Início » Arquivos » Celular » Galaxy Nexus vai receber patch para evitar proibição nos EUA

Galaxy Nexus vai receber patch para evitar proibição nos EUA

Apple questiona na justiça a presença da "busca universal".

Avatar Por

A recente proibição de vender o smartphone Galaxy Nexus nos Estados Unidos não foi vista com bons olhos pelo Google, responsável pelo desenho do aparelho, nem pela Samsung, que o produz na China e possivelmente outras localidades. Nessa semana o Google declarou ao site All Things D que vai lançar um patch para o aparelho que contorna a patente problemática.

De acordo com Ina Fried, repórter do site, o patch deve ser publicado o quando antes para os consumidores que possuem um Galaxy Nexus. O aparelho foi apresentado ao mercado no fim do ano passado e conta com atualizações vindas diretamente do Google, uma vez que o Ice Cream Sandwich presente no aparelho não passa por modificações de operadoras.

A Apple questiona na justiça americana o uso indevido de quatro patentes no Galaxy Nexus. Entretanto, a juíza que determinou a proibição temporária da venda do produto tomou como base somente uma dessas patentes que versa sobre a “busca universal”. O Google parece disposto a apoiar a Samsung nessa empreitada uma vez que a geração atual do Nexus foi o primeiro celular com o Android 4.0.

O Google deve recorrer ao escritório de patentes americano para que revise concessão da propriedade intelectual à criadora do iPhone e do iPad. Pode ter certeza que o buscador também vai apresentar à justiça o conceito de que a “busca universal” existe desde antes de a Apple solicitar a patente referente a seu uso.

Enquanto não obtém outra liminar favorável a si, o Google retirou o Galaxy Nexus da loja Google Play. Não é mais possível adquiri-lo nos EUA.

Vários especialistas têm dito que os EUA precisam de uma reforma no sistema de patentes e propriedade intelectual (PI). Foi-se o tempo em que tais recursos eram usados para proteger a inovação. Atualmente — minha opinião — o que mais temos visto são patentes para recursos banais e cotidianos que passam longe daquilo que a gente pode chamar de “inovação”. Lembro de ter visto o presidente Barack Obama falar negativamente sobre a concessão de propriedade intelectual.

Cá no Brasil o Galaxy Nexus é vendido com o nome de Galaxy X.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Macedo C.
Busca universal é uma patente genérica. O que não pode ser copiado é o algoritmo, não a busca em si, que não é invenção essencial algo. É como o "Slide to Unlock": http://funfive.net/images/20111030213015_apple%20invented%20slide%20to%20unlock.jpg
Leodemelo
Pelo que entendi, hoje está proibido, mas o Google vai lançar o Patch para 'desbroibir'.
Guilherme Macedo C.
O famoso "Campo de Distorção da Realidade"
Giba
Eu não acho que o sistema de patentes deva ser reformulado. Porém para que fosse concedida, deveria ser feito uma análise mais minuciosa! Pesquisando se a patente em questão foi realmente desenvolvido pela empresa e se já não existe tal tecnologia, ainda que não fosse patenteado! Como é o caso dessa busca universal, que já existia mas não havia sido patenteado antes. Ai vem uma espertinha, já conhecida por roubar ideias e patenteia.
@daniloficial
ficou minha dúvida! o google nexus ficou proibido sim ou não de vender nos estados unidos??
Forbidden_404
As outras três não foram levadas em consideração pela juíza
Mario de Moraes
Eu nunca disse que ela não deve cobrar, realmente, ela tem o direito, e isso é algo inovador. O que sou contra, é essas patentes de funcionalidades comuns.
Rick
..."por isso até hoje todos falaram que o touch do iPhone é único." Tira o "todos" daí... Não vejo nenhuma diferença entre o multitouch do iPhone e do GSII, por exemplo. A única diferenciação é que no iPhone, quando se toca na tela, todos os demais processos param, e o smart se preocupa só com o multitouch. Já nos demais aparelhos, todos os processos continuam rodando normalmente.
Felipe Lima
e as outras tres patentes?
Felipe Lima
falar Hello! quando atende o telefone
Higgor Leimig
Valeu ;)
@edymont
É a busca centralizada. Fazendo uma busca, aparecem resultados dos teus contatos, da web, dos apps que tens intalado etc. E por enquanto o patch que o google vai liberar é pra capar essa funcionalidade fazendo a busca apenas com resultados da web. Até encontrarem uma soluçao definitiva
@xrenan
Posso estar enganado, mas lembro de ter lido há bastante tempo que a patente da Apple se refere a tecnologia empregada no chip que gerencia os toques, desenvolvido por ela.
Gustavo Avelar
Ela patenteou atecnologia multitouth, que é uma tecnologia de toque na tela diferente das outras, e (creio que pela ênfase de Steve sobre o fato de ser patenteado no lendário Keynote) as outras fabricantes não opinaram ainda. A tecnologia multitouch é muito superior a qualquer outra, por isso até hoje todos falaram (até a galara que curte Android adimite, e olha que eles não sao muito de dar o braço a torcer) que o touch do iPhone é único.
Guilherme Macedo C.
LG Prada foi anunciado em 2006, iPhone em 2007.
Exibir mais comentários