Início » Arquivos » Celular » Tecnoblog Podcast 18 – WWDC 2012

Tecnoblog Podcast 18 – WWDC 2012

Avatar Por

Essa semana aconteceu a conferência de desenvolvedores da Apple, então esse episódio do Tecnoblog Podcast claro que não poderíamos deixar de detalhar o que achamos de cada um dos importantes anúncios da empresa, incluindo o novo MacBook Pro com tela retina e as atualizações dos sistemas iOS e OS X.

Mas além da WWDC 2012, várias outras coisas aconteceram nos últimos dias. Eu (@rafacst), @mobilon e @thassius comentamos também sobre os lançamentos da Sony para o mercado móvel, o leilão de frequências 4G no Brasil, a criação dos novos domínios e o Woz falando caquinha de novo, dessa vez literalmente. Então prepare a pipoca e aperte o play aí abaixo. E para quem ouvir até o final, uma surpresa os aguarda. 🙂

Notícias da semana

  • WWDC 2012
    • Novos MacBooks Pro
      • Macbook Pro com tela retina
      • Difícil de atualizar ou consertar
    • Novo Moutain Lion para desenvolvedores
    • iOS 6 e suas novidades
  • Amazon, Bradesco e Vivo também querem terminações de domínio exclusivas;
  • Operadoras garantem suas frequências de 4G;
  • Sony anuncia Xperia Miro e Tipo: Ice Cream Sandwich para as massas;
  • Woz diz que Siri ficou mais burro depois que Apple comprou.

Comentários dos leitores

Dennis
Só pra corrigir, o Internet Explorer pode ser controlado usando seu Smartphone ou Tablet ou seja, você vai vai usar o teclado do Smartphone ou Tablet pra digitar no Internet Explorer do Xbox, isso inclui dar zoom e deslizar a tela.

Vez ou outra a gente fala alguma besteira e que merece correção, como fez o astuto ouvinte Dennis. Para isso você pode tanto comentar nesse post como enviar um email para [email protected] Aceitamos nesse endereço também dicas da semana, comentários interessantes em geral, reclamações e elogios também. E ele pode até ser lido no ar, quem sabe?

(Re)Dica da semana

Attachments.me, que comentamos em um episódio passado do TB Podcast, ficou ainda melhor: ele ganhou integração com o Google Drive!

