Depois de colocar suas mãozinhas sobre o tablet Nexus 7, chegou a hora do pessoal do site iFixit dissecar o Nexus Q, set-top box mais conhecido como “aquele outro aparelho que o Google apresentou durante a Google I/O dia 27 de junho”.

A exemplo de seu irmão mais sensível (ao toque), o corpo do Nexus Q não ofereceu grande resistência para ser aberto. Sua parte de cima se desencaixou sem maiores dramas, oferecendo acesso ao especialista-fuçador a suas entranhas.

Não é um Doodle. É o Nexus Q em toda sua intimidade.

Depois de passar por uma placa onde se lia “risco de choque elétrico, não abra”, apareceram o sensor NFC e a antena WiFi e um sensor para economia de energia.

Apesar de ter configurações semelhantes aos atuais smartphones e tablets que estão à solta nas lojas, o Nexus Q tem hardware robusto, salpicado por grandes capacitores e outras peças que lembram de sua vocação para ficar parado em mesas ou armários. A placa de áudio e as portas de saída de áudio de vídeo têm placas dedicadas, enquando a placa-mãe se encarrega apenas de carregar o processador, unidade de armazenamento, controladores USB e de conexão.

De qualquer maneira, o desmonte revelou algumas particularidades do Nexus Q. Ao contrário da maioria esmagadora dos eletrônicos, o aparelho é montado nos EUA, além de usar componentes produzidos principalmente por companhias instaladas nos EUA, Europa e Japão.

Outro detalhe interessante é que o elegante chassi esférico do Nexus Q é responsável por 423 gramas dos 923 gramas que o aparelho exibe ao chegar à casa dos consumidores — 45,8% de seu peso total.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Herrera
Até agora eu não entendi exatamente pra que isso vai servir.
YanGM
Recomendo a leitura desde o começo, eles escreveram muitas piadas sobre o Q.
YanGM
Isso+Joystick-preço=Um console bem competitivo.
Felipe
Capacitadores? Não seriam capacitores?
Gaba
O melhor foi a imagem.
Thiago Xavier
Mas que daria um ótimo Doodle daria