Os japoneses da Sony anunciaram nesta terça-feira (5), durante a E3, mudanças na PlayStation Suite for mobile devices, programa lançado sem muito destaque em janeiro de 2011 e que até agora rendeu como único fruto o smartphone Xperia Play, que por coincidência é produzido por uma pequena companhia chamada… ops, Sony.

A partir de agora a suite é chamada de PlayStation Mobile e, a exemplo de sua antecessora, rodará sobre o Android, terá requisitos mínimos de hardware e permitirá que os usuários de determinados aparelhos possam jogar antigos títulos dos PlayStation em seus smartphones e tablets que usam o sistema operacional Android. Durante a mesma apresentação, a fabricante também anunciou uma parceria com a HTC para licenciar a plataforma PlayStation Mobile para os smartphones da taiwanesa.

Mais um PlayStation Phone em breve.

A tentativa da Sony é ganhar terreno no mundo dos jogos em dispositivos móveis da mesma maneira que seus consoles têm posição confortável no mercado de games. Seus maiores concorrentes serão soluções como o Apple Game Center, do iOS, e os inúmeros jogos que podem ser baixados livremente pelo Google Play ou App Store.

Já a estratégia da HTC é usar a certificação PlayStation para alavancar as vendas de seus telefones, apostando na vasta quantidade de acessórios, como câmeras sofisticadas e sistema de som Beats, para tentar conquistar alguns clientes.

Os aparelhos da linha One (One X, One S e One V) serão os primeiros a receberem a certificação.

Com informações: BGR.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro Eduardo
Boa noticia para os fãs da HTC que são apaixonados pelos jogos de PlayStation. É isso que queremos ver, as fabricantes se esforçando(fazendo até amizade com outra) para trazer o melhor para os usuários.
Rodrigo Cardoso
Pessoal, tem uma informaçao importante que vcs esqueceram: A Sony pretende lançar uma "App Store" propria para os "PlayStation Certified" + "PlayStation Vita" (ou seja, roda em ambos o mesmo app) Qualquer desenvolvedor pode baixar DE GRAÇA o SDK aqui, enquanto no beta: http://www.playstation.com/psm/index_e.html ... E começar a desenvolver jogos pro PSVita, Xperia Play, e esses outros ae da HTC ;) PS.: A API parece a do XNA da Microsoft Abraços
Álvaro
A Sony que tinha um império com o PS1 e PS2, perdeu e muito para o Xbox 360 e serviços Xbox Live e vai continuar perdendo e não, não é porque é fácil de piratear e sim pela interação com o usuário, os achievements (ganhá-los no Windows Phone, Windows 7, Windows 8 (Tablet's também!), Xbox 360 (+Kinect) e futuros dispositivos certificados, não tem preço! Alías, estou usando um Windows Phone e aprovo!
Leandro
Gosto da Samsung, mas a HTC tá conseguindo me conquistar aos poucos hein. hehe
Rafa
Hahaha, parei com a Sony. Quase 3 meses após lançamento do PS vita e cadê os games? Cadê o god of war e os outros? Ate o momento só a 3 a serem lançados. E olha a surpresa!!! O melhor foi adiado (Silent hill the books of memories) muita sacanagem uma vez que já comprei esse game na pre-venda. Já não curtia a política de games da Sony agora então. Adeus sony e seja bem vindo WII U, fico ao seu aguardo enquanto volto p o meu bom e velho 3DS.
Jacques Braga Szmelcynger Júnior
Pelo visto a certificação requer um chipset da qualcomm com a gpu adreno, modelo 205 pra cima, com exceção do One X que usa tegra 3. Agora a grande dúvida, será que o sII/sIII será certificado? Afinal, eles são os celulares android que mais vendem por ai!
Kessler
Aí eles colocam meia dúzia de jogos de PlayStation emulados no Market e deu, como fizeram no Xperia Play. Bela bomba.
Zarohpyel Nefilim (@rodrigorsena)
Obrigado amigo pela resposta!
@aleshido
Não exatamente cara...essa tal "Certificação" não é exatamente um prêmio para qualquer gadget que tenha potência o suficiente pra aguentar o "Playstation Mobile". O Selo "Playstation Certified" é como se fosse uma prova de "parceria", do tipo "Olha, trabalhamos junto com a Sony Computer Entertainment para fazer um aparelho compatível/dedicado ao Playstation Mobile". E só as empresas que fecham esse acordo tem o "Direito" de rodar o App da Sony e seus respectivos jogos em âmbito legal. Pro consumidor, o selo serve pra responder a pergunta "Roda jogo de PS1?" sem pestanejar. Pra Sony, é mais percado pra marca Playstation, para as vendedoras é uma "garantia" de que o hardware é potente e competitivo. Mas isso não significa que empresas que não firmaram acordo com a Sony e não são "Playstation Certified" tenham performance inferior.... só significa que eles não precisam da Sony dizendo que o produto deles é bom ou não. :)
Zarohpyel Nefilim (@rodrigorsena)
"Já a estratégia da HTC é usar a certificação Playstation para alavancar..." Isso que dizer que qualquer fabricante de Smartphone pode produzir um celular para ganhar a certificação tia Sony? A Samsung produziu um Smartphone com todos os requisitos que a Sony pede, e pronto ganha um selo no Smart dela?
Chokor0
Ai sim uma otima noticia :)