Assinatura

Poucos sabem, mas é possível assinar gratuitamente o TB Podcast para receber o episódio mais recente assim que ele está disponível. É só usar um agregador de podcasts, bem simples. Para aqueles que usam um agregador de podcasts o nosso feed RSS é esse aqui. Aos que usam o iTunes para gerenciar essa mídia, o nosso feed está cadastrado lá na lojinha: é esse aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@nandico
Pessoal, maravilha demais esse Podcast. Ouvi atrasado. Houve uma reflexão sobre a parte do serviço de transporte público cortado da nova solução de Maps da Apple: gostaria de tecer alguns comentários. As novas APIs permitem integração de apps de terceiros com maps na oferta de rotas específicas, em múltiplos meios de transporte ou situações onde se precise montar rotas. Por exemplo, você pode fazer um App de transporte público específico para São Paulo, curando o conteúdo informado dentro da cidade para aumentar a qualidade e precisão dessa massa de dados. Ou pode fazer um aplicativo de rotas por ciclovia. Posso fazer um App de navegação específico para cadeirantes em SP, por exemplo. Ou até mesmo pode fazer um App para navegar com barcos ou qualquer coisa: a inteligência para esse tipo de navegação específica e o aspecto local (eu entendo mais do deslocamento em minha cidade do que pessoas que nunca vieram nela) criou um novo nicho de App de assistência de navegação. Dentro do Maps novo se o deslocamento (chamada da interface de rotas) ocorre entre um ponto A e B dentro do perímetro georeferencial que um app de terceiro atende (cada aplicativo diz em metadados a sua área geográfica de cobertura) a Apple ajuda na venda ou download: o próprio App de Maps o oferece na vitrine para as pessoas. Então o nicho de apps específicos de navegação por terceiros em vez de ficar obscuro como foi comentado acaba se oficializando dentro do ecossistema. Isso não vai mudar por um bom tempo. As APIs novas são formidáveis e a existência de um padrão de interfaceamento contextualizado dentro do Maps com apps de terceiros gera oportunidade de negócios: se você oferece navegação local com qualidade, os reviews estarão positivos e o seu App de navegação especializada será baixado. Quem falou de SPTrans e tiver acesso a esses dados aproveita e desenvolve esse aplicativo, por exemplo. Quem chegar primeiro vai nadar de braçada e sem tomar bocada do tubarão Apple quando o iOS 6 pegar. Quando vi isso rodando de fato na WWDC fiquei louco: o problema é que meu pipeline de projetos está cheio e não consigo tempo para desenvolver nada nessa linha. As discussões foram excelentes. E foram muitas risadas com as piadas toscas. Pena que descobri o podcast só agora. Um abraço, obrigado, valeu demais!
Robert Furutani
Gostei do podcast. Valeu a pena esperar :)
@victoygor
O 4G no Brasil é algo do filme de Volta para o Futuro, É PIADA!!! Mais Piada ainda é falar em 4G em Zonas Rurais num país em que o 3G ainda em algumas localidades é vergonhoso! Emfim, acreditar que o 4G no :Brasil vai seguir todas as datas, tudo certinho é a mesma coisa de acreditar em Papai Noel.
@igudima
Fala pessoal, como sempre, ótimo Cast! Me divirto com vcs, continuem sempre com o bom humor e a dose certa de informação! Abraços!
Victor Mateus
Primeiramente Parabéns! a qualidade do cast está inversamente proporcional a qualidade das piadas :D, gostaria de saber se vcs explicam como que a sky opera o 4g aqui em brasilia, se o leilão foi semana passada, era ilegal? qual frequencia usada?
Fabrício Soares
Um bom exemplo de como usar classificações para tirar conclusões.
@web_thiago
Ahauhauah Muito bom o podcast.
@Eddyerodrigues
muito bom o podcast. Ri muito aqui... Hey ..Americana não eh mato uahushuhsuhasusauash interior sim.. mato não.. até aparece sinal 3g as vezes aqui...
Oroshy
A Vaio tem uma solução mais atraente (se é que pode-se usar essa palavra) para ocupar menos espaço com memoria. Por exemplo. Eles deixam 4GB soldado na placa mãe e mais 8 em outro slot (8 ou 4 você escolhe). Assim, se você quiser trocar você tem um slot para isso.
diogo
Porque SIRI nao começa a haver em Portugues? Tanto dinheiro que podiam ganhar a conta disso...
Roberto
Arquitetura tão fechada como a da Apple não vai muito longe. Isso é modismo americano e o nosso mercado e a nossa realidade brasileira é bem diferente. A IBM se fu... com essa tentativa. Cadê a IBM? Daqui há pouco tempo me digam Cadê a Apple? A realidade brasileira é preço bom e facilidade de reposição de peças para reparos quando o produto não "funfar" mais (coisa que a Apple não possui) e tem gente viciado que adquire esses tipos de produtos. Só lamentações depois... Paga-se caro por uma coisa que não é a melhor do mundo não. É fácil achar produtos com hardware e software bem melhores e com o detalhe de reposição de peças e manutenção (coisas que a Apple não possui). Salvem os ricos e poderosos que podem comprar Apple porque eu nunca compraria.
Felipe Lima
o pessoal da WP nao deve "curtir" Apple.. rsss att
@Celso_Werdam
Muito Bom o Podcast, vlw a pena esperar!!!!
Forbidden_404
Eu ri alto demais com o Siri no final hahahaha E os erros pqp, quase choro hahahahaa :D Novos MacBooks Pro Foi a primeira coisa que pensei ao ver o preço da retina display no site da apple... O FRETE É GRÁTIS!!! HAHAHAHA :D Já falei com o gerente do banco pra começar o financiamento em 48 meses, minha casa de garantia... Eu entendo o porquê da Apple soldar todos os componentes, eu mesmo utilizo o RAZR, que tem os componentes soldados pra ser mais fino. É um sacríficio que se faz, e quem paga 10 mil reais em um, pode comprar um de 15 mil, e quem comprou um de 15 mil, não precisa do Báu da Felicidade. "Eu medi meu mac", se saísse no twitter, eu deixaria do lado do "Me perdi no Peru. hihihi" do Thas. iOS 6 e suas novidades As mudanças do iOS 6 pro iOS 5 são tão irrelevantes que... puff. Somente a renderização dos mapas que só vai servir para uma parte da linha iOS deles. Como já falei antes, as mudanças do Gingerbread pro ICS, do Windows mobile até chegar ao 7.5... Eu esperava mais da Apple, mas ai, por que fui esperar, né? Quem sabe um dia eu ainda tenha vontade de usar algum iOS, quem sabe. Amazon, Bradesco e Vivo também querem terminações de domínio exclusivas; Vamos fazer uma vaquinha pra comprar o .tecnoblog e ceder ao Mobilon \o/ Não, não vamos fazer isso. E eu poderia trabalhar pra apertar esse botão, na verdade, seria feito um software pra isso, bem mais fácil, e para isso, os engenheiros do facebook são perfeitos pro trabalho! :D E sobre as outras empresas quererem alguns domínios, eu acho que domínio de empresa deveria ser reservado... Se uma marca possui o nome, ela deveria ter o direito de pelo menos ter reservado tal domínio, agora em compensação, domínios genéricos como .apps, .cloud, esses deveriam ser disponibilizados para todos, podendo ser compartilhado, assim você saberia do que se trataria o google.apps ou amazon.apps e etc. Operadoras garantem suas frequências de 4G; Já vi que eu não vou usar 4G nem tão cedo, né? Já acho o 3G caro, e agora sabendo que vai custar 50% mais... Quer dizer, caro não é, mas se o serviço fosse bom pra compensar, mas não é esse o caso. De qualquer forma, eu moro do lado de uma sede da Copa do mundo e ainda por cima na região metropolitana da capital do meu estado, eu espero que o 4G não demore TANTO para chegar, assim vou saber o quão forte vai ser a pancada que eu vou receber dos valores. Sony anuncia Xperia Miro e Tipo: Ice Cream Sandwich para as massas; As especificações dele me lembram muito meu antigo Nokia X3, mas de qualquer forma, eu imagino quem comprou o Motorola Atrix ou quem tem o Xperia Play, né? Você vê celulares relativamente mais fracos e que já vão vir com ICS, enquanto celulares "potentes" não irão. Quanto ao Xperia Play, eu entendo, por que a Sony sempre foi clara com o processo de desenvolvimento, cedeu até a ROM ICS beta do Xperia Play no seu site. Mas quanto a Motorola? Vish, coitado de mim se fosse ter que esperar pelo lançamento do ICS pro Razr. Sair esse mês será um milagre! Imagina pra quem é dono de um Atrix? Pelo menos agora com a "popularização" do ICS, quem sabe os apps comecem a seguir mais os conceitos de design que a Google recomenda. Woz diz que Siri ficou mais burro depois que Apple comprou. Gosto do Woz por que ele não tem medo de falar o que pensa, e normalmente quando fala, ele tem base pra isso. O Siri poderia realmente ser mais objetivo, seria bem mais interessante receber logo as respostas, se bem que isso é algo que a Google quer para si também, isso poderia ser implementado junto com o assistente da apple (Pelo jeito que as coisas andam, eu acho díficil isso acontecer).