Início » Arquivos » Jogos » Wii U ganha novos controles e MiiVerse, uma rede social

Wii U ganha novos controles e MiiVerse, uma rede social

Avatar Por

A E3 ainda não começou, mas a Nintendo já fez questão de anunciar algumas novidades quentes antes de conferência. Em um vídeo transmitido pela empresa no seu site oficial, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, explicou (muito pausadamente) algumas das novidades especificamente voltadas para o console de próxima geração da empresa, o Wii U. Dentre elas, um par de novo controles e uma rede social que será implementada no console.

Novos Controles

Ano passado foi revelado o controle no estilo tablet que virá junto com o Wii U. Cheguei a testar o protótipo em alguns tech demos e muito se especulou sobre as possibilidades de interação com essa segunda janela. Desde então, o protótipo sofreu algumas alterações interessantes.

Logo de cara reparamos que a disposição dos botões mudou para providenciar mais ergonomia e conforto. Os joysticks analógicos também mudaram de formato assumindo o formato popularmente conhecido e com a opção extra ao pressioná-lo (o famoso L3/R3 de outros consoles). Na parte de trás o controle ganhou ajustes de formato para melhor encaixar na mão.

Talvez as principais novidades do controle nem sejam em relação a disposição de botões. Ele ganhou um sensor de NFC, o que permite que objetos tagueados com essa tecnologia possam ser lidos pelo controle e interajam com jogo. Conceitualmente parece meio confuso, mas é a mesma ideia que levou Skylanders da Activision ao sucesso: objetos físicos que podem ser vendidos e complementam o game de alguma forma.

Outra novidade no controle do Wii U é o transmissor de infravermelho que vai permitir que ele seja usado com sua televisão, independente se o Wii U estiver ligado. Sim, o controle do videogame também assume a função controle remoto universal.

Também é esperado um passo da Nintendo para tentar abocanhar de volta a fatia de mercado do público gamer hardcore. Pensando nesse jogador a Nintendo também vai lançar o Pro Controller, um controle padrão para jogos que não necessitem de toda a parafernália de detecção de movimento, giroscópios, acelerômetros e afins. O controle é bastante parecido com o do Xbox 360, só que um pouco menor e uma disposição de botões um pouco diferenciada.

MiiVerse: o universo da Nintendo

A Nintendo também aproveitou para anunciar o MiiVerse, o universo online em que jogadores do Wii U poderão se conectar e tornar os consoles da Big-N um pouco mais sociais. Iwata cita o trabalho do professor Sherry Turkle do MIT chamado Togheter Alone, em que cada vez mais o ser humano está conectado online com as pessoas, mas sozinho fisicamente. A ideia por trás da Nintendo é possibilitar que a tecnologia una as pessoas e não as separe mais.

O MiiVerse vai permitir que jogadores sejam amigos ou desconhecidos com algum interesse em comum, possam trocar experiências em pontos de um game, deixar comentários em partes difíceis e essas aparecerem durante o jogo ou inúmeras outras possibilidades. No vídeo foi possível ver apenas os 2 exemplos citados acima, embora muito de ideias em prática devemos aguardar pra ver nos anúncios da E3.

Outro ponto interessante é que o MiiVerse não se restringe apenas ao Wii U. O Nintendo 3DS também vai ganhar suporte a rede e todos os “futuros aparelhos que a Nintendo lançar” de acordo com Iwata. No vídeo é demonstrado um uso conceitual em que é possível acessar a rede pelo celular, então aguardem alguma integração com plataformas móveis vindo da Nintendo nesse quesito.

Você pode conferir o vídeo com os anúncios pré-E3 da Nintendo logo abaixo.


(Vídeo no YouTube)

Vale dizer que muito do que foi apresentado no vídeo é conceitual, como o próprio Iwata disse. A apresentação na E3 vai ser focada mais em games e aplicações práticas dos conceitos mostrados pro MiiVerse e uso dos novos controles.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Controle parece bacana, apesar de ser mais do mesmo. Quero ver a empunhadura dele...
diogod
Tenho um Wii, não vou reclamar porque ele me serviu por um bom tempo. Mas não compro um WiiU nem morto.
Igor P.
"...experiências em pontos de um game, deixar comentários em partes difíceis..." 01 idéia (patente pendente): o Wii U grava a partida do usuário (com ou sem comentários) e upa pro youtube e disponibiliza o embed no Miiverse, conversas e amizades ensue
Gus Fune
MiiVerse é a rede social da Nintendo e não o controle.
@luhnatico
Não vejo a hora! Ansioso pra conferência deles amanhã!
@albert_dark
Se for levar em consideração que quem criou os botões 'L' e 'R' foi o super nintendo, e quem criou o analógico foi o nintendo 64 e a disposição dos 4 botões do lado direito em formato de + também foi a nintendo, acredito que ela deveria ter as patentes de boa parte dos controles que saíram depois do Snes e do Nintendo 64.
Marcell Almeida
Esse MiiVerse é igualzinho ao controle do Xbox 360. Quanto ao controle com tela, diferente da maioria, eu gostei muito e acho que vai ser muito útil.
G.Holmes
Mas cara...o formato do controle está IGUALZINHO ao do X360, a única coisa que muda é a disposição dos botões na frente, se for reparar os botões de defesa estão IGUAIZINHOS!
YanGM
Para mim parece mais que ela misturou o controle do PS3 com o do X360. Pelo menos sabemos que a pegada será boa.
Guilherme Macedo C.
Se for por causa do controle, que pela internet estão falando que parece com do X360, isso não vai dar nada. A distribuição dos botões está igual ao do Super Nintendo e a carcaça em cima está fortemente inspirado em controles da SEGA. Aliás, o do Xbox e do X360 são inspirados, ao que parece, do controle do Dreamcast.
Zarohpyel Nefilim (@rodrigorsena)
Como nunca tinha pegado pra saber se era confortável ai eu ficava com duvida!
Gus Fune
O protótipo do ano passado era bem confortável, agora deve ta ainda melhor. Ele tem muita cara de ser pesado, mas é tão leve quanto o controle remoto da sua TV.
Zarohpyel Nefilim (@rodrigorsena)
Esse controle Wii U Pro e meio tenso... Mas tenho que pega nele pra ver se fica confortável!
YanGM
"Microsoft processa Nintendo por quebra de patentes" Não sei porque isso veio na minha mente...