A IBM desenvolveu um novo computador capaz de fazer 16,32 quadrilhões de cálculos por segundo e conseguiu de volta o título de fabricante do supercomputador mais rápido do mundo. Chamado de Sequoia, o monstrinho será utilizado pela Administração de Segurança Nuclear Nacional (NNSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e conduzirá simulações de armas nucleares.

O Sequoia é baseado na arquitetura Blue Gene/Q e ultrapassa o recorde do japonês Fujitsu K, que superou 10,51 petaflops (ou quadrilhões de cálculos por segundo) em novembro do ano passado. Os norte-americanos, entretanto, não devem ficar com o título durante muito tempo, já que outro supercomputador da Fujitsu está previsto para ser comercializado ainda neste ano e chegará aos 23,2 petaflops.

IBM Sequoia: nem um pouco compacto.

De acordo com Bob Meisner, diretor da NNSA, o Sequoia permitirá um entendimento mais completo sobre o desempenho das armas e das propriedades dos materais em temperaturas e pressões extremas. Com o supercomputador, não será necessário desgastar ainda mais as armas que estão se deteriorando; basta rodar a simulação no computador da IBM.

Para manter frescos os 1,6 milhão de núcleos de processamento e 1,6 petabyte (ou pouco mais de 1,6 mil terabytes) de memória RAM, o Sequoia é resfriado em sua maior parte por água. Se você não entendeu até agora o que são 16,32 quadrilhões de cálculos por segundo, a IBM deu um exemplo bem interessante: três bilhões de pessoas usando uma calculadora de bolso precisarão realizar um milhão de operações por segundo para atingir um processamento equivalente ao Sequoia.

Aparentemente, o Sequoia não rodará Crysis.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo silva
Não rodará crysis ! essa foi boa kkkkkkkkkkkkkkkk
César Lijó
Eu acredito que sim. Eu acredito que essa capacidade ta chegando perto da capacidade de processar cada átomo do corpo humano para realizar um teletransporte. Um celular daqui a 40 anos poderá também ser um aparelho de teletransporte portátil por isso terá que ter essa capacidade de processamento. Tela holografica com transmissão direto na mente, rede 300G , memória é armazenamentos infinitos. Impossível? É menos absurdo que você pegar uma máquina do tempo é voltar em 1950 é explicar pra algum cientista a configuração do ser smartphone.
Heitor Messias
isso não é brinquedo de criança hehehe “Sequoia will run the Linux operating system.”
vitorplay12
Acho que roda o GTA V
geoff
bonito e triste... serah que alguem não teria uma sacada de utilização melhor que simular armas de destruição em massa ?!! os milênios passam e as vezes parece que a humanidade avançou muito pouco, pois os maiores investimentos continuam sendo para a guerra !!!
Felipe
The entire supercomputer runs on Linux, with Compute Node Linux running on nearly 98,000 nodes, and Red Hat Enterprise Linux running on 768 I/O nodes that are connected to the filesystem. :P
Guilherme macedo
Pode até ser que cheguemos um dia nessa capacidade de processamento, mas se formos pensar nos atuais padrões, os limites físicos não permitem... Acredito que um novo padrão de processamento por DNA seja o que venha a substituir o atual padrão para que possamos ter esse processamento em um celular um dia...
Felipe Lima
eu ia perguntar se rodaria o Watch Dog!
Anísio Vieira
O post diz que o FX10 superou 10,51 petaflops. Mas não foi o K? Que eu saiba é o FX10 que pode atingir 23 petaflops. Qual é o certo?
Ramon Melo
Se não tiver placa gráfica, não atende mesmo não.
Leandro
Falou tudo! [2]
@_iikes
É o TRANSLTR na vida real!
@TatoGomes
Usando: Windows XP (!!!). Deve estar trabalhando, como eu. Mas vale a ressalva... =D
Kleyton Coelho de Oliveira
Eu quero um !!!
Andreos
Se bobear o Windows ainda travaria nele.. kkkk
Exibir mais comentários