Google Now. Pode guardar este nome. O gigante das buscas acaba de apresentar no evento Google I/O um novo recurso nativo na futura versão do Android, a Jelly Bean, que automaticamente e sem perguntar nada traz uma série de informações úteis para o nosso cotidiano. É o assistente pessoal que você estava esperando, só que sem pedir as informações — elas simplesmente aparecem na tela do smartphone, de acordo com o Google.

“Cartões” do Google Now

O recurso traz “as informações certas no momento certo”, disse o responsável pelo desenvolvimento do Android, Hugo Barra. São vários os dados que devem pipocar automaticamente na tela a partir da localização geográfica e outras informações que o Google detecta conforme o usuário realiza pesquisas na web.. Trânsito, pontos de interesse, placares esportivos e mais estão na lista de “cartões” inicialmente suportados pelo Google Now no Jelly Bean.

Na demonstração feita durante o evento pudemos ver o Google Now ajudando o usuário a chegar mais rápido a um compromisso. O assistente automaticamente verifica o melhor caminho considerando opções de transporte público e as condições de trânsito na cidade. Em seguida, cria um aviso para o momento exato em que o dono do aparelho deve sair de casa, também considerando a caminhada até o transporte coletivo, para que chegue em tempo para o compromisso. Simplesmente embasbacante.

O Google diz que o Now funciona também para viagens. Ao chegar em outro país, o cartão para o estrangeiro informa as cifras para conversão de valores entre a moeda do país de origem e a moeda do local em que se encontra, bem como termos importantes no idioma local para conversação razoável (Sabe aqueles guias de francês fácil para turistas? Algo assim). Ainda pensando nos viajantes, o cartão com informações de voo informa se há atraso e qual é o terminal em que o embarque vai ocorrer.

(Vídeo do YouTube)

Talvez mais curioso seja o placar para esportes. O Google Now não pergunta para qual time você torce ou se interessa. O celular automaticamente descobre essa informação baseado nas buscas mais recentes feitas no Google com temática esportiva.

Claro que as funções do Google Now dependem de uma série de informações que os órgãos públicos deveriam repassar, em especial relacionadas a transporte. À medida que mais cidades adotem essa filosofia, é mais provável que o Now fique mais interessante para os usuários brasileiros.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lilana Lima
Apesar de toda essa suposta eficiência, parou de funcionar em todos e os tablets! É só conferir as reclamações na loja!
Crys Cabral
Invasão descarada de privacidade! É assim que o Google faz sua fortuna, sem perguntar nada, e repassando, diga-se vendendo, informações a empresas em todo o mundo.
Marcio
Gente, esse aplicativo que nos dá informações úteis sem que você pergunte já existe há muito tempo. Se chama esposa 1.0
Fabio Garcia
Pelo que entendi ele vai trazer todas essas informações utilizando a internet (d'uh), nesse caso o usuário precisaria de um bom plano de dados pra não acabar ficando na mão. Com as maravilhosas conexões 3G disponibilizadas aqui no Brasil seria inviável ser feliz utilizando esse serviço. =/
@kadugaspar
Achei incrível. Se ele realmente acertar nas informações e não for intrusivo (uma notificação na barra de notificações é suficiente) será muito bom.
@kadugaspar
Olha... Conversar com um celular... Acho que é o que as pessoas fazem normalmente mesmo :D
@kadugaspar
Não se ele acertar!
@leonardodev
Thas, o Google Maps já trabalha com informações sobre trânsito e transporte público. Então, tendo essas informações em mãos, fica mais fácil. Assim a burocracia é menor.
@eubrunno
quem nunca assistiu um filme futurista em que o ator vai escovar os dentes o celular vai informando sobre o tempo.. notícias do dia.. se é preciso levar um casaco.. e ao entrar no carro fala sobre o transito , se tiveram batidas etc e diz qual a melhor rota?? Futuro é NOW! (trocadilho ridiculo .. =D)
Ramon Melo
Espero que dê para desligar, porque essa é uma baita invasão da minha privacidade.
Dennis Braga
Google... me leva pra trabalhar com vocês!
Vinicius Kinas
Se funcionar direito pode ate ser bacana :)
Edmilson
Funciona por umas 4 horas até a bateria do seu aparelho morrer completamente... Sem baterias mais poderosas não rola.
@victoygor
Bem melhor que a SIRI e S-Voice, pelo menos não precisa passar vergonha em locais públicos conversando com um celular! Se bem que o Google Now não deve ter a simpatia da SIRI ehehhe .
Forbidden_404
Esse ~novo~ visual já é meio padrão nas aplicações mobile da Google, então não é bem parecido com o Metro, na verdade, o metro pode ser parecido com essa aplicação
Exibir mais comentários