Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Windows 7 passa Mac OS em participação de mercado com apenas um mês

Windows 7 passa Mac OS em participação de mercado com apenas um mês

Por

O Windows 7 começou a ser vendido há pouco mais de um mês e já ultrapassou em market share o seu maior concorrente, o Mac OS X da Apple, ao mesmo tempo que este alcançou a simbólica marca de 5% do mercado. Os dados são da Net Applications, empresa de métricas para a web, que monitora constantemente qual porcentagem dos computadores conectados na internet usa cada sistema.

No último final de semana o Windows 7 atingiu a média de 5,07% dos computadores online. Esse percentual de dois dias foi superior à média de 5% do sistema da Apple, em todas suas versões, na semana de 15 a 21 de novembro.

Os números, porém, podem ser enganosos. Qualquer um com conhecimentos básicos de estatística sabe que não é adequado comparar médias em um período longo com médias em um período curto em resultados que variam tão dinamicamente como estes (ver gráfico). Sem contar que períodos pequenos podem ser tendenciosos se a amostragem for tomada em um pico, como foi o caso desse final de semana. De fato, se comparados no mesmo período, de 15 a 21 de novembro, o market share de 4,15% do Windows 7 fica atrás do 5% do OS X no período.

Participação de mercado do Windows 7 segundo a Net Applications (clique para ampliar).

Toda essa discussão porém, não faz tanto sentido assim, se pensarmos bem. Segundo dados da mesma semana, os computadores com Windows correspondem a 92,64% dos internautas. Não é surpresa alguma que o Windows 7 supere o Mac OS X, e daqui pra frente a vantagem só ficará cada vez mais larga, até que o mercado atinja algo próximo de um ponto de equilíbrio.

A comparação mais interessante, na verdade, é da briga da Microsoft com seu passado negro (cof cof, Vista, cof cof). E o presente está ganhando de lavada! O Windows 7 levou cerca de 6 semanas para atingir a marca de 4%, que o Vista levou 7 meses para atingir (5 meses, se considerarmos apenas sua data de lançamento ao público consumidor). Realmente, o Windows 7 chegou mostrando a que veio. [Computerworld]