Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Mozilla trabalha em navegador minimalista para iPad

Mozilla trabalha em navegador minimalista para iPad

Junior é multiusuário e usa a engine WebKit.

Paulo Higa Por

Apesar de não ser possível configurar outro browser como padrão no iPad, várias empresas já desenvolveram seus próprios navegadores para o tablet da Apple. O Opera Mini, velho conhecido dos feature phones, também está na App Store. A Mozilla, até agora, só liberou um aplicativo que sincroniza favoritos e abas entre um computador e um dispositivo iOS, chamado Firefox Home. Mas essa história deve mudar com o Junior, um navegador minimalista para iPad.

O Mozilla Junior tenta criar uma nova tendência de interface, assim como o Chrome fez nos desktops. A navegação é sempre feita em tela cheia e os comandos de navegação se resumem a um botão de voltar, avançar e atualizar a página. Um botão individual mostra a barra de endereços e dá acesso ao histórico de sites visitados.

Junior, a aposta da Mozilla para o iPad.

As abas, que estão presentes em praticamente qualquer navegador, foram embora. Em vez disso, temos apenas miniaturas dos sites visitados recentemente e elas só podem ser acessadas ao tocar num botão. E nada de engine Gecko no iPad: todos os navegadores para iOS devem usar o WebKit, mesmo motor do Chrome e do Safari.

Um diferencial do Junior é o suporte a múltiplas contas de usuário: como um tablet pode ser compartilhado entre parentes, a Mozilla decidiu que cada um deve manter seus próprios dados de navegação. Alex Limi, designer de interfaces da Mozilla, declarou que: “Nós queríamos desenvolver algo totalmente novo. Queríamos ver como poderíamos reinventar o navegador em um novo formato”. Ele também afirmou que a experiência de usuário do Safari no iPad é “miserável” e também acredita fortemente num futuro Google Chrome para iOS.

A experiência no Junior também não parece lá aquelas coisas, mas esperamos que a versão final esteja bem melhor – entretanto, ela deve demorar para ficar pronta. O Junior ainda é apenas um protótipo e muitas funções básicas ainda não estão implementadas. Para ver o que já foi feito, confira a apresentação completa da Mozilla (o Junior é mostrado a partir dos 30 minutos do vídeo).

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jrk
Não gostou do Firefox Mobile 14 (beta)? Pra mim está excelente.
Kessler
Mé... Mozilla tentando fugir da irrelevância. E falhando.
Kantaro
Acho que já vi esse negócio de tela cheia com apenas um botão de voltar e avançar nas laterais da página e miniaturas das abas num outro navegador por ai, tipo o IE10 metro... né
Gaba
E lá vamos nós...
Forbidden_404
E quanto a melhorar o navegador pra smartphone? Eu acho que a Mozilla devia se preocupar com isso antes