Início » Arquivos » Celular » Android Jelly Bean não terá suporte a Flash

Android Jelly Bean não terá suporte a Flash

Lucas Braga Por

O lançamento do Jelly Bean pode não agradar algumas pessoas. Os dias do Flash no Android estão contados. A Adobe decidiu não dar continuidade do plug-in para o sistema e anunciou que a partir de 15 de agosto o Flash não estará disponível no Google Play. Como o Chrome passou a ser o navegador padrão do sistema, não há motivos para continuar o suporte ao plug-in no Android Jelly Bean. Isso pode ser ruim, afinal, o Flash trazia à smartphones e tablets uma experiência completa de navegação, já que muitos sites ainda possuem esse tipo de conteúdo.

Sem lugar para o Flash no novíssimo Jelly Bean

Entretanto, devo dizer que mesmo nas versões anteriores ao Jelly Bean o Flash deixa muito a desejar no Android. Não por questão de desempenho, mas sim pelo fato do plug-in consumir muita energia, drenando a bateria do aparelho. Como se trata de dispositivos móveis, é importante conseguir navegar na internet mantendo uma boa autonomia de bateria, algo que não combina nem um pouco com o Flash.

Apesar de muitas pessoas lamentarem o ocorrido, pessoalmente acredito que esse é mais um grande passo para o desenvolvimento da web. A ausência do plug-in na plataforma iOS estimulou vários desenvolvedores a criarem páginas feitas em HTML5, possibilitando ao usuário uma boa experiência com páginas mais leves, rápidas e interativas. Com a ausência do Flash no Android, o desenvolvimento em HTML5 deve ser ainda mais estimulado.

Não duvido que hackers tragam de volta o plugin para a plataforma, por meio de alguma modificação no instalador da Adobe e do Chrome. Vale lembrar que essa notícia é um banho de água fria para a Mozilla, que recentemente atualizou o Firefox para Android com um melhor suporte a Flash.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@thiago4santos
Se não me esquecí ele tem flash embutido
@guilherme_holz
A especificação final do html5 só sai em 2020 (palavras do cara que iniciou o projeto) até lá tudo pode mudar. A maior parte das coisas que as pessoas chamam de html5 não tem nada do novo padrão são só gambiarras com javascript e ajax.
@guilherme_holz
A coisa que mais se assemelha com o Flash da especificação do HTML5 que é o canvas não funciona direito ou funciona de forma não padronizada na maioria dos browsers da onde isso é multi-plataforma? Eu gosto de ver que quem fica falando no html5 como se fosse o salvador da pátria nunca desenvolveu uma linha de código em nenhuma das plataformas.
@guilherme_holz
Como desenvolvedor das duas tecnologias eu posso afirmar que tem muita coisa que o flash faz que o html não tem como fazer por limitações técnicas.
Ramon Melo
Está falando do que não sabe, para variar.
iamthiagosilva
Mas celulares com bada nem tem hardware pra rodar o flash de forma decente, Symbian já é horrivel de navegar na internet de qualquer jeito, e quem navega pelo PSP?
@rbicalho
O Flash, como tecnologia, foi concebido em outra era. O Future Splash Player apareceu como uma forma melhor de animar para a web e ainda dar interação, com foco em desktop. Nunca se pensou em consumo de energia, porque o mobile nem existia. Como objetivo original de ter um ambiente de desenvolvimento, ilustrações e interativo, com tamanho de arquivo reduzido, ele foi o killer app da web discada. O que o HTML 5 ainda não resolve, e não resolverá por um bom tempo, são as dezenas de formas de se implementar a mesma coisa. Por exemplo, uma tag de som, toca um som. Mas ele não diz qual formato. Pode ser wav, mp3, ogg e você está no padrão.
@JoãoPedroSachet
Numa dimensão etérea, Steve Jobs está dando uma risada maléfica e dizendo "Eu avisei". Antes que os ragecomments venham, por favor, levem esse comentário na esportiva por favor!
barris
Pôm, cara, compra um Symbian!
YanGM
Até lá a WC3 já deve ter oficializado o HTML5. Ou não.
Ramon Melo
Cara, mas como você acha que vai ficar o Flash sem atualizações de segurança e estabilidade? Quanto tempo até alguém desenvolver um malware baseado nas falhas de segurança que a Adobe resolveu ignorar?
YanGM
Fica calmo, eles falaram a mesma coisa do ICS, que não iria ter flash e blá blá blá. Qualquer coisa é só usar uma APK, não é o Android que deixou de ser compatível é a Adobe que não quer dar mais.
Ramon Melo
HTML5 não tem padrão nenhum até agora. Flash é uma alternativa que funciona bem. Estou pouco me lixando se pertence a uma empresa ou não. O que me interessa é que hoje eu tenho um produto que funciona e atende às minhas expectativas e daqui a 15 dias eu não terei mais porque meia dúzia de "gurus" achou melhor assim e as vacas de presépio da imprensa repetiram como um mantra. A polêmica HTML5 vs. Adobe Flash persiste há anos e até agora foram poucos os serviços que migraram (sendo que a maioria não passa de versões beta). Enquanto isso, os usuários do Android vão ter que escolher entre conteúdo web interativo e a versão mais atualizada do sistema.
rubão
cara e eu tava pensando em comprar um smartfone galaxy e agora???????
YanGM
Uso o navegador padrão quando preciso do Flash, quando não uso Chrome.
Exibir mais comentários