Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Apple mostra Mountain Lion com documentos armazenados no iCloud

Apple mostra Mountain Lion com documentos armazenados no iCloud

Power Nap, integração com redes sociais e central de notificações mais robusta estão entre as novidades do próximo OS X.

Avatar Por

Mountain Lion, o sucessor do sistema Lion, teve novos recursos revelados agora há pouco no keynote de abertura da conferência WWDC, organizada pela Apple nos Estados Unidos. Hoje a companhia adicionou a sincronização de documentos com a nuvem iCloud, serviço que já agrega 125 milhões de usuários, de acordo com informações fornecidas durante a apresentação de executivos da empresa da maçã.

O recurso chamado de Documents in the Cloud (basicamente, documentos no iCloud) se junta aos aplicativos de troca de mensagens, anotações e de lembretes. O funcionamento dessa integração depende fortemente do ato de arrastar e soltar os documentos, algo que a Apple costuma incentivar por ser mais fácil para o usuário final — e não é a única a fazê-lo, obviamente.

Ainda em termos de nuvem, a Apple apresentou o aplicativo Power Nap (“soneca poderosa”, em tradução livre). Trata-se de um software que continua mesmo quando o computador se encontra em modo de espera para manter os backups sempre atualizados, bem como notificações e outros aplicativos que dependem da internet para funcionar corretamente — leia redes sociais, em especial Twitter.

Redes sociais no Mountain Lion

O compartilhamento de conteúdo ficou mais fácil. Botões estrategicamente posicionados permitem adicionar o conteúdo aberto com as redes sociais. Em caso de fotos no iPhoto, com o Flickr ou serviço similar. Ao que tudo indica, essa versão do OS X está mais integrada com contas de serviços externos do que nunca.

“Você está trabalhando no seu Mac e o celular apita. Você pode responder bem ali”, comentou Craig Federighi, executivo da Apple, ao falar dos recursos do aplicativo de mensagens, considerado por ele como um que demandou mais mudanças e ficou ainda mais completo.

Também demonstraram o funcionamento das notificações do sistema, integradas a aplicativos vendidos por meio da Mac App Store, a loja de conteúdo digital da Apple. O usuário terá a opção de desativar os avisos pelo período máximo de 24 horas com o clique de um botão. Para acessar a central de notificações bastará ir ao canto superior direito da tela, na MenuBar, onde vai residir um ícone específico para ativar o recurso.

Notificações

A produtividade deve ficar facilitada com a presença do recurso de ditado. “Funciona até no Microsoft Word”, afirmou Federighi. Você fala e o computador escreve o que foi dito. No entanto, a Apple não disse que se trata de um Siri específico para computadores. Pelo que pudemos ver, o sistema não responde ao que o usuário diz para o computador. Não chega a tanto.

O Safari, navegador padrão dos Macs, recebeu melhorias como a barra de buscas inteligente que considera tanto o histórico de páginas abertas como aquilo que o buscador escolhido pelo proprietário da máquina tem para apresentar. Também tem um novo modo de visualização de páginas chamado TabView que imita o comportamento do Safari Mobile ao mostrar as diversas abas abertas quando o usuário faz o gesto de zoom out.

A Apple diz que, em termos de execução de JavaScript, o Safari está ainda mais rápido e bate todos os concorrentes do mercado: Internet Explorer 9, Chrome 19 e Firefox 13.

Outras adições do Mountain Lion já anunciadas previamente e novamente citadas pela Apple foram o AirPlay e o Game Center, loja de jogos.

Mountain Lion chega em julho às lojas pelo preço de US$ 19,90. São dez dólares a menos do que no Lion vendido atualmente. Clientes com várias máquinas poderão usar somente uma licença do Mountain Lion para atualizar os dispositivos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago C. Araújo
Eu não confio documentos pessoais a nenhum sistema de armazenamento em nuvem, simples assim :D.
Marcos
Só espero que esse preview corrija os problemas que venho enfrentando com o Preview 3. Se não tiverem corrigido eu duvido que o lançamento dele em julho, como quer a Apple, seja um sucesso....Vamos iModzone, vamos!!!! Cadê aquele link torrent pra baixar o bicho?!!! :D
Felipe Lima
É tipo um MINT, só que "com cabos"
@andresbrx
Vou atualizar imediatamente após a sua liberação.
Douglas Negreiros
Queria saber se meu Mac Mini Core 2 Duo vai rodar, e de quanto precisa de RAM pra isso. Tomara que sim...
Rafael Marcon
Eles integraram o facebook no iOS mas não no OSX? Não me empolguei tanto com o novo Lion. Pelo menos o preço tá bem camarada, então até dá pra comprar sem ser essa maravilha toda.
@felipegabriele
Pessoal, sairá por US$ 19,90 para atualizar o Lion, ou quem tem o Snow Leopard também poderá baixá-lo por esse valor?
Fer
"No entanto, a Apple não disse que se trata de um Siri específico para computadores. Pelo que pudemos ver, o sistema não responde ao que o usuário diz para o computador. Não chega a tanto." É o Siri Dictation, presente no iPad! "Outras adições do Mountain Lion já anunciadas previamente e novamente citadas pela Apple foram o AirPlay e o Game Center, loja de jogos." (¬¬) Game Center não é uma loja de jogos, jogos se compram/baixam na App Store, como qualquer app. O Game Center é como uma Xbox Live, com achievements, multiplayer (agora)...
Fer
QUEM disse que ela não integrou com o Facebook? Tanto o iOS 6, quanto o OS X Mountain Lion terão integração com o Facebook, integração essa que vai além da com o Twitter, sendo possível até dar like em um App (na App Store) e ver quem deu like também!
Steve Jobs
meu ubuntu faz isso
@oroshy
Mensagens a mesma coisa. Recebi uma mensagem no meu windows phone (apitou). Ai eu vou no app mensagens do windows 8 e respondo ali mesmo. Ele sincroniza isso tbm. Com SMS eu não sei pq a versão do windows 8 que eu estou usando é a x86 e não tem chip de celular, mas a versão windows rt deve sincronizar também. Mensagens do Facebook e Windows Live. (como eu disse, ainda não sei com o sms).
Turdin
Emails sim, pelo que eu li ali no Mac isso funciona com mensagens também, o que se for isso mesmo não teria no WP.
Henrique
Pelas "novidades" apresentadas deveria ser de graça e vir como uma atualização isso sim.... A cada nova versão, mais parecido com o iOS ele fica.....
@oroshy
O Windows já faz isso. Estou no windows 8 ai apita meu windows phone falando que eu recebi um e-mail. E vou no app Mail do windows 8 e respondo ali mesmo. Ai o windows phone sincroniza e ve que eu já respondi e, some a notificação. Simples assim.
Teixeira
Brasil não está entre os países que receberão as novidades.
Exibir mais comentários