Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Steam e Left 4 Dead 2 estão chegando ao Ubuntu

Steam e Left 4 Dead 2 estão chegando ao Ubuntu

Valve trabalha para lançar Steam para o pinguim.

Avatar Por

Depois de muita (e bota muita nisso!) especulação, boatos e informação desencontrada, a Valve finalmente se pronunciou sobre o estado do Steam para o Linux. A confirmação veio de um post no novo blog da Valve, feito especialmente para dar detalhes do projeto de migração do Steam para o Linux.

Segundo o post em questão, sempre houve um certo interesse em migrar a plataforma de jogos para o Linux, e eles até mesmo já usavam o sistema do pinguim em alguns de seus servidores. Mas foi só em 2011 que a Valve finalmente resolveu iniciar o processo de migração.

Antes tarde Duke Nukem

O primeiro passo era tentar migrar o cliente do Steam e o jogo Left 4 Dead 2 para o Ubuntu. E por que exatamente o Ubuntu? Bem, gostando ou não, essa é a distribuição Linux mais famosa e utilizada no mundo todo, e o fato de haver uma empresa por trás deve ajudar muito no suporte. Obviamente outras distros também poderão rodar o Steam no futuro, mas focar inicialmente em apenas uma delas parece ser o caminho mais acertado.

A Valve já possui uma versão do cliente do Steam rodando no Linux, mas ainda há várias correções que precisam ser feitas para que ele funcione perfeitamente e até para que uma versão de testes seja liberada. E como Steam sem jogos não serve de muita coisa, os esforços para portar o L4D2 também estão em um estado bem avançado, com o jogo já rodando nativamente no Ubuntu, mas ainda com alguns problemas de performance. O objetivo da Valve é garantir que o jogo tenha a mesma performance da versão para Windows.

Ainda não há uma data clara de lançamento do Steam para o Linux, mas ao que tudo indica podemos ter novidades muito em breve. Quem viver, verá.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nislan
a melhor noticia que o mundo linux poderia receber....
@alexandreolipe
Olha amigo, no mac o client da Steam ainda não está "aquelas coisas" não. Dá umas travadas de vez em quando :/ (no aplicativo, nos jogos que é o que importa, nunca tive problemas) . Espero que eles evoluam rápido no linux, isso é bom pra quem é usuário mac e pra quem é usuário linux (no meu caso, os dois). Abraço
Jefferson
Ótimo, gosto de jogos multi-jogador cooperativos e tenho certeza que terei muitos amigos para jogar esse L4D comigo nesse lançamento.
Rennan Alves
O WebKit (detalhe que ele é da Apple) é uma excessão, não a regra. Navegadores utilizam algumas API's específicas que exigem mais permissões de acesso sobre o sistema, liberar estas permissões, na visão da Apple, comprometeria a segurança do IOS. Criar jogos é completamente diferente. Como a base geral é C/C++, e todos os sistemas conversão em C, você fica dependente apenas de modeladores de textura para os personagens, opções é o que não faltam. O próprio XCode facilita o desenvolvimento de jogos permitindo o uso de lib's e framework's OpenSource como o PyGame.
Lucas Felix
Você compra o jogo, a plataforma que você vai rodar não importa. Quando você entra no Steam ele filtra os jogos que você comprou que rodam no seu SO... =)
Alexandri Berton de Oliveira
Eu tenho uma lanhouse toda em linux (Ubuntu). E só uso o windowns para jogar Left 4 Death 2 e Battlefield 2 Bad Company. Depois desta notícia, posso finalmente aposentar o windows. Adeus "uncle Bill".
Álvaro Rutz
Se você compra um jogo na Steam, para Windows, e ele tiver versão para Mac, você não precisa comprar a versão Mac, se quiser jogar? Seria ótimo se for assim.
@AntonioVeras
Tem alguns outros jogos também, mas esse aí é de uma das poucas empresas que tem respeitos pelos usuários e disponibiliza o jogos para Win, Mac e Linux. StarCraft 2 roda com belos gráficos através do Wine.
7megas
Parece que agora vai! Uhuuuuuuuu
@_gaabriels
nvidia agora os drivers vão ter que melhorar ein? :)
Álvaro Rutz
Uma boa aos usuários do Linux, já que muitos usuários da plataforma são fãs destes games, embora não pode-se esperar muitos lançamentos, ao menos, já é um começo.
Guilherme Macedo C.
Drivers de placas de vídeo do Windows é melhor, mas não significa q do Linux seja ruim. A diferença de desempenho não é tão grande e em alguns quesitos o sistema aberto se sai melhor: http://tecnoblog.net/107571/steam-linux/comment-page-1/#comment-1381950
Bruno Cabral
Eu gosto do desempenho dos drivers Catalist(ATI Radeon) no Linux. Comprei um Note com APU E-350 da AMD(CPU 1,4GHZ + GPU 600MHZ ATI Radeon 6000), gostei tanto que agora estou com outro, um com APU A6 quad core que possui uma GPU ATI Radeon 7xxx
@eubrunno
O gerenciamento de memória do Kernel linux é melhor.. consome e devolve.
@eubrunno
Não disse que faria e sim que é uma opção, se num mundo pós apocalíptico não existir mais Sistemas Operacionais livres ou com ecossistema livre, a Valve sem muito esforço poderá copiar todo o código fonte do ubuntu e manter ela mesma seu próprio SO, e pode fazer o mesmo com o Fedora, Debian, Slack, Gentoo ou qq outra distro.
Exibir mais comentários