Início / Arquivos / Celular /

Galaxy Nexus recebe atualização para Jelly Bean

Versão nacional, Galaxy X, ainda não tem previsão de atualização pela Samsung.

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Anunciada no final de junho durante o evento para desenvolvedores Google I/O, a nova versão do Android, de codinome Jelly Bean, está começando a ser distribuída aos usuários da plataforma. Como de costume, os aparelhos da linha Nexus serão os primeiros a receberem o Android 4.1.1, iniciando pelo Galaxy Nexus com conectividade HSPA+.

Os mais sortudos receberam a notificação de atualização ontem. Em alguns dias, todos poderão instalar um Android com teclado virtual mais preciso, atualizações inteligentes de aplicativos, central de notificações mais completa, assistente de voz e outras melhorias. O Jelly Bean também está mais ágil, graças ao Project Butter, uma tentativa do Google de tornar a experiência do Android mais “rápida, fluída e suave”.

A atualização será distribuída over the air até o fim do mês aos proprietários de Galaxy Nexus (inclusive a versão com conectividade LTE), Nexus S, Motorola Xoom e Nexus 7. O aviso ainda não apareceu no meu Galaxy Nexus, mas é prática comum dos fabricantes liberar atualizações em “ondas” para evitar que uma falha afete muitos usuários ao mesmo tempo. Há um truque para furar a fila, mas mesmo assim a atualização não é garantida.

Galaxy Nexus fica mais rápido com Jelly Bean

Os brasileiros têm um problema: além do fato do aparelho ser vendido com o nome de Galaxy X, devido ao problema judicial com a Nexus Telecom, a versão nacional possui um Android modificado para atender às normas legais e inclui um widget com as informações da operadora e um atalho para o manual de instruções em português, entre outras mudanças que eu não notei. O Galaxy X não recebe atualizações diretamente do Google; a responsabilidade é da Samsung, que parece não ser muito rápida: enquanto o Nexus estava na versão 4.0.4, o X estava no Android 4.0.2.

Como o Galaxy X e o Galaxy Nexus possuem o mesmo hardware, é possível trocar a ROM para passar a receber as atualizações oficiais do Google. E quem ainda não teve coragem de executar o procedimento, quando vai receber a atualização? O Renê Fraga, do Google Discovery, entrou em contato com a assessoria da Samsung Brasil e a resposta não foi das melhores:

A Samsung já tem em seu Roadmap dispositivos Android com o novo Sistema Operacional Jelly Bean, e teremos lançamentos nesta plataforma em breve. No que tange a upgrades de dispositivos já comercializados, nosso foco atualmente é trazer o Ice Cream Sandwidch para todo portfólio compatível com esta versão.

Ou seja, você receberá a atualização algum dia, mas o foco da Samsung no momento é tirar o atraso dos aparelhos que ainda não receberam o Ice Cream Sandwich. Tenha paciência e, enquanto espera, leia nosso hands-on para ficar por dentro das novidades do Jelly Bean.