O Google aproveitou o segundo dia do Google I/O para mostrar que também é amiguinho das demais plataformas móveis concorrentes. Além de anunciar o navegador Chrome para iOS agora há pouco, a empesa também trouxe o Google Drive para o sistema da Apple. E diferente do Chrome para iOS que deve chegar até o fim do dia, o aplicativo do serviço de armazenamento na nuvem já está disponível gratuitamente para quem quiser usar.

Na lista de funcionalidades do aplicativo, listado na loja da Apple, estão a sincronização de documentos, compartilhamento fácil e possibilidade de visualização de arquivos no modo offline. Mais a parte mais interessante é a possibilidade de abrir documentos em outros aplicativos no sistema, opção de integração que já é oferecida aos desenvolvedores pela SDK do iOS há algum tempo.

Para tornar um arquivo acessível offline é necessário ir nos detalhes de cada um dos que você quer acessar e ativar esse modo. Ao abrir um arquivo, no canto inferior fica o botão para compartilhar e no inferior esquerdo a opção de renomear. Nessa listagem de características também é mostrado quais pessoas têm acesso ao arquivo e se ele está disponível publicamente.

Essa é a primeira vez que o Google Drive está disponível para outra plataforma além do Android, mas infelizmente a versão para iOS ainda perde em uma funcionalidade: não é possível editar arquivos ainda. Esperemos, então, que essa útil função seja adicionada em futuras atualizações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@brunogdb
Acho que não vai sair tão cedo, e se sair, vai demorar um pouco.
@daniloficial
tinha q existir internet offline pelo menos assim seria um pouco mais rápido!
Daniel Vargas Muccillo
Bem que podia sair uma versão para Linux logo!
Witt
Baixei pro iPhone, mas não encontrei ele procurando na App Store do iPad. Pela olhada que dei, parece ser bom pro caso de você só querer dar uma olhada num arquivo, mas o fato de não poder editar é foda. E também não rola login múltiplo - o que uso com bastante frequência no desktop. Mas pra primeira versão, tá de boa.
@bernaction
Com aquele trem de privacidade do Google, prefiro ainda o skydrive (fora que já tenho 25Gb nele).
Luandersonn
Eba, só falta um aparelho com iOS²