Um dos maiores usos de sites de crowdfunding como o Kickstarter é a criação de novos jogos. Dezenas de desenvolvedores indies e pequenos estúdios já publicaram lá suas propostas, receberam investimento da comunidade e liberaram games de qualidade que ficaram famosos. A Valve, criadora da plataforma de jogos Steam, percebeu a oportunidade nesse campo e decidiu criar o seu próprio site de crowdfunding, chamado Greenlight.

O Greenlight, que em tradução livre quer dizer farol verde, vai ser integrado ao Steam (obviamente) e servir como plataforma para desenvolvedores mostrarem suas ideias, vídeos e imagens de um possível jogo. Os usuários do Steam votam, então, nos jogos que mais gostarem e a Valve toma nota. Os que passarem por aprovação da empresa se transforam em realidade – sendo vendidos e distribuídos, primariamente, pelo Steam.

Há uma série de restrições, no entanto. O jogo precisa ser criado para rodar, pelo menos, em um computador com Windows, é necessário enviá-lo para avaliação de uma conta não-limitada no Steam e desenvolvedores precisam publicar 1 vídeo, 4 screenshots, uma imagem de marca quadrada e estimativas dos requerimentos mínimos para rodar o jogo, além da descrição.

Pelas capturas publicadas no site, não parece que a Valve vai requerer que os apoiadores de um projeto paguem uma cópia do jogo antes de ficar pronta – apenas a avaliação positiva de um certo número de usuários. Mas saberemos mais detalhes quando o Greenlight for oficialmente lançado no dia 30 de agosto.

A inspiração da Valve para a criação do Greenlight foi, veja você, o famoso Team Fortress 2. Antes de liberar uma das atualizações do jogo, a empresa pediu que os jogadores usassem seus personagens favoritos para que o update fosse especialmente dirigidos a eles. E no final, o Demoman e Scout ganharam itens novos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Correia
Galera, confiram esse game brasileiro no greenligth: http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=267772946
Adriano Trenahi
CROWDFUNDING ** Meu deus, tá dificil escrever isso, foi mal :)
Adriano Trenahi
crouwdfunding**
Adriano Trenahi
Rafael, não sei o que lhe sugerir, apenas dei enfoque que isso realmente não é crowdfunding, como vc mesmo explicou nos topicos acima, crowd = multidão, mas onde está o funding nesse projeto? O que eu faria nesse caso, é falar do conceito e não afirmar que a valve criou um site de crowdfundin e sim... eu lí todo o artigo desde a primeira vez que comentei. Acho que os seus artigos no tecnoblog são muito bons, assim como os de outros integrantes do time, mas você precisa lidar melhor nas situações em que as pessoas questionam alguma opnião sua.
Gabriel
A comparação para explicação nem sempre é o melhor caminho, vide este artigo completamente descartável por um comparação infeliz. Mas se você não consegue escrever sem comparar, o modelo de negócio cabe muito mais numa comparação (ainda que distante) do camiseteria.com.br, onde a comunidade elege os próximos produtos. PS: Percebi que você trabalha muito bem com CAPS. Lhe indico para auxiliar a Xuxa na primeira oportunidade. PS2: O Yazigi fez um bom trabalho com você. Parabéns!
Rafael Silva
Neologismo não vale :P
Rafael Silva
Vamos lá, Aula de inglês: Crowd = multidão, aglomeração de pessoas. A comunidade de jogadores do Steam tem milhões de membros cadastrados e sim, qualquer um pode ir lá e cadastrar, literalmente. Como eu disse antes, usei a comparação porque é o único conceito que chega sequer próximo ao que o Greenlight propõe. Existe outro melhor? Por favor, me avise que eu troco imediatamente todas as menções a crowdfunding do artigo, me recolho a minha insignificância e ainda te mando uma plaquinha de bronze com um "muito obrigado!!!!" talhado. :P Ah, eu também sei COLOCAR PALAVRAS EM CAPS LOCK, VEJA COMO É LEGAL.
Gabriel
A justificativa ficou pior que o artigo. Repito, em nada tem a ver com Crowndfunding, não tem Crouwnd (pois trata-se da comunidade de jogadores da Steam e não qualquer um que vai lá e se cadastra) e não tem Funding (A Steam nem a comunidade está doando valor algum aos desenvolvedores). Trata-se apenas de VOTAÇÃO DE PROJETOS PELA COMUNIDADE, assim como diz o primeiro parágrafo do site da Steam. Só isso. Mas entendo a necessidade de vocês, de criarem rótulos "entendíveis" através de comparação com outros conceitos. O problema é que esta a comparação foi sofrível. Traduzir a descrição oficial já é o suficiente: What is Steam Greenlight? Steam Greenlight is a new system that enlists the community's help in picking some of the next games to be released on Steam. Developers post information, screenshots, and videos for their game and seek a critical mass of community support in order to get selected for distribution. Steam Greenlight also helps developers get feedback from potential customers and start creating an active community around their game as early in the development process as they like.
Brunno
Se você quer tanto usar algum 'crowd', crowdsuggest fica melhor. =)
@LBKatan
Acho que não, ou não haveria uma certa "competição" para ver que jogo passaria. Eu acho...
@LBKatan
E comentar sobre a ideia, que é bom, ninguém quer né? Todo mundo com o "sou inteligente, conhecedor do universo e isso não é crowdfunding!" Voltando ao assunto, isso é uma ideia muito interessante. Ainda mais que tem vários jogos que não ficam conhecidos por causa da pouca visibilidade e, dessa forma, acabam não indo para a frente. Gostei, vamos esperar pra ver como vai ser o/
Rafael Silva
Gabriel, Estendo a resposta que dei à Fernanda para você. Leia com carinho, por favor. :)
Rafael Silva
Adriano, Diga então um outro conceito que sirva melhor do que "crowdfunding" para o Greenlight. Crowdsupport? :P
Rafael Silva
Fernanda, você leu a notícia completa? O conceito é o de crowdfunding sim, onde muitas pessoas apoiam um projeto para que os criadores o alavanquem. O apoio, no caso do Greenlight, pode não ser financeiro, mas não há nenhum outro conceito que se aproxime tanto quanto o crowdfunding. A parte interessante é que no terceiro quarto parágrafo deixei bem claro que a ideia inicial é de usar avaliações, algo que você aparentemente não leu. Só que como só existem informações preliminares sobre a plataforma agora a Valve pode mudar de ideia no futuro. Ou os idealizadores de um projeto no Greenlight podem requerer um pagamento antes ou podem deixar isso pra depois, quem sabe? E sim, está lá no site do Greenlight que um desenvolvedor pode apenas mostrar a ideia de um possível jogo, é só marcar o seu projeto como um conceito antes de publicar na plataforma. Por favor, leia o texto inteiro antes de comentar. ;)
Adriano Trenahi
Realmente, isso que eles fizeram não é crowdfunding, usaram apenas o conceito para criar uma ferramenta que filtra o que os usuarios querem jogar, mas não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Exibir mais comentários