Enquanto o mundo se deslumbra com as novidades do Jelly Bean, os fãs de ROMs customizadas ou donos de aparelhos que nem mesmo receberão o Ice Cream Sandwich podem comemorar: o CyanogenMod 9 chegou à versão RC1, e já é compatível com mais de 35 aparelhos diferentes.

CyanogenMod

Baseado no Android 4.0 “puro”, o CyanogenMod é uma ROM alternativa que leva a versão mais nova do Android (com alguns extras, inclusive) para vários aparelhos, inclusive aqueles já considerados “abandonados” pelos fabricantes. Embora a versão mais popular ainda seja a CyanogenMod 7 (baseada no Android 2.3), a versão 9 vem ganhando cada vez mais usuários, mesmo só tendo saído da versão beta nessa semana.

Assim, o CyanogenMod vira uma versão do Android 4 leve, sem grandes alterações visuais, e cheio de novos recursos que dificilmente seria encontrados nas versões dos fabricantes. Uma pedida e tanto, se você sabe como instalar.

No anúncio oficial do lançamento, o time de desenolvedores lembra que entre o lançamento do Ice Cream Sandwich e o RC1 do CyanogenMod passaram 225 dias. Pode parecer muito, mas eles também explicam que isso foi necessário por diversos motivos. Com as mudanças que o próprio Google fez no código-fonte do Android, o time achou melhor aproveitar e fazer também algumas mudanças na ROM deles, tornando muito mais fácil o processo de alteração de código e inclusão de novos dispositivos à já longa lista de smartphones compatíveis.

Vale lembrar, embora o status de “Release Candidate” demonstre que o código já atingiu um certo status de estabilidade, ainda podem existir alguns bugs e falhas no sistema. Mas não há problema algum em arriscar, se você souber o que está fazendo: meu Galaxy S passou pouco mais de seis meses com uma versão beta do CyanogenMod 9 e raramente encontrei problemas.

Para saber se seu aparelho é compatível, verifique a lista no site do projeto. O processo de instalação, diferente para cada modelo, pode ser encontrado na wiki deles.

Com Informações: Android Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados