LifeWatch V é o smartphone Android capaz de fazer exames médicos

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Smartphones são capazes de bastante coisa atualmente, desde simples navegação a controle de carros e TV. Mas eles ainda não conseguiam fazer exames médicos… até agora. O LifeWatch V é o primeiro smartphone que tem essa nada hipocondríaca característica: ele é capaz de executar desde simples testes de pressão sanguínea a até complexos eletrocardiogramas. E de quebra ainda roda Android.

Para executar alguns dos exames o usuário do aparelho precisa colocar um dedo em cada um dos três sensores ao redor dele. Dentre o que ele promete, o aparelho consegue detectar temperatura corporal, níveis de stress, velocidade de batimentos cardíacos, gordura corporal, saturação sanguínea e outros. Há um sensor específico para medir até o nível de glicose no sangue, que deve ser particularmente útil para quem tem diabetes.

O vídeo abaixo mostra, no meio de animações bizarras e fotos tiradas de bancos de imagens, um pouco mais do que o aparelho promete.

(Vídeo no YouTube)

Mesmo com a grande quantidade de exames que o LifeWatch V é capaz, ele obviamente ainda não substitui um médico de verdade e não executa todos os exames médicos relevantes – e eu acredito que dificilmente veremos um aparelho capaz de uma colonoscopia ou análise de urina. Mas para quem está tratando uma doença ou precisa monitorar constantemente itens como pressão sanguínea ou nível de glucose no sangue, ele já ajuda bastante.

A LifeWatch AG, empresa criadora do smartphone, anunciou o aparelho no começo de junho mas apenas no dia 27 ele foi demonstrado oficialmente numa conferência médica. A empresa não diz quando planeja trazê-lo ao mercado ou seu preço aproximado.

Com informações: Gizmodo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados