Falar de propaganda sempre levanta a questão do que merece a atenção do leitor de conteúdo — usuário, internauta… Chame do que quiser — naquele momento. Hoje a Microsoft mostrou algumas iniciativas interessantes e bem bonitas que vão ao encontro daquela filosofia de transformar o Windows em um sistema mais fácil de usar, mais parecido com o que vemos nos celulares e tablets e, portanto, mais aberto à publicidade. Resumindo, os anúncios aparecerão no meio dos aplicativos que você usa.

De acordo com Jennifer Creegan, o próximo Windows dá aos anunciantes uma oportunidade única para contar histórias e criar experiências diferenciadas para os usuários. Pode chamar também de chances de impactar essa gente com publicidade que deve complementar os aplicativos. No exemplo fornecido pela companhia temos o aplicativo com as notícias do esporte, nativo do Windows 8 Release Preview (faça o download), com uma grande mensagem visual da fabricantes de itens esportivos Adidas ao fim da última “tela” (na horizontal).

Mensagem aparece no aplicativo de esportes do Windows 8

Clicar na imagem leva o consumidor em potencial para uma tela com informações da Adidas posicionadas seguindo as diretrizes visuais da Metro UI, a interface que virou a grande novidade do Windows 8. “Um simples clique” leva o consumidor de volta para a página anterior, diz a companhia num artigo publicado pelo site da Microsoft Advertising, o braço da empresa dedicado à propaganda.

Experiência de marca proporcionada pela Adidas

Essa demonstração fornecida pela Microsoft é até bem bonita e contextualizada com o assunto do aplicativo de esportes. Um assunto pode muito bem complementar o outro. É assim que a publicidade vem se comportando desde que o Google começou, há mais de uma década, a vender nossos dados em troca do acesso a tecnologias de maneira gratuita. A MS segue a mesma pegada num sistema que certamente chegará a milhões de consumidores, de fato ampliando o alcance de campanhas que normalmente chegam ao consumidor por meio de websites.

Outra demo feita no ano passado retratava um possível aplicativo agregador de feeds RSS para ler artigos e notícias que posicionava um banner de uma agência de viagens no meio dos ícones previstos para o visual panorâmico do Windows. Sim, o banner aparece integrado ao aplicativo. Até demais, podem pensar alguns proprietários de computadores.

Anúncio de viagens para o México no meio dos feeds assinados pelo consumidor

Eu me questiono sobre o impacto dos anúncios na experiência de uso do Windows 8. Vai melhorar ou piorar? Lembro que os primeiros anúncios no painel do Xbox 360 trouxe a mesma polêmica. Ora, o produto já estava pago. Por que a MS se achava no direito de colocar propaganda ali? Por outro lado, até agora não há informações de anúncios na parte principal do Windows — somente nos aplicativos que complementam a experiência de uso do sistema e dependem necessariamente de uma equipe que os mantenham atualizados, como o de notícias ou de esportes. O comprador do Windows 8 não pagou necessariamente por este serviço. Fica, pois, a cargo do anunciante faze-lo.

A Microsoft liberou o Advertising SDK para que desenvolvedores de aplicativos criem novos softwares com suporte ao sistema de publicidade do Windows 8. Não é uma característica dos apps feitos pela própria empresa e que, até onde sabemos, virão instalados de fábrica no sistema operacional (ainda que não seja fundamentais para a experiência de uso do computador, como é o caso dos apps de esportes e de leitura de notícias).

Atualização às 15h57.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@kadugaspar
Sim.
Diego Rocha
Então, nesse raciocínio no Linux nada é parte do sistema.
Tio_Z
Exatamente o que eu ia dizer. Se for para ter propagandas no Windows 8 (poxa...tava começando a curtir o SO) que venha com um obtuso desconto no mínimo. Porque se for para pagar R$ ~500,00 num SO que vem com propagandas e tem até SDK para criar mais propagandas, vou esperar uma build custom "genérica" com bloqueios a essa função que com certeza surgirá.
Victor Hugo
Com certeza irá consumir um pouco mais de bateria. E outra, sistema operacional é uma coisa, propaganda é outra. Misturando os dois não irá dar certo! (Y)
ricardo
Ganharia mais dinheiro com as cópias piratas que com a venda de licenças.
ricardo
Propagandas bonitas não existem. Elas sempre são um estorvo.
araujo_abner
Quem tem positivo já sabe como é isto faz um tempo...
Luiz Alberto
O que eu acho abusivo é o sistema permitir isso. http://m.engadget.com/2012/01/23/kddi-putting-ads-in-the-notification-bar-on-android-phones/ Imagina abrir a central de notificações e dar de cara com isso http://stryvegroup.com/wp-content/uploads/2012/05/Android_Notification_ads.jpg
Wesley
MSN Messenger tem propaganda desde mil novecentos e la vai cuspe... cade a novidade?
Wesley
Nunca vi tal coisa...
Paulo
Povo analfabeto funcional. Sabe ler, mas só entende o que quer.
Alexandre
todo mundo usa messenger e ninguem viu o tanto de publicidade que brota na sua frente de vez em quando ao abrir o msn? mesma coisa
Ramon Melo
Eu digo. TV por assinatura para mim se chama The Pirate Bay.
Rex
Vou continuar com meu Windows 7 feliz da vida... :D
YanGM
Isso me cheira a "livre papel de parede vivo bundas quentes".
Exibir mais comentários