Parte das atividades postadas no Facebook na verdade vêm do Instagram ou do Foursquare. Nessa quarta-feira (20) a rede social começou a integrar as curtidas tanto no Instagram como Foursquare ao histórico do site. Quer dizer que, ao clicar em “like” numa foto do Instagram, esse mesmo “like” aparece no seu histórico dentro da rede social.

O Facebook explica que a novidade só é possível graças ao Open Graph, espécie de conjunto de APIs que permite aos desenvolvedores criar aplicações que funcionam de maneira diferenciada com as postagens da rede social. O aplicativo Rdio, por exemplo, enumera as últimas músicas que o amigo escutou, com direito a botões para que o usuário vá diretamente para cada uma das canções e as escute.

Curtir no Instagram e no Foursquare aparece também na rede social

Ao que me parece, a integração com o Instagram — comprado pelo Facebook por US$ 1 bilhão — e com Foursquare serve para mostrar aos devs de plantão que a ação de curtir funciona verdadeiramente com outros aplicativos de terceiros. Uma boa vitrine, com serviços bastante populares, explicitando os benefícios de mostrar na rede social as atividades que usuários realizam em outros ambientes “sociais”.

Tenha calma, pois não será bagunça dos “curtir” feitos a partir de terceiros. Cada usuário deverá aceitar, ao habilitar um novo aplicativo, a postagem de “curtidas” que não fazem parte do ambiente controlado do Facebook. Ações diferentes de curtir um conteúdo estão proibidas de usar a API para este fim. Por exemplo, classificar um filme com cinco estrelas em um site de avaliações não poderá resultar em um “like” na rede social.

Os desenvolvedores interessados em utilizar o “like” para aplicativos devem ir nessa página para conhecer as diretrizes do recurso. Quem implementar do jeito errado corre o risco de ser cutucado por Mark Zuckerberg em pessoa. Mentira.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

karenliviajp
meu instagran não está enviando o que curto para o facebook o que poderá ser?
joaogritzuk
gente alguem pode mi ajudar as fotos que eu curto no instagram nao esta aparecendo no facebook ,como faço pra todas as fotos que eu curto apareça no face?
Bruno
Eu já tenho a conta do Instagram ligada ao facebook, mas como faço para os likes que recebo no instagram aparecerem no centro de notificações do facebook?
@raimedeiros
Configurações > Editar Compartilhamento > Facebook :)
Bruno
Onde posso ativar essa funcionalidade mesmo?
arthurpianor
certeza? meio que o tema deles é integração e tal
YanGM
Eu não acredito que era óbvio!
Murdock
Não sei vocês mas ando ficando incomodado com essa interligação de tudo com o Facebook. Ok, no caso eles compraram o Instagram mas essa de você usar Facebook pra comentar em sites, pra logar em sites e tudo que você faz nos sites indo pra lá. Sem falar da história que vi - não vi confirmação - de que o site vê todos os sites que você visita enquanto está logado lá. Não estou afeito a tanta integração, meus contatos da área de fotografia são diferentes dos contatos profissionais, dos pessoais. Ainda não consegui separar isso no Facebook e de qualquer forma, não quero misturar tudo, até já tirei as postagens do Twitter de lá pois pessoas que não entendem algumas coisas estavam vendo e ficando, digamos, chocadinhas com as besteiras que falo.
Bruno Said
Não sei se faz parte da mesma release, mas quando você vai escrever uma dica sobre um local no 4s, automaticamente a opção do Facebook fica marcada sem você ver (!), pois ao carregar a tela o foco no input é automático, deixa exibível o teclado e esconde o botão do Facebook. Sim... E e daí, né? E daí que eu não contava que ao colocar no 4s uma dica sobre um motel, ele já seria automaticamente no FB. E isso é paia, chato, meio intrusivo.
Turdin
API é para os fracos, programador bom msm faz na unha! hahah
7megas
É integrado mais você não pode interagir pelo twitter tá ligado mano. "Ao clicar em “like” numa foto do Instagram, esse mesmo “like” aparece no seu histórico dentro da rede social." Tipo quando vc clica no link no twitter ele leva a pagina do instagran e só lá vc pode curtir/comentar...
arthurpianor
o twitter é 'mais ou menos' integrado, né?
7megas
Ó noticia, agora só falta integrar com Google+ e twitter, mais ai é demais ne? rs
Rafael Marcon
Instintivamente eu olho meio torto pra essas junções de serviços que vão bem separados. Mas nesse caso não me vem à mente nenhuma situação ruim decorrente dessa mudança, então tanto faz, na verdade. Mas se eu publicar uma foto via instagram no facebook e alguém curtir pelo site, não vai ficar marcado no app pelo que eu entendi, certo?
arthurpianor
digo sim! era meio óbvio.
Exibir mais comentários