Início » Arquivos » Celular » Galaxy Nexus recebe atualização para Jelly Bean

Galaxy Nexus recebe atualização para Jelly Bean

Versão nacional, Galaxy X, ainda não tem previsão de atualização pela Samsung.

Paulo Higa Por

Anunciada no final de junho durante o evento para desenvolvedores Google I/O, a nova versão do Android, de codinome Jelly Bean, está começando a ser distribuída aos usuários da plataforma. Como de costume, os aparelhos da linha Nexus serão os primeiros a receberem o Android 4.1.1, iniciando pelo Galaxy Nexus com conectividade HSPA+.

Os mais sortudos receberam a notificação de atualização ontem. Em alguns dias, todos poderão instalar um Android com teclado virtual mais preciso, atualizações inteligentes de aplicativos, central de notificações mais completa, assistente de voz e outras melhorias. O Jelly Bean também está mais ágil, graças ao Project Butter, uma tentativa do Google de tornar a experiência do Android mais “rápida, fluída e suave”.

A atualização será distribuída over the air até o fim do mês aos proprietários de Galaxy Nexus (inclusive a versão com conectividade LTE), Nexus S, Motorola Xoom e Nexus 7. O aviso ainda não apareceu no meu Galaxy Nexus, mas é prática comum dos fabricantes liberar atualizações em “ondas” para evitar que uma falha afete muitos usuários ao mesmo tempo. Há um truque para furar a fila, mas mesmo assim a atualização não é garantida.

Galaxy Nexus fica mais rápido com Jelly Bean

Os brasileiros têm um problema: além do fato do aparelho ser vendido com o nome de Galaxy X, devido ao problema judicial com a Nexus Telecom, a versão nacional possui um Android modificado para atender às normas legais e inclui um widget com as informações da operadora e um atalho para o manual de instruções em português, entre outras mudanças que eu não notei. O Galaxy X não recebe atualizações diretamente do Google; a responsabilidade é da Samsung, que parece não ser muito rápida: enquanto o Nexus estava na versão 4.0.4, o X estava no Android 4.0.2.

Como o Galaxy X e o Galaxy Nexus possuem o mesmo hardware, é possível trocar a ROM para passar a receber as atualizações oficiais do Google. E quem ainda não teve coragem de executar o procedimento, quando vai receber a atualização? O Renê Fraga, do Google Discovery, entrou em contato com a assessoria da Samsung Brasil e a resposta não foi das melhores:

A Samsung já tem em seu Roadmap dispositivos Android com o novo Sistema Operacional Jelly Bean, e teremos lançamentos nesta plataforma em breve. No que tange a upgrades de dispositivos já comercializados, nosso foco atualmente é trazer o Ice Cream Sandwidch para todo portfólio compatível com esta versão.

Ou seja, você receberá a atualização algum dia, mas o foco da Samsung no momento é tirar o atraso dos aparelhos que ainda não receberam o Ice Cream Sandwich. Tenha paciência e, enquanto espera, leia nosso hands-on para ficar por dentro das novidades do Jelly Bean.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nelia Bezerra
como faço para atualizar para o JB meu NEXUS???
Diego
mas o seu é o Galaxy X ou o Nexus?
Manu
O meu é takju da play store e não recebi até agora .... Diz que não recebe atualização do google. não estou entendendo bem isso. Se souber o que é me avise por favor!
@srta_web
Eu tenho o Nexus comprado na Google Play e não recebi o JB ainda ... Não tenho idéia do motivo!
Douglas
Acabei de receber a Notificação. Baixando pra ter Jelly Bean no meu Nexus tb =D
Robinson
Fiz o truque do link acima e deu certo, o meu é o gnex (importado) ele só não iniciou o download porque estou apenas com o 3g horrivel da tim... mas acho que em casa vai baixar tranquilo no wifi...
Luis
Alguns pontos: 1) O Galaxy Nexus (ou X no Brasil) é um telefone do Google. Um dos argumentos para a venda é a atualização direta sem o dedo dos fabricantes. Dessa forma, a Samsung e o Google teriam a obrigação de manter ao menos esse modelo atualizado em todas as suas versões. Por negligência do Google e incompetência e desinteresse da Samsung, isso não é feito para modelos específicos dos países; 2) A melhor opção é trocar o sistema operacional e se libertar da Samsung. Isso é relativamente fácil, mas não é intuitivo para a maioria esmagadora dos usuários além de ser um absurdo ter que fazer isso; 3) Qualquer estagiário conseguiria fazer essa atualização em menos de uma semana de trabalho, talvez um dia já que essas alterações são mínimas; 4) Se a Samsung puder, ela nunca vai atualizar esse modelo. Na verdade, o foco é o Galaxy SIII que também vai levar pelo menos uns 6 meses para ser atualizado. Esse sim, com todo o lixo que ela instala e as modificações que aleijam o Android, é uma missão inglória; 5) A Samsung é uma empresa de hardware, não de software. Ela não faz questão de atualizar seus aparelhos e, se você se importa com isso, caia fora de qualquer produto "smart" já que o software é o coração desse tipo de gadget. Smart TVs, Smart Phones ou qualquer outro produto "smart" têm que ser evitados desta de tantas outras fabricantes; 6) Por outro lado, o Google é uma empresa de software que precisa de hardware para rodá-los e depende totalmente dos grandes fabicantes de hardware que só querem vender equipamentos novos. Além disso, não tem distribuição o que torna a dependência ainda maior dos fabricantes e das operadoras de telefonia; 7) A resposta da Samsung chega a ser ridícula e questiona a inteligência dos consumidores. Resposta sem nexo como se o Nexus fosse um aparelho qualquer do seu portfólio medíocre. 8) Android é Nexus, o resto são Franksteins limitados. O Iphone bate qualquer um deles. Conclusão: Ou você vai para a plataforma da Apple que é completa (hardware, software e distribuição) ou se aventura no mundo dos hacks e se liberta das deficiências e limitações do Nexus. Para mim, essa é ainda a melhor opção já que a Apple ainda acha que só ela sabe o que é bom para o consumidor e mantém um produto bonitinho, mas ordinário e cheio de limitações. Acompanhem também o blog DroidfyMe: http://www.droidfyme.blogspot.com/
@daniellopes22
O pessoal do Galaxy X se deu mal, mas pra mim foi uma boa notícia da Samsung... Acho que posso voltar a ter esperança de ver meu S2 Lite ser atualizado...
@ErickRezende
*Estou
@ErickRezende
É muito bom... O ICS já era rápido no Nexus, com JB ficou mais rápido ainda. Só falta fazer meu Nexus voar e pegar Radio FM sem 3g/Wifi... =/ Mas fora o lance do rádio... Ele é muito bom! stou muito satisfeito!
@guilhermefsa
Comprei um Galaxy X nacional semana e já estou arrependido somente por essa política de atualização da Samsungmobilebr! Porra, contrata mais gente!!!!!!! O conceito da marca vai para o ralo com essa ineficiência! Acorda que os consumidores não são mais bobos, Samsung lerda!
Arthur V.*
a versão da AT&T É GSM/UMTS/HSPA+. a versão da Verizon e da Sprint que é CDMA.
Arthur V.*
só o Xoom Wi-Fi americano faz o papel de "Nexus 10" (já que é um "tablet de referência" do Google) e recebe atualizações direto do Google.
Valerio
Recebi as primeiras versões e nunca tive problema...
Alexandre
Espero que o Nexus S "receba bem" esse OTA, pois as primeiras versoes do ICS comecou a rolar de pois parou de tanto pau que tinha...
Exibir mais comentários