Início » Arquivos » Antivírus e Segurança » Primeiro trojan para iPhone aparece na App Store

Primeiro trojan para iPhone aparece na App Store

Find and Call envia spam para todos os contatos do usuário.

Paulo Higa Por

Não está sendo uma semana fácil para a Apple. Logo após a falha na App Store, que distribuía atualizações corrompidas para usuários de Mac OS X e dispositivos com iOS, a empresa de segurança Kaspersky Lab encontrou um trojan na App Store e na Play Store. O Find and Call faz upload da agenda de contatos do usuário para um servidor remoto e envia spam por SMS, espalhando o malware.

De acordo com a Kaspersky, o Find and Call pergunta o email do usuário e seu número de telefone. Logo depois, o trojan solicita uma permissão para “encontrar amigos numa lista telefônica”. Se a pessoa aceitar, então o Find and Call faz upload dos dados da agenda de contatos do usuário em plano de fundo, sem nenhuma intervenção do usuário e nenhuma indicação de que algo está sendo enviado.

Find and Call envia spam para a agenda de contatos do usuário (Foto: Ars Technica)

Find and Call envia spam para a agenda de contatos do usuário

Cada contato enviado sem autorização para o servidor receberá uma mensagem de texto, o que pode ajudar a disseminar o malware. Para piorar, o campo de “remetente” do SMS será preenchido com seu número de telefone. “Em outras palavras, as pessoas receberão um spam por SMS de uma fonte confiável”, disse Dennis Maslennikov, pesquisador da Kaspersky.

O Ars Technica afirma que este é o primeiro trojan que aparece na App Store. A própria Kaspersky deixa claro que “não é novidade” um malware ser visto na loja de aplicativos do Android, mas o Find and Call merece certo destaque porque passou pela rígida barreira de aprovação da maçã. A Apple informou que o aplicativo já foi removido por “uso não autorizado de dados do usuário”. O Google não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas removeu o programa.

Após analisar o malware, a Kaspersky disse não acreditar que o trojan roube dinheiro do usuário ou inutilize o aparelho, mas reforça o que nós já sabemos: “A grande questão é que, como tanto o Android quanto o iOS continuarão crescendo em popularidade, eles vão cada vez mais se tornando alvos de ataques similares de roubo de dados”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
E eu tô imaginando a cena até agora. "VEJAM, O CAVALO GIGANTE QUE GANHAMOS TAMBÉM BRILHA!!!"
Gabriel
Teria sido muito útil haha
@LBKatan
Eu acho que o pessoal que tava dentro do Cavalo de Tróia não ficou mandando sms pra quem tava do lado de fora. huehuehuehue
@LBKatan
Aham... tá bom.
@LBKatan
Ele usou o termo para os "endeusadores", não para os usuário Apple. Um pouquinho só de interpretação de texto e bem menos preconceito. ;-)
Vinícius
Meu amigo, independentemente da pessoa usar Windows, Mac, Linux ou qualquer outra joça, a qualidade do sistema é definida pelo usuário!! Esse app ai, tanto no Android quanto no iPhone, só vai prejudicar se a pessoa baixar e clicar em aceitar, precisa do usuário para fazer tudo. O problema é de BIOS, não de sistema! Em 7 anos que tenho computador, tive problema com malwares duas vezes. Nenhuma por minha causa. E as duas vezes no pc de casa, no meu notebook, nunca tive um único problema com vírus, pois somente eu o uso! A primeira vez, minha irmã entrou num site de joguinhos que era uma maravilha de vírus, e ela clicava em tudo. O trojan fez um belo estrago no computador! Da segunda vez, um afilhado da minha mãe, entrou em um outro belo site de joguinhos que fez outro estrago no computador. Então independente do sistema, é o usuário que diz o que faz. Não é porque a pessoa usa Windows que tem menos moral do que quem usa Mac!
Ramon Melo
Cara, a maioria dos servidores e supercomputadores do mundo rodam Linux. Se você fosse um cracker habilidoso, iria preferir atacar um PC do Milhão com Windows ou o servidor Linux de alguma empresa? A natureza da segurança do Linux é superior mesmo, dá para notar isso só com um pouco de prática. Até hoje não encontrei nenhum computador (além do meu) com Windows que não tivesse alguma falha simples de segurança. Porém, o avanço do WinXP para o Win7 foi absurdo, parabéns à Microsoft que conseguiu resolver um caso crítico de segurança em algo minimamente utilizável sem abrir mão da retrocompatibilidade (algo que a Apple, por exemplo, não foi capaz).
Felipe Ramalho
Nada contra usuários da Apple hahahah "macfags" Merecemos...
Leandro de souza
Meu Deuss...as piadinhas estãao acabando..corinthians ganho a liberta ,apple store cm viruss..so sobrou a bsod do windows...
VanHalenBR
Lol Eu to de boa e confio plenamente na App Store, a grande vantagem de usar produtos da Apple e isso não tem dor de cabeça, mas não vou entrar no baixo nível dos outros, apenas acho que em 5 anos de iPhone 1 app já removido dentro de mais de 500 mil apps em 5 anos... Só acho que se faz muito alarde por que é Apple, mas olhando friamente é uma prova do sucesso e segurança do modelo. Nem vou falar da ironia que é um fã de Android comentar de segurança...
Douglas Rolim
E a Apple é a nova campeã da Libertadores!
@AntonioVeras
Homenagem do Google aos Corintianos. http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/293848_385383824854054_93243782_n.jpg
Forbidden_404
O problema maior de ter vírus para Linux é que, como a maioria dos apps são de código aberto, muitos curiosos estão sempre olhando os códigos dos arquivos, tanto para portar pra outros tipos de distro como para tornar melhor a performance. Fica meio díficil passar um vírus assim, né?
@AntonioVeras
Achado, rolo, corintiano. Hummm :D
Gabriel
Não sei se isso foi uma piada, mas atualmente tenho do MacBook que comprei mas já acabou a garantia, comprei em 2010 em uma promoção que tinha na Santa Ifigênia. Foi um achado, R$2700,00 à vista, só que fiquei desconfiado. Percebi que era um modelo brasileiro com Anatel gravado no corpo então, por esse preço, deve ser algum rolo.
Exibir mais comentários