Para fazer um cadastro no Twitter não é necessário informar a sua idade. Outros dados, como a minibiografia e o local em que reside, costumam ser priorizados. Essa conduta acabou trazendo um problema que o Twitter começa a resolver agora ao solicitar que os usuários informem a data de nascimento antes de seguir certos perfis cujo conteúdo se direciona a maiores de idade. Perfis de cervejas, por exemplo.

Informe sua idade, por favor

Informe sua idade, por favor

O novo recurso foi desenvolvido em parceria com a firma Buddy Media e está online nessa página para que representantes de empresas habilitem seu uso. Chamado de “Age Screening“, ele previne que menores de idade tenham acesso a tweets de marcas de cerveja, bebidas alcoólicas e outros produtos destinados a maiores de idade.

Na demonstração da Buddy Media ficou bem claro que o usuário pode burlar o sistema a qualquer tempo. Basta informar uma data de nascimento falsa para que o Twitter habilite o acesso ao perfil que o usuário gostaria de seguir. Mais ou menos como acontece em sites de cerveja (também no Brasil) e de jogos eletrônicos dependendo da classificação indicativa por faixa de idade.

A Buddy Media informa que a idade informada pelo tuiteiro não será repassada para a marca responsável pelo perfil que ele deseja seguir.

Essa restrição que o Twitter começa a implementar para certas marcas de bebida alcoólica não vale para remédios ou jogos de azar, por exemplo. O TechCrunch suspeita que tenham colocado esse age screening em ação para evitar futuros problemas com a justiça americana.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Álvaro Rutz
O Brasil é um péssimo exemplo em restrições e censura, tá cada vez pior, Ministério da Justiça e o caso dos jogos, dublagem, mas sexo na novela das 21h, pode, né?
@AntonioVeras
É inútil para quem mente, mas bastante útil para o dono do site ou serviço. Se os pais de alguém inventarem de processar um site, o dono tem o relatório informando que o filhinho mentiu.
othon
Cara, mas tem que haver restrições. Comprar bebida e cigarros não é proibido. Proibido é criança e adolescente comprar bebidas e cigarros. Terão jovens bebendo e fumando ainda? É claro que vão, eu mesmo bebo desde os quinze e fumei meus primeiros cigarros por essa época também. Mas é só extrapolar um pouco que você percebe que, se crianças não forem proibidas de comprar cervejas, nada as proíbe de frequentarem bares também. Agora, olha o ambiente de um bar para um adolescente... não é nem de longe um lugar que deve ser frequentado por crianças. Se não houver restrições a quem não é maior de idade, não é nem necessário existir a maioridade em si.
@roneamabile
A utilidade é da isenção de culpa.. se a marca declara que o produto X faz mal e é proibido para menores, e o menor mente na informação, a culpa é de quem prestou a falsa informação.
@LBKatan
Mas, mesmo as crianças tendo curiosidade e vontade, com as limitações fica infinitamente mais difícil. Nunca, quando moleque, me interessei por bebidas, por exemplo, mas, se quisesse beber, seria uma merda pra conseguir. Até poderia, mas não seria tão fácil. Se liberassem isso tudo pra menores de idade, seria MUITO mais fácil viciar. Você pode ver que, de acordo com as pesquisas que saem por aí, a maioria dos viciados começou na infância, por causa de um pai irresponsável ou algo assim. Se fosse liberado, o número de dependentes seria MUITO maior.
Bruno
Eu acho é que quanto mais proíbem e restringem o uso dessas coisas mais as crianças vão ter curiosidade e vontade de experimentar, e com certeza vão arranjar maneiras de o fazer.
Bruno
Concordo! Quem quer ver a página mesmo vai mentir sobre a idade, então não vejo a utilidade disso -_-
@TatoGomes
Faltou um filtro desse pro Twitter da Angela Bismarchi. Eu não sigo, mas já vi alguns humoristas que sigo zoando os tweets dela. Só p*taria...
othon
Cara, muito bom que você não tenha sido influenciado por nada disso, mas muitos foram e são até hoje, principalmente em relação a álcool e drogas. Você realmente acredita ser correto que uma criança de 10 anos possa comprar cerveja ou cigarros numa padaria? Você realmente crê que o uso de substâncias do tipo não trazem complicações ao desenvolvimento de um adolescente?
@daniloficial
agora será puca gente que pedirá para o perfil original para que o siga!
Fernando
HAHAHAHAHAHAH...logo me lembrei docêis dois quando vi a postagem :P
@filipekiss
É bom ver meu trabalho reconhecido. HAHAHAHAHAHAHA :P
Kessler
Na verdade sexo entre menores não é proibido, nem entre um maior e um menor que tenha mais de 14 anos. Já a venda de pornografia é proibida para menores. Faz todo sentido, né?
@meusmundos
O mundo está inundado de restrições e que não leva a lugar algum, apenas para nos aborrecer. Não consigo entender por qual motivo o álcool, os jogos e o sexo são proibidos para menores de idade. Eu nasci naquela época em que o lança-perfume era liberado, mas nunca usei drogas ilícitas. A primeira vez que provei uma bebida alcoólica, devia ter uns 9 anos. Era um vinho de marca "Raposa" que colocava açúcar para poder engolir, e nem por isso me tornei um alcoólatra (hoje bebo raramente). O outro tabu é o sexo: "os menores não podem saber de onde vem os bebes"! Por que não? Eu tinha menos de 10 amos e ficava furando buracos nas paredes dos muros do quintal da minha casa para espiar as vizinhas fazendo xixi, comportamento comum em minha cidade as crianças da minha idade (tudo isso na década de sessenta). Quanto a jogos de azar, nunca me interessei por eles, então não tenho o que contar, mas tinha livre acesso aos locais. Estas restrições insanas e medievais que se criam hoje na internet, na minha opinião, são elaboradas por gente que deveriam estar em um divã, porque elas não tiveram infância!
Wendel
Eu também achava que a idéia de perguntar a idade era absurda... Mas pensando bem não é tanto assim: A idéia não é que eles estejam tentando impedir o acesso por menores. A idéia é que se um menor acessar mesmo assim, não é culpa deles. (e o tipo de gente que reclamaria com eles por não colocar nenhuma restrição é o tipo de gente que fica satisfeito com essa implementação, então fica tudo bem)
Exibir mais comentários