Início » Arquivos » Aplicativos e Software » JavaScript no Internet Explorer 10 fica ainda mais rápido

JavaScript no Internet Explorer 10 fica ainda mais rápido

Microsoft explica mudanças realizadas no motor Chakra.

Paulo Higa Por

O Internet Explorer não é um navegador tão querido pelos desenvolvedores web. No passado, a Microsoft foi responsável por várias noites mal dormidas de pessoas que gastaram tempo para fazer suas páginas funcionarem corretamente no principal navegador do mercado. A empresa está tentando mudar essa história e trabalhou em inúmeras otimizações, inclusive na velocidade de renderização das páginas: a versão 10 ganhou um motor JavaScript ainda mais rápido.

A nona versão do Internet Explorer já não é mais tão problemática quanto as anteriores e a Microsoft fez questão de destacar isso em campanhas recentes. No blog de desenvolvedores do Internet Explorer, a Microsoft explicou as várias mudanças que realizou no motor Chakra, responsável por processar códigos em JavaScript. As otimizações são essenciais porque, além do motor Chakra processar páginas da web, ele também é responsável por processar os elementos gráficos dos aplicativos Metro.

Internet Explorer 10 roda bem mesmo aplicativos mais pesados. Pelo menos é o que a Microsoft diz.

O objetivo foi deixar o navegador mais rápido em sites mais modernos (coisa que a concorrência já faz). Enquanto há uma década eram muito comuns páginas simples, sem muitos recursos, hoje temos várias aplicações que fazem uso intenso de AJAX e HTML5. Angry Birds e Cut The Rope, por exemplo, rodam direto do navegador e se beneficiam de aceleração por hardware para exibir animações fluidas sem depender de plugins de terceiros.

Existem duas características principais no Chakra. A primeira é tentar “adiar” tarefas de renderização de páginas. Assim, é possível processar o resto da página quando o computador do usuário estiver menos ocupado, melhorando a responsividade do navegador e evitando travamentos indesejados. A segunda é aproveitar ao máximo o hardware do usuário, utilizando todos os núcleos do processador e instruções específicas. No exemplo, eles citam as extensões SSE2, que foram introduzidas no Pentium 4 em 2000. Se determinadas instruções não estiverem disponíveis, o trabalho é feito via software, mas de maneira mais lenta.

Funcionamento do motor Chakra.

A Microsoft também fez melhorias no garbage collector (ou coletor de lixo), responsável por limpar periodicamente elementos da página que não estão sendo mais utilizados, reduzindo o consumo de memória RAM. Isso é necessário porque os programas em JavaScript não removem explicitamente os elementos antigos. Se o garbage collector não existisse, os navegadores consumiriam ainda mais memória. E se o garbage collector for lento demais, você perceberá vários engasgos nas animações das páginas.

Na redação do Tecnoblog, nós fizemos alguns testes com o benchmark SunSpider 0.9.1, que executa vários códigos JavaScript no navegador, e os resultados foram bem satisfatórios. Em uma máquina com Windows 8 Release Preview e processador Intel Core i3-390M, o Chrome 21 demorou 251,7 ms para processar tudo. O Firefox 15 fez o trabalho em 258,8 ms e o Internet Explorer 10 foi o melhor, com apenas 192,4 ms (desktop) e 205,7 ms (Metro).

Demorou para a Microsoft fazer um navegador competitivo, mas parece que ela está conseguindo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luan victor
é tbm depende muito do seu computador nem todos computadores aceitão as configurações do navegador ae vc fala aah mais o meu e Windows 7 ou 8 iqual do meu amigo .. sim idai so que vc instala , entra em sites , joga jogos , pesquisa coisa diferentes dele int isso influencia muito na velocidade dos navegadores ... procurem saber oq vc instala
Luan victor
Varias pesquisas diz que o Google Chrome é o melhor navegador da atualidade , então ele e o mais rápido no carregamento de páginas , um exemplo: ele carrega as paginas e 1 segundo o internet explore em 1,6 segundos .. isso pra mim não importa porem o internet explorer 9/10 são os navegadores que são mais rápidos . tipo o google chrmo e mais rápido em carregar pagina , o internet e rápido em carregar pagina permanece rápido nas paginas conforme você meche . iint o melhor navergador da atualidade na minha opnião e o internet explore ... porem ele e o melhor navegador do Windows 8/8.1/pro recomendo sim o internet explorer :D
Fernando
Dápra ver mesmo que vc ta com o IE9,ta ate usando ele pra postar esse comentário.KKKKKKK
Fernando
Se vc gosta tanto do chrome,pq usou o Firefox pra postar o comentário?
Fernando
Se vc gosta tanto do chrome,pq esta usando o Firefox?
Marcelo Lima
Senhores, o internet explorer 10 esta super instavel, travando na maioria dos sites que abro, solicito que revejam os conceitos/dinamicas/acessibilidade/integração com novos recursos e recursos já em andamento, pois quando ocorre os travamentos eu como usuario final, começo a ficar com vontade de migrar para outro navegador, abraço Marcelo Lima - Consultor em TI e Engenheiro da Computação.
Marcelo "Sushi"
Falando francamente, o IE10, pelo menos o do Server 2012, se vocês tentarem usar o gmail, esqueçam, pois ele nem abre, para logo no script de inicialização, trava o IE completamente e mostra a famosa telinha pedindo para recolher os dados dos problemas e reiniciar a nhaca do IE... uma verdadeira vosta...
YanGM
@Luandersonn: Outro problema é que tem nego que pensa que o Windows 7 é mais pesado que o XP (quando na verdade é o oposto).
Luandersonn
A versão 9 e 10 removeram isto exatamente por essa baixa adesão.
Luis Eduardo
Fer, deixa pra lá, é só um troll. Mas acredito que ele já tenha visto o "Novo iPad" em algum site ou revista...
Luandersonn
Veja só a reclamação da Mozilla: (Google Tradutor ok? Não sei falar "ingrês" ainda) "É relatado que o Windows RT (o nome Microsoft tem dado para o Windows em execução no processador ARM) terá dois ambientes, um Windows ambiente clássico e um ambiente Metro para aplicativos. No entanto, o Windows em ARM proíbe qualquer navegador, exceto para o Internet Explorer seja executado no "Windows Classic" privilegiado ambiente. Na prática, isso significa que o Internet Explorer só será capaz de executar muitas das funções de computação avançada vital para navegadores modernos em termos de velocidade, estabilidade e segurança para que os usuários se acostumaram. Dado que o IE pode rodar no Windows para processadores ARM, não há razão técnica para concluir outros navegadores não podem fazer o mesmo". No meu entendimento, instalar qualquer navegador na interface Desktop não é possível, mas rodar na Interface Metro será sim possível. o "Windows Clássico" será apenas para o IE e Office. E sinceramente, não vejo qualquer problema nisso, você ver?
YanGM
http://tecnoblog.net/101109/mozilla-google-windows-rt/
Luandersonn
Vou dar uma pesquisa sobre isto.
YanGM
Ela não bloqueou, ela simplesmente não deixa os Apps usarem seus próprios motores. Ou seja, só dá para fazer casca para o IE.
Luandersonn
Link, por favor. Que eu saiba eles apenas não teriam acesso privilegiado ao sistema, como queriam. Mas segundo a Microsoft, qualquer navegador que queria está disponível na loja, poderá ser instalado. Aliás, acho que se ela bloqueia-se, a UE ia cair de pau em cima.
Exibir mais comentários