Google Now mostra informações úteis sem que você pergunte

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Google Now. Pode guardar este nome. O gigante das buscas acaba de apresentar no evento Google I/O um novo recurso nativo na futura versão do Android, a Jelly Bean, que automaticamente e sem perguntar nada traz uma série de informações úteis para o nosso cotidiano. É o assistente pessoal que você estava esperando, só que sem pedir as informações — elas simplesmente aparecem na tela do smartphone, de acordo com o Google.

“Cartões” do Google Now

O recurso traz “as informações certas no momento certo”, disse o responsável pelo desenvolvimento do Android, Hugo Barra. São vários os dados que devem pipocar automaticamente na tela a partir da localização geográfica e outras informações que o Google detecta conforme o usuário realiza pesquisas na web.. Trânsito, pontos de interesse, placares esportivos e mais estão na lista de “cartões” inicialmente suportados pelo Google Now no Jelly Bean.

Na demonstração feita durante o evento pudemos ver o Google Now ajudando o usuário a chegar mais rápido a um compromisso. O assistente automaticamente verifica o melhor caminho considerando opções de transporte público e as condições de trânsito na cidade. Em seguida, cria um aviso para o momento exato em que o dono do aparelho deve sair de casa, também considerando a caminhada até o transporte coletivo, para que chegue em tempo para o compromisso. Simplesmente embasbacante.

O Google diz que o Now funciona também para viagens. Ao chegar em outro país, o cartão para o estrangeiro informa as cifras para conversão de valores entre a moeda do país de origem e a moeda do local em que se encontra, bem como termos importantes no idioma local para conversação razoável (Sabe aqueles guias de francês fácil para turistas? Algo assim). Ainda pensando nos viajantes, o cartão com informações de voo informa se há atraso e qual é o terminal em que o embarque vai ocorrer.

(Vídeo do YouTube) 

Talvez mais curioso seja o placar para esportes. O Google Now não pergunta para qual time você torce ou se interessa. O celular automaticamente descobre essa informação baseado nas buscas mais recentes feitas no Google com temática esportiva.

Claro que as funções do Google Now dependem de uma série de informações que os órgãos públicos deveriam repassar, em especial relacionadas a transporte. À medida que mais cidades adotem essa filosofia, é mais provável que o Now fique mais interessante para os usuários brasileiros.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados