Em prol da experiência de usuário, a Microsoft deixou de fora da tela de desbloqueio do Windows Phone qualquer coisa que não fosse chamada perdida, SMS e email. Isso deve mudar brevemente com a chegada do Windows Phone 8. A informação vem do site de tecnologia WP Central, especializado no mundo em torno do Windows para celulares. Futuros donos de smartphones com a plataforma da MS podem comemorar.

O pessoal do WP Central não quis dar muitos detalhes para, segundo eles, não atiçar a fúria do gigante de Redmond. Eles afirmam que o Windows Phone 8 terá quatro opções distintas para que os desenvolvedores implemente notificações diretamente na tela de desbloqueio do celular.

Executivos da Microsoft disseram no fim de junho que algumas funcionalidades do próximo WP ficariam em segredo ainda por algum tempo. Provavelmente para evitar a debandada de possíveis compradores de celulares que, a essa altura do campeonato, desistiram para esperar pelo WP8. Enfim, esse seria o motivo para a companhia não detalhar sobre as notificações da tela de desbloqueio.

O Android foi a primeira plataforma móvel com uma central de notificações no estilo que conhecemos. Em seguida veio o iOS, inclusive reproduzindo algumas das funcionalidades previstas pelo rival produzido pelo Google. Por sua vez, a Microsoft não tem uma central especificamente para este fim. A tela de desbloqueio traz alguns pictogramas com as informações que já citei. Fora isso, os live tiles (os blocos dinâmicos que dão acesso aos aplicativos) permitem exibir dados logo na tela inicial do sistema. Porém, nada de bandeja para este fim. É uma pegada diferente que, a meu ver, a companhia deve manter para continuar se diferenciando dos líderes de mercado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Julio Vasel
noooooooooo central de notificacoes não! coisa mais inútil que colocaram no iphone
Paulo
Que integração? Você não lê as noticias que vem saindo não né?
Paulo
Algumas pessoas tem o conceito de não rever conceitos.
Álvaro Rutz
Quanto exagero, é tão importante assim à ponto de não ser sua escolha?
@JoãoPedroSachet
Ja vou avisando que só comprarei meu Windows Phone se ele tiver suporte a screenshots.
Álvaro Rutz
Deve! Não aguento mais utilizar o Twitter e ver amiguinhos usando iPhone e Android e mostrando screenshot do seu aparelho com a previsão do tempo ou aquela seção de piadas em mensagens. Quero isso também Microsoft, providencie!
Álvaro Rutz
Nada muito relevante, mais útil, no Windows Phone 7 só é possível ler as notificações, você tem que desbloquear a tela e verificar o que existe de novo. No Windows 8 existe a possibilidade de adicionar quais aplicativos podem ser abertos da tela inicial, isso deve ser adicionado no Windows Phone 8. Mas será ainda mais empolgante com as novidades que os desenvolvedores poderão utilizar, melhor aproveitamento do espaço, como é no Android, só que com esse, não é feito na tela de bloqueio e sim na barra de status.
@JoãoPedroSachet
A pergunta que não quer calar é: Vai ter como tirar screenshots?
Rennan Alves
As configurações exigidas pelo WP7.5 deve-se ao fato do sistema suportar apenas estas configurações. O WP Mango consome em torno de 97~100MB de RAM (o Tango diminuiu isso para 70~80MB). O clock de 1,4GHz é exigido para compensar o baixo endereçamento de memória, pelo menos é o que pode-se concluir visto que o WP8 agora permite mais de 1GB de RAM.
@leossoliveira
Gabriel, Na verdade não vamos ter tanto problema assim com os aplicativos depois do lançamento do WP8, mesmo se desenvolvidos no Visual Studio 2012, se os apps não utilizarem algo especifico para o Apollo ele vai rodar normalmente no 7.x.
Rennan Alves
"A grande diferença é que os softwares podem ser escritos em C e C++." Não apontaria isso como diferença, você também pode desenvolver software com C/C++ no Android (com o NDK). Alguns jogos em Unity 3D, por exemplo, são escritos em C/C++ nativo.
Luandersonn
Acho que você não entendeu, ele tá com a tarja de defasado mesmo sem tá.
Vinícius
O WP não precisava, era o minimo exigido! Ele rodava com menos, rodava muito bem!! Mas para não acontecer o que acontece o android foram feitas imposições! As limitações de apps e funcionalidades era pra não haver a possibilidade do sistema ficar lerdo, se o Android agisse assim em aparelhos mais baratos, pode ter certeza que ia ser bem rápido, o que falta no Android é otimização, nisso o WP tem de sobra!
@oroshy
@Patrik desculpe, mas nada do que eu disse foi "no campo das possibilidades". O que eu disse é fato. Tudo isso foi anunciado pela microsoft. A Google não tem nem um terço do "Know How" da microsoft sobre sistemas. O Android foi muito mais feito. E horrivelmente otimizado. A grande diferença é que os softwares podem ser escritos em C e C++. Para usuário final isso não representa nada, mas para desenvolvedores e grandes (eu disse grande) empresas e com grandes projetos isso significa muito. Mas no mais seria como explicar matemática para uma criança se você não entender de arquitetura computacional ou da ciência da computação. Mas se quiser discutir e elevar o nível da conversa podemos trocar emails ou abrir uma thread sobre isso.
Patrik
Eu disse tudo isso porque tem muita gente empolgada com o WP8. Estão muito otimistas, como se o WP8 fosse ser disparado o melhor sistema para smartphone. Até existe essa possibilidade, mas é cedo para se empolgar tanto.
Exibir mais comentários