Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Skype coloca propaganda durante as chamadas de VoIP

Skype coloca propaganda durante as chamadas de VoIP

Anúncios serão baseados em localização geográfica, sexo e idade.

Avatar Por

O Skype vai introduzir anúncios publicitários durante as chamadas. Os banners aparecerão em ligações feitas de um usuário para outro que não possui créditos ou a assinatura de algum dos planos que possibilita telefonar também para números convencionais ou realizar videoconferências com diversos participantes.

Banners (em formato de imagem) silenciosos e sem animações aparecerão na janela do aplicativo para ambos. Chamado de Conversation Ads (algo como “anúncios de conversação”), o recurso entra no portfolio de produtos do Skype para mercado publicitário como “uma oportunidade para que marqueteiros alcancem centenas de milhões de usuários conectados em um lugar onde eles têm conversas significativas sobre marcas em um ambiente de engajamento elevado”.

Anúncio durante chamada no Skype

O Skype, oficialmente uma empresa da Microsoft, não deixa claro como vai realizar a contextualização dos anúncios para que se tornem mais interessantes para os usuários do aplicativo. Lá no site eles dizem que “podem usar” aquilo que chamam de “informação demográfica” identificável por não humanos (pelo menos foi isso o que deu a entender). São dados de localização, sexo e idade do participante da chamada para trazer propaganda mais relevante — esta é a técnica que o Google emprega no Gmail e outros serviços para gerar bilhões em publicidade anualmente.

Não temos como negar que a oportunidade para os publicitários é enorme. De acordo com uma página no site da Microsoft Advertising, o braço de propaganda da MS, há 41 milhões de usuários únicos ativos no Skype. O tempo médio de uso é de 13 minutos. Imagine ter sua marca exposta por mais de dez minutos durante uma conversa por voz?

O Skype diz que vai se certificar de que a chamada cumpre os requisitos básicos de qualidade em termos de áudio e de latência antes de posicionar os anúncios. Quem de alguma forma paga pelo serviço não vai visualizar as mensagens de propaganda.

O Conversation Ads inicialmente está limitado ao Skype em Windows. A empresa não comentou sobre a expansão também para o Mac OS, sistema que conta com uma versão oficial do software.

De acordo com o nosso Paulo Higa, editor do TB, os anúncios aparecem há pelo menos um mês. No entanto, a novidade foi oficializada nessa semana.

Comprado pela Microsoft

Há um ano a Microsoft comprou o Skype do eBay por US$ 8,5 bilhões. À época o gigante de Redmond disse que fazia a aquisição para integrar os serviços e tecnologias criados pelo Skype em produtos similares, como Messenger ou MS Lync. Atualmente o Skype é um dos aplicativos que os fabricantes (OEMs) podem manter pré-instalado quando instalam o Windows em novas máquinas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Higa
A propaganda não é em áudio.
Karina
Skype nunca foi um sistema voip de verdade sempre foi uma coisa propietaria que infelizmente se tornou popular existem milhoes de opções voip para quem sabe o que é sip qualquer voip que seja baseado em SIP é bem melhor que o skype e seu modelo propietario bom agora vai ficar decadente mesmo afinal aja paciencia ligar para seu amigo e ter de ouvir uma porcaria de propaganda.
Fer
surgir*
Fer
AI QUE SUSTO... To tão "acordado"... Que pensei que o anuncio ia surgiar nas VIDEO callings... Por cima da imagem do participante pobre! HAHAHAHAHAHAHA XP Bem... Eu pelo visto não verei um desse... Já que sempre troco meus pontos do Bing por crédito do Skype!
YanGM
O problema é quando você minimiza o msn, passa o mouse na área de uma propaganda e um outdoor de 2km se abre na sua frente.
José Neto
[{{] Mas ninguém tem paciência comigo. =( [/{{]
@TatoGomes
Olá, eu sou Skype Premium. Muito prazer em conhecê-lo.
Luiz Alberto
No momento que li o título pensei que fossem propagandas de voz durante a chamada, algo que se bem me lembro era uma idéia do Google há um tempo atrás. Isso sim seria horrível. Mas é só um banner na janela da conversa de voz, então tudo bem. Eu não preciso ficar olhando pra janela de conversa se eu eu estou numa chamada. So precisaria olhar pra ela de novo pra fechar a chamada.
@silvioney
Não sei se você percebeu, mas todo software ou qualquer outra coisa do tipo, sendo gratuita ou em algum sentido de 'grátis' você encontra meio mundo de ads! Bom, se não quer dar dinheiro pra eles por ads, compra skype premium, aí sim você não verá um anúncio :)) Seria legal você criar um produto e dar ele de graça? manter as despesas com seu salário enquanto outras milhões de pessoas usam gratuitamente? :)
Guilherme
De acordo - contudo, uma opção paga de retirar as propagandas cairia bem, hein?
@Cobalto
Você leu que os anuncios serão postos em chamadas entre usuários que não pagam ou pelo menos não estão pagando no momento? Tipo, contas gratuitas e em chamadas que são normalmente gratuitas apenas quando o usuário estiver sem créditos? Ou seja, se você paga e tem crédito, nada de anuncio.
Luandersonn
Desculpe, mas como cliente tenho todo o direito de reclamar. Ponto. O Skype foi e é [era] mantido pelo pagamento do Skype Premium e pelos créditos comprados para ligações, não há grande motivos para colocar publicidade, não estou criticando, apenas não gostaria de ver publicidade nas minhas chamadas, mas como a decisão já foi tomada [aposto que tem dedo de Ballmer], o jeito é se conformar.
@marcoatsqueiroz
Exato! Nada mais justo para se manter um software gratuito com tamanho alcançe!
oscaralaencar
de graça, hoje em dia, nem injeção na testa!
@juanlourenco
É absurdo mesmo, como eles ousam tentar ganhar dinheiro com um serviço gratuito e de qualidade! Faça-me o favor né, não gostou crie seu próprio Skype então...
Exibir mais comentários