Instapaper ganha aplicativo oficial para Android

Aplicativo sincroniza artigos com vários dispositivos para leitura offline.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 dias
Só título e texto. Tudo o que você precisa para ler em paz (e quando tiver tempo)

Com tanto conteúdo sendo produzido a todo momento, é difícil arranjar tempo para acompanhar todas as novidades e ler textos enormes na internet, especialmente quando o layout do site não é tão agradável e mostra banners piscantes ou cores berrantes. É para resolver esse problema que surgiram os aplicativos de leitura. Um dos mais famosos é o Instapaper, que acabou de ganhar uma versão oficial para Android.

Para quem não sabe o que é Instapaper, senta que lá vem história (ou pule para o quinto parágrafo para ir direto ao ponto): o Instapaper cria um botão especial no seu navegador preferido e, quando pressionado, a página que você está visualizando será automaticamente enviada para o serviço. Esse artigo será automaticamente otimizado para leitura – isto é, comentários, menus, botões de compartilhamento e afins serão removidos do texto, que ficará com uma apresentação parecida com a de um livro.

Todos os seus smartphones e tablets que tiverem o Instapaper instalado receberão os artigos e armazenarão inclusive as imagens em cache, o que é muito útil para quando você estiver sem conexão por perto ou quando a rede de dados da operadora estiver congestionada demais, o que não é uma situação muito rara no Brasil.

O desenvolvedor do Instapaper, Marco Arment, informou há apenas três semanas que não planejava liberar uma versão para Android, já que manter um aplicativo para iOS era bem trabalhoso. Ele só estava escondendo um segredo. Vários concorrentes já suportam diversas plataformas e dinheiro nunca é demais, então Marco contratou uma pequena empresa chamada Mobelux para desenvolver a versão para o robô verde. E o resultado parece ter sido satisfatório.

Instapaper no Galaxy Nexus: funciona!

O Instapaper para Android possui todos os principais recursos da versão para iOS: baixa até 500 artigos ao mesmo tempo, tem fontes ajustáveis, sincronização de pastas, compartilhamento nativo do Android e até uma versão otimizada para tablets, desde os menores (Kindle Fire e Nook Color) até o grande Motorola Xoom. O aplicativo deve funcionar perfeitamente nos dispositivos com Android 2.1 ou superior.

O Instapaper está disponível na Play Store por US$ 2,99. Se você não está com dinheiro sobrando, experimente alternativas gratuitas, como InstaFetch, Pocket e Readability. O primeiro, inclusive, sincroniza artigos e imagens com a sua conta do Instapaper. Esses aplicativos economizarão bastante espaço na barra de favoritos do seu navegador.

Não, não tem para Windows Phone.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados