A chegada do Instagram no Android em abril desse ano causou um pequeno problema para os serviços concorrentes da plataforma. Serviços de edição e publicação de fotos com filtros, como o Molome, PicPlz e outros, certamente perceberam uma queda no seu número de usuários cadastrados. No final de semana passado um deles, o Picplz, decidiu que era melhor focar os esforços em outras coisas e por isso vai descontinuar seus serviços.

O anúncio foi feito no blog oficial do serviço, onde eles não dizem qual o motivo verdadeiro do desligamento do Picplz, mas informam que “no dia 3 de julho de 2012 picplz vai ser desligado permanentemente e todas as fotos e dados de usuários serão excluídos”. Quem acessar o site recebe a mesma informação e em ambos os endereços os usuários são avisados de que poderão baixar suas fotos por meio desse link.

Criado em maio de 2010, o PicPlz conseguiu ser um dos grandes concorrentes do Instagram enquanto o serviço ainda não havia lançado seu aplicativo para Android. A julgar pelo gráfico de instalação nos últimos 30 dias na Play Store, eles tinham ao menos 1 milhão de usuários, o que não é pouco. Mas se você visitar o cache do Google para a página, vai notar nesse gráfico que o Instagram para Android surtiu efeito no número de downloads.

Em contraste, o Instagram já ultrapassou 50 milhões de instalações até a publicação deste post.