Depois da festa vem o desmonte. O tablet Nexus 7 foi mostrado com pompa pelo Google na semana passada. E como é de praxe no caso de aparelhos que prometem fazer algum barulho no mercado, o novo brinquedo do gigante da web foi dissecado e teve suas entranhas expostas ao mundo pelo pessoal do site iFixit.

O primeiro ponto que chamou a atenção dos especialistas: a carcaça do Nexus 7 é encaixada em seu chassi, enquanto no iPad ela é colada. De acordo com o iFixit, “essa é a diferença entre poder abrir um aparelho para repará-lo e não”. A pena pelo tablet do Google exibir essa característica é ter o corpo 1 milímetro mais espesso que seu rival da empresa da maçã, “uma diferença imperceptível no dia a dia”, completa.

Nexus 7: a vida dele é um livro aberto

“Ninguém irá reclamar da diferença de 1 milímetro no dia a dia, mas essa característica pode fazer toda diferença caso o produto apresente algum defeito (…) Isso faz toda diferença entre extender a vida útil de um dispositivo ou jogá-lo no lixo”, afirma o site.

Uma vez aberto, o aparelho revela sua bateria de 4.326 mAh com capacidade de oferecer energia para 9 horas e 49 minutos de uso — enquanto o modelo do Kindle Fire tem autonomia de 7h42 e o iPad até 9 horas e 52 minutos de carga. A bateria é fixada por adesivos e é fácil de remover.

De resto, poucas surpresas. A placa mãe exibe um processador Nvidia Tegra 3 T30L e o módulo de memória RAM é do mesmo modelo usado no Macbook Pro Retina Display, que não pode ser removido, reparado ou substituído. Todos os componentes são encaixados ou fixados por parafusos padrões do mercado, o que significa que todo modelo pode ser desmembrado sem uso de tecnologia alienígena.

Nexus 7: desmontadinho da silva

No fim das contas, o Nexus 7 teve índice de reparabilidade de 7, de uma escala de 0 a 10, em que 10 é o mais fácil de reparar. Um bom número para o segmento, mas ainda atrás do Kindle Fire, que saiu com uma excelente nota 8.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo
Luiz, já abriu algum tablet ou smartphone hoje em dia? Sabe quantos usam conector desse tipo? Faz ideia do motivo? Já viu algum com solda fria? Meu Moto X não sabe o que é isso a pelo menos 2 anos.
Luiz Radtke
Ricardo, deu para perceber que você não entende nada de eletrônica, as vezes um conector como o utilizado pode gerar menos dor de cabeça que uma solda fria, já ouviu falar de solda fria?? Eu tenho o meu nexus 7 há 3 anos e até agora não tive nenhum problema.
4yokota
E por acaso o hardware pode ser alterado? P.e, quem sabe, futuramente aumentar a RAM?
Felipe Lima
iPad eh mais facil de ser kibado que os tab Android
Ramon Melo
Eu não vi ninguém chiando. O que eu vi foram pessoas ironizando o fato de que a companhia que introduziu a ditadura do ultrafino foi derrotada em seu próprio jogo, mostrando-se incapaz de melhorar um pouquinho as especificações sem aumentar o peso e a espessura.
lucas
Praticamente todos eletronicos são xing-ling
YagoGabriell
Tecnicamente o iPad é um xing-ling..
YagoGabriell
Ví que o Nexus 7 quebra algumas patentes da Nokia..
Thiago Leite
Por dentro todos parecem um xing-ling. Depois procure o desmonte do iPad para ver.
Thiago Leite
"Ninguém irá reclamar da diferença de 1 milímetro no dia a dia" << Aham, lembro que os fagDroids chiaram quando anunciaram que o New iPad era pouca coisa mais grossa que o iPad 2.
Felipe Lima
isso que eh um produto de primeira... #xupaApple
@lgmricardo
Pelo preço, creio que seja normal ele ter aparencia de um xing-ling. E o fato dessa bateria ser colocada com um conector, pode gerar muitos "mal-contatos" e farão a galera dar P.T. no produto ainda bom. Não esqueçamos que ele deve, na maioria dos casos viajar em mochilas, malas, bolsas e até em porta-luvas, locais com muita vibração. Será que ele aguenta todo esse stress?
@lgmricardo
A diferença é que, por hora, ninguém faz reparos nessas máquinas. Usuários mais comuns xingam esbravejam, caso tenham perdido algo importante ou não tenham Backup, porém logo vão atrás de um novo Gadget. Mesmo PC ou televisores, é difícil até para um cara que tenha conhecimento levar a placa para um "reflow", substituir componentes ou até a placa toda. Geralmente estas saem quase o preço de um produto novo.
Elton V. Silva
É normal ele parecer um xing-ling por dentro?
Gabriel Ayres
2/10 pra reparabilidade do ipad. Credo.
Exibir mais comentários