Início » Arquivos » Celular » Fotos mostram protótipo do iPad feito há dez anos

Fotos mostram protótipo do iPad feito há dez anos

Tablet estava sendo desenvolvido antes do lançamento do primeiro iPhone.

Paulo Higa Por

No começo da década passada, quando os primeiros tablet PCs com Windows XP começavam a ser lançados no mercado, a Apple trabalhava em um dispositivo bem parecido com o atual iPad. Os desenhos de um dos primeiros protótipos do iPad foram liberados num processo judicial da Apple contra a Samsung em dezembro de 2011. Jony Ive, o responsável pelo design dos produtos da Apple, revelou que as imagens foram feitas “entre 2002 e 2004”.

Protótipo do iPad apoiado em copinhos | Clique para ampliar

O protótipo era bem parecido com o iPad vendido atualmente. O conector achatado, as bordas arredondadas, o vidro envolvendo toda a parte frontal e a marca da Apple na traseira estavam presentes, mas o aparelho não possuía botão Home e era muito, mas muito mais grosso. As dimensões não foram reveladas, mas uma das fotos mostra um homem segurando o tablet e sugere um tamanho bem parecido com o iPad de 9,7 polegadas.

iPad estava sendo desenvolvido há quase uma década antes de ser lançado

O AppleInsider lembra que as imagens confirmam uma história contada por Steve Jobs durante a conferência AllThingsD em 2010, quando disse que a Apple desenvolvia um tablet com tela sensível ao toque mesmo antes de o iPhone se tornar realidade.

Steve Jobs imaginava um dispositivo com tela multitouch que permitiria aos usuários digitar com os próprios dedos. Quando o falecido CEO da Apple viu um protótipo da nova tela e a interface do sistema, pensou em desenvolver um celular com a mesma tecnologia. “Então nós colocamos o tablet de lado e começamos a trabalhar no iPhone”, disse Jobs.

De acordo com Jony Ive, o tablet referido apenas como “mockup 035” foi imaginado na época em que a Apple estava explorando conceitos de design que um dia se tornariam o iPad, produto que só foi anunciado em janeiro de 2010. Se o iPad fosse realmente lançado seis ou oito anos antes, será que ele faria sucesso ou seguiria o mesmo destino dos tablet PCs?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roger Martins
hahahaha quanta asneira...
Roger Martins
Me fale mais sobre tirar fotos em 4k de impressão de processos...
Roger Martins
O Newton é um exemplo prático disso, e tu ta certo, as pessoas nao estavam prontas mesmo. Na biografia do SJ ele diz isso sobre o newton "ele era uma boa ideia, mas precisava evoluir muito, foi lançado mal acabado e por isso nao deu certo" ipad em 2002 idem.
Roger Martins
É tão dificil as pessoas pensarem que é a foto da impressao que pode estar no processo apenas pra ilustrar. Mas não, se não for uma foto em alta definição com tratamento de photoshop, certamente é fake. hur dur
@vitorgehrke
Roupas e penteados dos anos 60? Onde? O cara tá usando roupa social e cabelo bem cortado, ué. As pessoas normalmente vão assim trabalhar, isso é uma foto interna, não pra uma propaganda ao público.
Rafael Feuro
FAKE ao extremo. Parecem tiradas na Primeira Guerra Mundial.
@LBKatan
Acho que se tivesse lançado algo assim naquela época, tinha ido para a vala. As pessoas ainda não estava preparadas para isso. Eu acho... Muita coisa mudou de lá pra cá.
@clovispedreira
Inclusive em 2002 as pessoas usavam roupas e penteados dos anos 60... seems legit²
Luandersonn
Claro que não. Mas fico imaginando se a Apple a Microsoft trocassem de papel. Com certeza irião acusar de cópia.
Xstationbr
Acredito que é montagem contra a recente matéria em que diz que o tablet pc seria o primeiro tablet criado e como a Apple já esta na desconfiança de todos de que tudo ela criou tudo ela patenteou, então mão duvido nada que s seja mais um blefe com proteção federal e com asinatura US Patent. Sou fan da Apple mas isto já esta saindo do controle, daqui a pouco vai mudar o livro de Genesis, e dizer que ela quem inventou o Homem, por isto o logo tem a maçã como símbolo. Rsrsrs
Álvaro Rutz
Eu não sei não, se o iPad não tivesse lançado, talvez o conceito já se tornasse realidade de outra forma, o projeto existiu, mas poucos esperavam sucesso, tanto que para livros, falava-se antes do iPad existir e a Nokia já tinha feito uns modelos enormes que tinham esse conceito. Mas o iPad sem duvido, foi um marco na história dos tablets que está só começando.
Gabriel Arruda
Sério que vocês acham que aquilo que o Bill Gates apresentou tem algo a ver com o iPad? A graça do iPad é o iOS, o tablet da Microsoft era um notebook sem teclado. A idéia dele era utilizar a caneta para fazer desenhos, uma ótima idéia da Microsoft, mas a revolução foi a tela capacitiva para ser utilizada com dedos e gestos. A Apple lançou dez anos depois porque a tecnologia da época não era suficiente para fazer algo decente, inclusive o iPad original ainda tinha limitações graves como a memória de 256 MB de memória... Não concordo com os processos da Apple, considero uma postura lamentável, mas todos os tablets pré-iPad eram umas piadas.
Scott
Vamos pegar o contexto, por favor. "tela multitouch que permitiria aos usuários digitar com os próprios dedos" É bom lembrar que na época a maioria (não vou me arriscar a dizer que foram todas) das telas touscreen dependiam de uma stylus. Não existia essa de "digitar com os próprios dedos" em telas sensíveis ao toque.
Guilherme
Aff, esse navegador do C# é tão bugado que postou no lugar errado ¬¬
Guilherme
Thumbs up
Exibir mais comentários