Início / Arquivos / Internet /

Instagram permanece fora do ar por doze horas (e contando)

Tempestade deixou servidores da Amazon AWS sem energia elétrica.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Todos os serviços do Instagram, o popular sistema para envio de fotos com filtros especiais, estão fora do ar há pelo menos doze horas. Desde a noite de sexta-feira (29) usuários vêm questionando por meio das redes sociais o que está acontecendo com o serviço, que foi recentemente comprado pelo Facebook pelo valor nada simbólico de um bilhão de dólares.

Tecnoblog tentou contato com o Instagram, mas não obteve nenhum comentário sobre a falha que afeta o serviço por pelo menos doze horas. Nenhum dos aplicativos do Instagram, seja no Android ou iOS, consegue enviar as imagens feitas com a câmera do celular e posteriormente modificadas com os filtros especiais que são a marca registrada do aplicativo.

Existe a suspeita de que uma tempestade no estado americano da Virgínia tenha afetado a Amazon AWS, serviço de hospedagem na nuvem do gigante do varejo online. Até onde se sabe, o Instagram utiliza as tecnologias da Amazon AWS para armazenar as imagens a um custo bastante competitivo. Este é o mesmo motivo apontado para a interrupção dos serviços do Pinterest e Netflix também na madrugada deste sábado. Em 2011 uma falha atingiu os servidores da Amazon AWS. Naquela ocasião a companhia confirmou que usava os serviços da Amazon.

O perfil do Instagram no Twitter se limita a dizer que houve uma grande tempestade que ocasionou falta de energia elétrica no servidor utilizado por eles. “Nós temos trabalhado ao longo da noite para restabelecer o serviço”. Também no microblog eles dizem que os dados dos usuários não foram perdidos.

Não há estimativas oficiais de quando o Instagram voltará a funcionar.

Tentamos contato com a Amazon AWS nos Estados Unidos para saber mais detalhes sobre o que aconteceu com as instalações da empresa na Virgínia. Assim que tivermos tais informações voltaremos a atualizar este artigo.

Atualização às 14h22: Alguns usuários começam a relatar o retorno do Instagram por meio das redes sociais. Aqui na redação fizemos o teste com o aplicativo e, de fato, voltou a carregar novas imagens feitas por contatos. O upload de fotos também funcionou, embora esteja vagaroso e haja dificuldades para comentar nas fotos ou compartilhá-las com outras pessoas. O site do Instagram voltou ao ar mostrando uma mensagem de erro fornecida pelo serviço.