'Twitter' é o número 1

O “The Global Language Monitor” (GML) divulgou no Domingo (29) o resultado de sua pesquisa anual sobre palavras de língua inglesa. E, nenhuma surpresa, “Twitter” foi considerada a palavra do ano de 2009. A palavra “Twitter” superou grandes concorrentes como “Obama”, o presidente americano e “H1N1” nome oficial e politicamente correto da gripe suína.

O que aconteceu é que realmente no ano de 2009 o Twitter virou uma ferramenta de uso popular. Não só no Brasil com famosos aderindo ao microblog, mas lá fora também. O presidente dos EUA e segunda palavra mais importante do ano, Obama, também ajudou a criar massa crítica no uso do Twitter. Sua campanha foi considera um ótimo exemplo de uso do microblog, mesmo sabendo que ele nunca tuitou efetivamente.

O que tornou o Twitter a palavra do ano foi o fato que todo evento global acabou caindo neste microblog. Desde a morte do cantor Michael Jackson, até o medo de uma pandemia de gripe suína. O resultado disso é “Twitter” virar a palavra do ano. E se quisermos pegar exemplos mais regionais é só lembrar do apagão que o Brasil sofreu recentemente e lembrar que o Twitter esteve na mídia no dia seguinte como uma das formas de comunicação que sobreviveu durante a falta de luz.

Para finalizar o estudo, “King of pop” foi a frase mais importante e “Barack Obama” – de novo ele – foi o nome do ano. Não tem como discordar dessa análise que é feita por um algoritmo proprietário da GML e que indexa a mídia e a internet como um todo.

Se quiser conhecer o ranking de todas as 15 palavras, as dez frases e os dez nomes mais importantes do ano, visite o site da GML neste link. [CNet]

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados