Início » Arquivos » Internet » Criador do Megaupload volta à ativa e lançará serviço de compartilhamento de músicas

Criador do Megaupload volta à ativa e lançará serviço de compartilhamento de músicas

Lucas Braga Por

Kim Dotcom não cruzou seus braços. O empresário alemão, que cumpre prisão domiciliar por cometer crime de infração de direitos autorais, prepara uma novidade para a internet. Trata-se do Megabox, um novo serviço de músicas online. Pelo que foi apresentado, o Megabox se assemelha ao iTunes Match e Google Play Music. É possível carregar sua biblioteca de música e armazená-las no serviço, podendo ouví-las de qualquer lugar, através de streaming.

O serviço também teria um aspecto social, podendo ainda compartilhar músicas com amigos.

Entretanto, parece que o serviço venderá músicas, e a novidade é que o pagamento seria feito diretamente para os artistas, acabando com o intermédio de distribuidoras ou gravadoras. A RIAA, associação americana de indústria de gravação, pode não gostar nem um pouco dessa história, afinal, as gravadoras possuem uma margem de lucro enorme na venda de músicas.

O anúncio do serviço foi feito de uma maneira bem hipster: Kim Dotcom utilizou o Instagram para isso. Além disso, ele criou uma conta no Twitter, e, por lá, o empresário tenta mudar um pouco da sua imagem e divulga imagens com sua esposa e filhos, sem ostentar riqueza com carros de luxo igual fazia anteriormente.

A ideia parece ser ótima, mas tenho minhas dúvidas quanto ao upload de músicas. Isso poderia piorar a situação legal de Dotcom, porque é inevitável que aconteça pirataria em um serviço como esse. Basta lembrar do Grooveshark, que carrega um processo nas costas por problemas de direito autoral.

Com informações: CNET

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marco Burlamaqui
Tmb gostei de saber que o dinheiro vai pro bolso dos artistas. Gravadoras esse é seu fim suas fuleiras!!
mateus dias
seria um boa ideia
Turdin
Não acho que a gravadora deveria ser paga em percentual, é um serviço que é feito 1 vez apenas, seja paga pelo serviço e fim.
renoirfaria
Confiabilidade 0. Quero ver quem se atreve a enviar seus arquivos preciosos para lá novamente.
Thiago Xavier
Verdade, ele vai relança rsrs
renoirfaria
ué, esse MegaBox já existia e pelo que eu já tinha testado era horrível!
Adriano
O Dotcom não estava proibido de usar a internet?
@luisdpaula
A história não é bem assim não.Eu baixo minha iso's de ubuntu favoritas TODAS por torrent (por favor, substituir iso's de ubuntu por séries e filmes) e fico até rindo dum colega meu cabeça dura que ainda fica baixando jogo dividido em 23 partes no Uploaded.to, whatever.Mas bem lá no fundo eu sinto saudade do Megauplolad.Vc não tem ideia do tanto de série antiga que tinha lá e foram perdidas.Tinha uma série eu nunca vou chegar ao ver o fim pq não tem torrent p/ baixar e muito menos uma legenda em inglês p/ traduzir.É um pouco triste, mas não adiante ficar preso ao passado...
@luisdpaula
A história não é bem assim não.Eu baixo minha iso's de ubuntu favoritas TODAS por torrent (por favor, substituir iso's de ubuntu por séries e filmes) e fico até rindo dum colega meu cabeça dura que ainda fica baixando jogo dividido em 23
Asdrubal
Seguindo @kimdotcom !! :D
@webrossini
Concordo!!!!!! Esses preços abusivos dimuniem muito o acesso de todos! Com isso a pirataria so ganha força... Apoio e muito o Mega BOX! :)
??????????
Aí que surge a ideia do site, a internet é livre para todos criarem seu canal no YouTube, qualquer um falar o que quiser no Twitter, porque não ser um artista musical mas sem precisar se preocupar com a sua aparência, só música. Atualmente parece que só detém esse poder de lançar artistas para a música são as gravadoras, mesmo que existam SoundCloud e outros serviços dedicados a música. Para mim esse site está parecendo é com o Grooveshark, já enviei músicas para ele, como não sou artista ( não me cadastrei como tal ) não ganhei nada mas sei que existem artistas que ganham dinheiro com ele ( e suas intermináveis propagandas ). Quanto ao GS sei que ele passa por problemas com as gravadoras, é bom ouvir música nele, ao contrário da ideia do Kin ele é de graça, mas as dificuldades com elas continuam o que dá o medo que isso acabe.
ricardo
Pode causar problemas simplesmente por ele ser quem ele é. A justiça, infelizmente, não é cega nem imparcial, como dizem alguns românticos. Assim sendo, ele está na mira e tudo o que fizer pode ser considerado um agravante, mesmo que grandes empresas façam o mesmo ou até pior.
ricardo
Não seja tão radical. A gravadora presta um serviço ao gravar e mixar o áudio em seus estúdios, e deve ser paga por isso. Poucos artistas teriam condição de gravar músicas com qualidade sem o intermédio de uma empresa dessas. Porém, talvez os percentuais devam ser revistos.
Kessler
Tem gente que é masoquista mesmo. Pra que baixar tudo em um torrent se podemos dividir em 200 rars, né?
Exibir mais comentários