Criador do Megaupload volta à ativa e lançará serviço de compartilhamento de músicas

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

Kim Dotcom não cruzou seus braços. O empresário alemão, que cumpre prisão domiciliar por cometer crime de infração de direitos autorais, prepara uma novidade para a internet. Trata-se do Megabox, um novo serviço de músicas online. Pelo que foi apresentado, o Megabox se assemelha ao iTunes Match e Google Play Music. É possível carregar sua biblioteca de música e armazená-las no serviço, podendo ouví-las de qualquer lugar, através de streaming.

O serviço também teria um aspecto social, podendo ainda compartilhar músicas com amigos.

Entretanto, parece que o serviço venderá músicas, e a novidade é que o pagamento seria feito diretamente para os artistas, acabando com o intermédio de distribuidoras ou gravadoras. A RIAA, associação americana de indústria de gravação, pode não gostar nem um pouco dessa história, afinal, as gravadoras possuem uma margem de lucro enorme na venda de músicas.

O anúncio do serviço foi feito de uma maneira bem hipster: Kim Dotcom utilizou o Instagram para isso. Além disso, ele criou uma conta no Twitter, e, por lá, o empresário tenta mudar um pouco da sua imagem e divulga imagens com sua esposa e filhos, sem ostentar riqueza com carros de luxo igual fazia anteriormente.

A ideia parece ser ótima, mas tenho minhas dúvidas quanto ao upload de músicas. Isso poderia piorar a situação legal de Dotcom, porque é inevitável que aconteça pirataria em um serviço como esse. Basta lembrar do Grooveshark, que carrega um processo nas costas por problemas de direito autoral.

Com informações: CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados