iOS 6 tem integração com Facebook e mapas em 3D

Siri permite dizer aquilo que será tuitado. Apple também adiciona central com informações sobre tickets de cinema e de embarque.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 3 dias

Muito aguardado por usuários de iPhone e iPad, a próxima atualização do iOS acaba de ser anunciada pela Apple. Scott Forstall, VSP de software, apresentou a nova versão da plataforma com 200 novidades (aham…) durante o evento WWDC 2012, conferência focada em desenvolvedores que acontece durante esta semana em São Francisco, nos Estados Unidos. Talvez a principal mudança seja a presença do Facebook integrado ao sistema.

Facebook e iOS 6: tudo a ver

De acordo com a Apple, o usuário poderá postar fotos, páginas do Safari e localizações de mapa. O usuário precisa adicionar a credencial dele na rede social de Mark Zuckerberg somente uma vez para que a conta no Facebook fique ativa para todos os aplicativos compatíveis com a nova integração. Exatamente como acontece hoje com o Twitter, serviço integrado ao sistema na versão 5 apresentada no ano passado.

Apps

Abaixo você encontra alguns recursos interessados mostrados pela Apple.

  • App Store — As lojas de conteúdo da Apple foram redesenhadas.
  • Do Not Disturb — Desativa as notificações e os avisos luminosos. Especialmente para quem quer dormir sem ser incomodado pelo iPhone mas faz questão de saber de todas as novidades do centro de notificações ao acordar no dia seguinte.
  • FaceTime — A unificação de Apple ID e número de telefone abre a possibilidade de direcionar uma chamada em vídeo de um dispositivo para o outro.
  • Leitura Offline — Baixa o conteúdo de uma página da web para ser lido mais tarde. Recurso popularizado pelo Instapaper e similares.
  • Passbook — Aplicativo centraliza informações sobre bilhetes de cinema, de viagem, cartões de fidelidade e similares.
  • PhotoStream — Cria uma espécie de rede social própria na qual o usuário adicionar pessoas a uma foto e elas ficam sabendo dessa adição. Podem comentar também.
  • Safari — iCloud Tabs compartilha as abas abertas entre os dispositivos vinculados à Apple ID. Também ganhou visualização em tela cheia.
  • Single-app Mode — Professores podem desativar que os alunos saiam do aplicativo aberto durante um teste, por exemplo.
  • Tela para chamada recebida — Foi melhorada. Permite rejeitar uma chamada ao mesmo tempo em que agenda ligar para aquela pessoa dali a alguns minutos.

Siri

Siri, o assistente virual comandado por voz no iPhone 4S (somente neste smartphone e nesse modelo), está mais inteligente, de acordo com a Apple. A companhia americana diz que o serviço ficou mais completo na interpretação de frases complexas ditas pelos proprietários.

Novos recursos do Siri

O Siri também passa a entender uma série de novos contextos, como quando o usuário pede informações sobre uma partida esportiva ou quer saber detalhes de restaurantes próximos (incluindo preço médio e avaliação em serviços especializados). Parceria com o site OpenTable permite que proprietário faça uma reserva ao tocar em somente um botão. As demonstrações feitas por executivo da Apple incluem diversas novas funcionalidades. Entre elas, a exibição de trailers de filmes depois que o usuário pergunta quais estão em cartaz nas salas de cinema mais próximas.

A Apple resumiu a tentativa de tornar o Siri menos dependente do ato de pressionar o botão virtual enquanto fala com o Eyes Free. Basicamente, as maiores montadoras dos EUA concordaram em adicionar um botão físico dedicado ao assistente virtual no volante do carro.

Mapa

iOS 6 com mapas

Confirmando rumores com relação ao serviço de mapas, a companhia anunciou um novo serviço de localização. Dessa vez próprio, sem tecnologia do Google, e com 100 milhões de estabelecimentos listados. Oferece navegação passo a passo (coisa que o Google não tinha) com exibição de informações sobre o tráfego. Os dados vêm de outros usuários de iOS coletados de maneira anônima, de acordo com a Apple.

O aplicativo Flyover acompanha o novo sistema de mapas. Ele apresenta mapas em 3D de cidades com renderização em tempo real feita pelo dispositivo. Scott Forstall disse que o recurso funciona muito bem também no iPad (provavelmente ele se refere ao de terceira geração).

O iOS 6 entra em modo beta hoje. Vai funcionar com iPhone 3GS ou mais recente; iPad 2 e iPad 3; e iPod Touch de 4ª geração.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados