Informe sua idade, por favor
Informe sua idade, por favor

Para fazer um cadastro no Twitter não é necessário informar a sua idade. Outros dados, como a minibiografia e o local em que reside, costumam ser priorizados. Essa conduta acabou trazendo um problema que o Twitter começa a resolver agora ao solicitar que os usuários informem a data de nascimento antes de seguir certos perfis cujo conteúdo se direciona a maiores de idade. Perfis de cervejas, por exemplo.

O novo recurso foi desenvolvido em parceria com a firma Buddy Media e está online nessa página para que representantes de empresas habilitem seu uso. Chamado de “Age Screening“, ele previne que menores de idade tenham acesso a tweets de marcas de cerveja, bebidas alcoólicas e outros produtos destinados a maiores de idade.

Na demonstração da Buddy Media ficou bem claro que o usuário pode burlar o sistema a qualquer tempo. Basta informar uma data de nascimento falsa para que o Twitter habilite o acesso ao perfil que o usuário gostaria de seguir. Mais ou menos como acontece em sites de cerveja (também no Brasil) e de jogos eletrônicos dependendo da classificação indicativa por faixa de idade.

A Buddy Media informa que a idade informada pelo tuiteiro não será repassada para a marca responsável pelo perfil que ele deseja seguir.

Essa restrição que o Twitter começa a implementar para certas marcas de bebida alcoólica não vale para remédios ou jogos de azar, por exemplo. O TechCrunch suspeita que tenham colocado esse age screening em ação para evitar futuros problemas com a justiça americana.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados