O sistema operacional para dispositivos móveis do Google tem sido muito bem recebido pelo público e, atualmente, é o único que realmente bate de frente com o iPhone na nova geração de smartphones que o gadget da Apple inaugurou. Ainda assim, os desenvolvedores da plataforma estão frustados com o baixo volume de download de aplicações, o design pobre da loja de aplicativos e as dificuldades dos consumidores em usar o Google Checkout, o sistema de compras online da rainha das buscas, que é utilizado para fechar as compras no Android Marketplace.

A pesquisa foi promovida pela Skyhook Wireless, e constata uma insatisfação geral com a plataforma por parte dos desenvolvedores. De acordo com o levantamento realizado, 57% dos desenvolvedores estão insatisfeitos com o lucro na plataforma, 39% estão parcialmente satisfeitos e apenas 4% estão muito satisfeitos.

Segundo Kate Imbach, a pesquisa foi motivada pelo que se ouvia dizer a respeito: que os desenvolvedores estavam tendo problemas. “Eles estavam reclamando que seus apps estavam sendo enterrados. Agora muitos estão pausando seu trabalho no Android e voltando a trabalhar com o iPhone,” disse ela.

Outra preocupação dos desenvolvedores é acerca da grande variedade de aparelhos que surgem com Android e a dificuldade de testar e otimizar seus aplicativos para cada um deles.

Ao invés de criar oportunidades, a divergência da plataforma criou mais problemas,” disse James Grafton, desenvolvedor de aplicativos para Android como Pic Swap e Get Me Home. “Nós simplesmente não conseguimos testar em todos os telefones com Android.”

“Esse relatório,” disse Imbach, “mostra que, apesar dos desenvolvedores estarem animados com o futuro do Android, a plataforma pode enfrentar desafios significativos se ela não melhorar logo as opções de monetização e tomar medidas para protegê-la contra o risco de fragmentação.” [InformationWeek]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Reis
Acho engraçado, ninguem ficava de mimimi com os J2ME, Brews, Symbians diferentes. Isso ai é programador acomodado com o desenvolvimento do iphone, já que você não precisa fazer 10 versões diferentes do mesmo app.