 semanas.... so nao INFORMANDO isso a voce!!! O novo tema deve chegar ate a versao 19 .. ou seja .. ate o fim do ano!!! Ja totalmente adaptada ao visual baseado no Windows8 .. entao.. e melhor a Google se mover.. se nao quem vai cair no desgosto do povo sera o chrome e sua pouca oportunidade de personalização. Usando o UX 18
David Faustino
O flash do Mozilla Firefox é realmente o pior defeito dele. Não sei como está no 14 e 15. Mas eu ainda prefiro usar o IE9 para ver vídeos e usos de Flash e Shockwave. O chrome ainda trava muito aqui.
David Faustino
Eu uso qualuqr navegador. Mas é que o internet explorer tem uma pecualidade: APezar de ser extremamente não configurável, ele é mais integrado ao Sistema Operacional, então utilizo-o mais para ver e baixar vídeos em streamming, por exemplo. Mas eu não disse que deveria estar usando esse ou aquele Navegador... para mostrar que ele é melhor ou não. Só defendo o que eu vejo. E também poderia estar usando o Chrome, porque não... Isso não tem nada a ver com o Assunto. Poderia até instalar um plugin anti rastreador e ninguém iria ver o meu navegador, poderia até estar usando o Zé pelé da vida para escrever aqui que não ia imporntância com o assunto real. Só não admito criticarem uma coisa sem se basearem em fatos reais. É isso.
Navegador Mokafoox
Eu que tenho como obrigação testar em varias maquinas e OS diferentes, noto a diferença de performance de um hardware para outro, mesmo o Chrome as vezes trava em determinado hardware, peço que teste o Mokafoox, dependendo do seu hardware ele pode ser uma alternativa ao chrome... (Ps:caso instale, habilite o verificador ortográfico após a instalação)
Navegador Mokafoox
O Palemoon funciona em sistemas 64 bits...
Navegador Mokafoox
Ja experimentou usar o Mokafoox?
Amanda Clarck
Tive problemas terríveis com o Flash na versão 13. Só continuo porque Mozilla mora no meu coração.
Bruno Guerreiro
Céus cara! Você fez uma verdadeira campanha "pró-Firefox". Deu milhares de argumentos e tentou provar várias coisas, talvez nem o presidente da Mozilla faria uma defesa tão fervorosa assim. Mas né, todos os comentários foram enviados pelo... INTERNET EXPLORER! [face-palm]
@LBKatan
Grande mudança, hein, amigo.
Vitor
Eu me surpreendi com o Firefox 13.0.1 e o 14.0.1
Vitor
É, um designer da Mozilla já havia proposto isto a bastante tempo.
Exibir mais comentários