Fazer upgrade de RAM está barato hoje em dia: com pouco mais de R$ 100 é possível comprar 8 GB de memória DDR3 em lojas confiáveis. Mas isso não significa que os aplicativos devam usar recursos de hardware descontroladamente ou que os desenvolvedores possam esquecer usuários com menos condições financeiras. O Chrome consome muita RAM, mas o Google está trabalhando para mudar isso.

Uma das características que faz o Chrome consumir mais memória é a abertura de processos para cada aba. Isso não deve mudar tão cedo; ela impede que um plugin instável trave todo o navegador, ao menos na teoria. Mas, no caso das extensões, há uma solução: como elas estão em boa parte do tempo inativas, não há necessidade de ficarem consumindo memória o tempo todo.

Google Chrome de hoje: um monte de extensões consumindo RAM, mesmo quando não estão sendo usadas.

O Event Pages permitirá que os desenvolvedores reduzam o consumo de memória de extensões inativas. Em vez de as extensões estarem em execução o tempo todo, elas rodarão apenas instruções específicas em plano de fundo. Quando inativas, as extensões serão liberadas da memória e carregadas apenas quando necessário.

O Google pretende liberar a novidade para todos os usuários do Chrome até setembro, mas o Event Pages já está disponível no canal de desevolvedores. Infelizmente será necessário que os desenvolvedores modifiquem suas extensões, então pode ser que você demore para sentir alguma mudança. A documentação da nova API está disponível neste link.

Com informações: Chromium Blog.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nelson Elivânia Matos
Eu tirei a prova agora com o Firefox... Eu abri no Firefox exatamente as mesmas abas que eu tinha aberto e carregado no Chrome e o consumo de memória RAM do Firefox foi de mais ou menos 50% contra 82% mais ou menos do Chrome, mesmo usando 4GB de RAM @ 1333Mhz... Absurdo!! Passando a usar Firefox...
Antonio Caser
Em uma única tela do navegador Chrome, executa 9 processos e consome 430Mb. Isso é um absurdo.
Pedro Augusto
Vi essa notícia e anos depois ainda tem gente reclamando do gerenciamento de ram do Chrome, eu mesmo tive problemas. Esse foi um dos motivos pelos quais eu dei prioridade no uso ao PSafe Internet, que não apresenta esses problemas e deixei o Chrome como um segundo navegador.
Deathcron Necron
Quem disse que não? Está certo que a postagem é de 3 anos atrás, mas é privilégio de poucos ter somente duas estações. :D
Unnamed
Véi... Três anos depois e esse "Setembro" ainda não chegou. O Chrome continua consumindo uma infinidade de ram, em cada um de seus processos.
Felipe Teixeira
O Chrome tem esse gerenciamento ruim de memória mesmo. Um colego do trabalho estava reclamando que às vezes UMA aba do navegador estava usando 4Gb, o que é demais. Recomendei a ele o PSafet Total Internet, um navegador com o mesmo estilo do Chrome mas que não tem esses problemas, além de ter uma loja de aplicativos, um bloqueador de propagandas nativo etc.
Mathias Geraldo Lagrotta
mais qual e a velocidade!!!!
Rafael Schelb
Mas quando você deixa o Chrome aberto durante a noite e vai ver no dia seguinte, ele tá consumindo quase 50% do CPU, mesmo que seja só uma aba aberta. A impressão que eu tenho é que, a cada vez que atualizam qualquer um dos dois, as novas versões ficam sempre mais pesadas e mais gulosas, principalmente em relação ao consumo de CPU. Ao contrário da maioria, eu tenho pouco problema de consumo de RAM, mas já com o CPU, tá osso, e o meu nem é tão antigo assim...
Chris Anderson
Concordo plenamente com você Luandersonn
@umlucasribeiro
Meu 8GB ddr3 1333 especial (ñ vi diferença nesse especial mas… tem no nome) para Macs custou 130 com o frete.
Thiago
Vão acabar chegando na conclusão que a Apple chegou no caso do Safari 6 rodando no OSX (eu sei que no Windows não roda bem) com o processo unificado Web Content sendo gerenciado pelo sistema operacional e separado do browser. O novo Safari está dando show de performance nos betas do Mountain Lion.
7megas
Tive que voltar pro Firefox, ou a Google corrige isso ou o navegador vai acabar perdendo espaço.
olacir
verdade, pra abrir/fechar abas, o chrome é um piscar de olhos, até mesmo a inicialização dele.
olacir
Isto eu concordo, é verdade!
Turdin
Exato, o ponto nunca foi o FFx consumir mais, e sim que mesmo consumindo menos ele congela / trava.
Exibir mais comentários