Início / Arquivos / Internet /

Facebook unifica curtidas do Instagram e Foursquare

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Parte das atividades postadas no Facebook na verdade vêm do Instagram ou do Foursquare. Nessa quarta-feira (20) a rede social começou a integrar as curtidas tanto no Instagram como Foursquare ao histórico do site. Quer dizer que, ao clicar em “like” numa foto do Instagram, esse mesmo “like” aparece no seu histórico dentro da rede social.

O Facebook explica que a novidade só é possível graças ao Open Graph, espécie de conjunto de APIs que permite aos desenvolvedores criar aplicações que funcionam de maneira diferenciada com as postagens da rede social. O aplicativo Rdio, por exemplo, enumera as últimas músicas que o amigo escutou, com direito a botões para que o usuário vá diretamente para cada uma das canções e as escute.

Curtir no Instagram e no Foursquare aparece também na rede social

Ao que me parece, a integração com o Instagram — comprado pelo Facebook por US$ 1 bilhão — e com Foursquare serve para mostrar aos devs de plantão que a ação de curtir funciona verdadeiramente com outros aplicativos de terceiros. Uma boa vitrine, com serviços bastante populares, explicitando os benefícios de mostrar na rede social as atividades que usuários realizam em outros ambientes “sociais”.

Tenha calma, pois não será bagunça dos “curtir” feitos a partir de terceiros. Cada usuário deverá aceitar, ao habilitar um novo aplicativo, a postagem de “curtidas” que não fazem parte do ambiente controlado do Facebook. Ações diferentes de curtir um conteúdo estão proibidas de usar a API para este fim. Por exemplo, classificar um filme com cinco estrelas em um site de avaliações não poderá resultar em um “like” na rede social.

Os desenvolvedores interessados em utilizar o “like” para aplicativos devem ir nessa página para conhecer as diretrizes do recurso. Quem implementar do jeito errado corre o risco de ser cutucado por Mark Zuckerberg em pessoa. Mentira.