Início » Arquivos » Internet » Facebook monitora chats para detectar atividades suspeitas

Facebook monitora chats para detectar atividades suspeitas

Histórico de bate-papo dos usuários pode ser analisado por um funcionário.

Paulo Higa Por

Está conversando com alguém pelo bate-papo do Facebook? Vocês podem não estar sozinhos: um software de monitoramento da rede social de Mark Zuckerberg é capaz de acompanhar as atividades dos usuários nos chats e detectar comportamentos suspeitos. Em março, o Facebook foi capaz de impedir que uma garota fosse abusada sexualmente após uma análise realizada pelos funcionários do serviço.

O algoritmo procura por frases obtidas anteriormente em bate-papos de criminosos, incluindo aqueles envolvidos em abusos sexuais. A Reuters publicou na quinta-feira (12) um caso de sucesso. Um homem de 30 anos estava conversando sobre sexo e marcou um encontro com uma garota de 13 anos. O sistema do Facebook automaticamente enviou o histórico do bate-papo aos funcionários do Facebook, que analisaram a conversa e chamaram a polícia imediatamente. O criminoso foi preso no dia seguinte.

Bate-papo no Facebook: eles estão de olho

Algumas pessoas não devem gostar nada da ideia de terem suas conversas lidas, mas o diretor de segurança do Facebook, Joe Sullivan, afirma que apenas uma pequena parte das conversas é acompanhada por humanos. “Nós nunca quisemos criar um ambiente onde temos funcionários vigiando conversas particulares, por isso é muito importante usarmos uma tecnologia que possui uma taxa pequena de falsos-positivos”, disse o executivo.

O sistema foca especificamente nas conversas entre usuários que não têm uma relação tão forte no Facebook. Pessoas que não se falam frequentemente, possuem diferenças de idade significativas ou moram distantes uma da outra, por exemplo, recebem uma atenção especial e têm mais chances de serem pegas pelo algoritmo.

A história é polêmica. Enquanto alguns acreditam que o monitoramento pode inibir a atividade de criminosos, outros defendem que uma conversa particular entre duas pessoas precisa ser particular.

Com informações: CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jhonatan De Paiva Dias
Temos que ter privacidade nos sites também, não só no mundo real. Nada a ver o que você escreveu.
Kyrah Chan
Certo, uma pequena parte é monitorada por humanos... nesse caso o resto fica armazenado num banco de dados '-'
O Amor verdadeiro nunca falha
Esse software citado é exclusividade do Facebook, mais se quiser saber o que se passa no seu PC recomento que baixe um programa TI Espião! ;)
Ana Valéria
qual o nome desse programa que monitora as conversas do facebook eu quero me respondem?
Guilherme Macedo C.
Vc é daqueles que se tivesse no contrato uma obrigação de dar o toba vc diria "i, tá no contato, vou ter de cumprir". Vc não entende nada de Estado Democrático de Direito. Vc usa argumentos de impérios totalitários do passado muito distante. Acorda pra realidade. Dê-se o trabalho de pelo menos ler as constituições e doutrinas de países democráticos.
@LBKatan
Caras, sério, arrumem uma vida!
Guilherme Macedo C.
Vc não entende nada de Estado Democrático de Direito. Vc usa argumentos de impérios totalitários do passado muito distante. Acorda pra realidade. Dê-se o trabalho de pelo menos ler as constituições e doutrinas de país democráticos.
Guilherme Macedo C.
Incoerente com a realidade? Pelo que sei vc é que se baseia em conceitos de antes de Cristo, achando que "contrato é contrato", desconsiderante Direitos e Garantias Constitucionais e considerando empresas privadas legisladoras.
Guilherme Macedo C.
Registro não é monitoramento. Companhia telefônica registra e armazena SMS, mas não pode quebrar o sigilo, monitorar as conversas. Isso é crime previsto em Lei. Depois, ah! Você já leu o que disse. E parece que não entendeu e nem quer entender. Direitos fundamentais e garantias constitucionais passam longe de vc. Para vc, se estiver no contrato que é preciso doar um rim, vc vai considerar normal.
@fahfrancischini
Sou total a favor... foda-se que estão lendo minhas conversas... não estou fazendo nada de errado. Esse tipo de serviço é totalmente util. Obs.: E quanto a essas teorias de conspiração... por favor... MENOS.
Yuri
Tem sim, se tu concorda que toda informação vai ser monitorada, pq tá reclamando que ela está sendo monitorada? É algum tipo de vagabundo desonesto pra tentar descolar uma graninha fácil?
Felipe
Não adianta... as pessoas parecem robozinhos programas pra responder sempre o mesmo. "Você aceitou o contrato, então não tem o que reclamar..." Bullshit! Privacidade é um direito constitucional e não tem nada a ver com contratos.
@LBKatan
Vocês gostaram dessa discussão, hein. Parece até ateu x crente. PELAMOR!
Yuri
http://www.facebook.com/full_data_use_policy#infoaboutyou "Outras informações que recebemos sobre você Também recebemos outros tipos de informações sobre você: Recebemos dados sobre você sempre que interage com o Facebook, como quando você olha a linha do tempo de outra pessoa, envia ou recebe mensagens, procura um amigo ou uma página, clica em, visualiza ou interage de outra forma com as coisas, usa um aplicativo móvel do Facebook, compra Créditos do Facebook ou faz outras compras pelo Facebook." Tá lá, no contrato, que eles recebem suas informações sobre mensagens, sim! Inclusive dizem como podem usar as informações que vc envia. Tu aceitou que poderiam usar suas informações, logo o local virtual não é privados, pois o próprio usuário aceitou que a equipe do facebook pederá usar as informações como eles bem entenderem. Inclusive acho que ainda é bem privativo, pois o face deixa claro que informações pessoais, como por mensagens, não serão compartilhada com os parceiros.
Yuri
"Primeiro, não existe tal citação de monitoramento no contrato. " http://www.facebook.com/full_data_use_policy#infoaboutyou Outras informações que recebemos sobre você Também recebemos outros tipos de informações sobre você: Recebemos dados sobre você sempre que interage com o Facebook, como quando você olha a linha do tempo de outra pessoa, envia ou recebe mensagens, procura um amigo ou uma página, clica em, visualiza ou interage de outra forma com as coisas, usa um aplicativo móvel do Facebook, compra Créditos do Facebook ou faz outras compras pelo Facebook. Pois é, vc é um mentiroso, tá lá, no contrato, que eles recebem suas informações sobre mensagens, sim! Inclusive dizem como podem usar as informações que vc usa. Tu aceitou que poderiam usar suas informações. Acabar tu vem dizer que eles estão cometendo um crime por usar informações que tu mesmo aceitou que pudessem ser usadas? Ha! Vá pastar!
Exibir mais comentários