É hoje que o Fábio Assunção fica triste. Uma decisão judicial de uma ação contra a operadora de rádio Nextel impede a empresa de vender novos celulares ou habilitar linhas para pessoas físicas. A culpada disso é a TIM, que entrou com uma ação contra a Nextel no Tribunal de Justiça de São Paulo. Apesar do processo ser antigo, apenas no último dia 31 do mês de maio é que a decisão foi tomada.

Por incrível que pareça, o motivo alegado pela TIM é válido. Como a Nextel opera em SME (Serviço Móvel Especializado), ela não pode atuar como uma operadora de SMP (Serviço Móvel Pessoal). De acordo com regras da Anatel, o serviço móvel especializado só pode ser comercializado para grupos ligados a uma atividade específica, o que exige um CNPJ. Com isso, o serviço fica restrito à pessoas jurídicas.

Vale lembrar que a Nextel recentemente adquiriu algumas licenças de operação para a tecnologia 3G, e a operadora se encontra em testes com a nova tecnologia. As licenças adquiridas, que colocariam a Nextel como operadora SMP, não invalidam a decisão. O serviço atualmente prestado pela operadora se encaixa no padrão SME da Anatel, de forma que a licença do SMP não validariam as vendas para pessoas físicas.

Apesar da decisão ser do Tribunal de Justiça de São Paulo, a restrição de vendas abrange todo o território brasileiro. A Nextel tem um prazo de 30 dias para se adequar a decisão e caso não cumpra, deverá pagar multa diária de R$ 80 mil. A operadora afirmou ao site Convergência Digital que irá recorrer da decisão e que ela não interfere nos negócios da empresa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Danielle Peixoto
Não sabia que era necessário ter curso superior para utilizar o Nextel...O preconceito é muito triste...
felipexfj
Legal eu que agora tinha pensado ser a maior vantagem adquirir um android pra usar com dois chip sendo um com prip nextel 3g agora me ví desanimado por saber que vai voltar a ser uma frescura ter um rádio. Bom... também acho ridículo ver pobre pagando de boy com nextel mas acho que isso vai da pessoa eu mesmo sou porteiro e gostaria de pegar um rádio para entrar em contato com meus superiores pra poder fazer folgas trabalhadas e melhorar minha renda. Não basta a TIM ser uma merda tem que ficar também no caminho pra servir como tropeço para as outras empresas.
APARECIDO
Plabo vc falou tudo eu tenho mojo desse bip as pessoas da muito dinheiro para essa merda só para dizer q ela e importante e fica com essa nextel para cima e para baixo
APARECIDO
Verdade Rafa
aparecido
concordo com o jack graças a Deus
Pablo
Vejam vocês, nextel é coisa de rico? Realmente o conceito de ser rico caiu muito se você for considerado um por ter um aparelho telefônico ou de rário que quer que seja. Não é atoa que quando pessoas de outros países visitam o Brasil riem da cara dos Brasileiros que andam com apralhos telefônicos e roupas que eu outros países qualquer pessoa possui e aqui os idiotas acham que são mais importantes do que alguém por possuir ítens que a meu ver não tem nenhuma ligação com ser rico. A pessoa que tem um aparelho nextel e acha que é rica por isso merece ser internada em hospital psiquiátrico.
Verival
A concorrência e seus efeitos indesejáveis...
Ana
nextel já foi boa, o sac ta uma merda, os planos cada vz mais caros, o serviço de dados é assombroso, ha 10 anos atras quando contratei, era realmente fantastico e inovador, agora é a msma merda das outras. estou há 4 meses tentando cancelar e nao consigo, ja nem tenho mais o aparelho, se o seviço fosse o msm, valeria a pena o preço, infelizmente n vale mais...
Omar
que Tim ta certa nada....afinal onde fica a liberdade de cada um, se esta outra bosta que é a nextel quer oferecer seus serviços, que ofereça, compra quem quer, cada cidadao tem o direito de usara a bosta que mais lhe convem, na minha opinião tanto a Tim quanto a nextel sao umas bostas, mas o que esta acontecendo é jogo sujo empresarial, tem alguem do governoi mamando nas tetas da Tim com certeza, se vamos aceitar que digam o que devemos usar e o que não, em serviços que existem quer dizer que estamois voltando á era da ditadura, ou seja, estamos caminhando em direção aos grilhoes do governo.... ...nos ameaçaram com liberdade e agora estao á nos tira-la....
@angelobgu
A Nextel quando só vendia para empresa e era difícil adquirir uma aparelho, era tanta burocracia que tinha muitas empresas desistiam, depois começou a vender para pessoas física e como vendeu muito, acabou facilitando a venda de novas linhas, veja agora uma monte de gente sem educação falando no nextel, sua qualidade caiu é muito ( falar em rádio só chiado), a TIM tá certa e a Justiça tá fazendo o certo.
David
Mas com a Licença 3G que é SMP a Nextel poderá muito bem vender para pessoas físicas. ou o 3G será SME também?
ricardo
Pior que é. As novelas estão estragando a população brasileira.
ricardo
Não se preocupe, outras operadoras estão implantando serviços similares ao da Nextel. Logo logo o bipe será onipresente e, quem sabe, até você poderá comprar o seu.
ricardo
Infelizmente, muitas empresas têm lobby nos governos estaduais e até federal, o que prejudica a livre concorrência e o consumidor. Decisões como essa comprovam isso.
ricardo
O Estado de São Paulo, como sempre, atentando contra a livre concorrência (similar ao caso da GVT). Isso me cheira a lobby.
Exibir mais comentários