Flipboard chega oficialmente a todos os Android como beta

Aplicativo fica disponível por tempo limitado. Baixe agora.

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 semanas

Um grande atrativo do Galaxy S III é o Flipboard, já embarcado no sistema operacional. O aplicativo, presente no iOS há mais tempo, traz uma experiência diferente ao conectar feeds e redes sociais em um formato de revista. Entretanto, no mundo do robô verde, o Flipboard estaria restrito, inicialmente, ao Galaxy S III. Claro que algum espertinho teve acesso ao aparelho e extraiu o *.apk antes do lançamento oficial da estrela da Samsung, mas os desenvolvedores finalmente divulgaram o link para o download do aplicativo.

Flipboard no Samsung Galaxy S III

Na verdade, a versão liberada é um beta, que estará disponível para download por tempo limitado. Como aponta o Engadget, o Flipboard foi criado especialmente para o Galaxy S III. É um excelente telefone para um primeiro aplicativo na plataforma: a procura pelo smartphone da Samsung é enorme, e as vendas ultrapassam os milhões.

Desenvolver especialmente para um dispositivo é uma maneira eficaz de fazer um bom aplicativo: uma única resolução de tela, hardware e versão do Android permitem aos programadores explorar melhor os recursos do sistema. Ainda, o fato de liberar por pouco tempo dá uma maior garantia de que apenas os apressados em tecnologia, que normalmente reportam bugs tenham acesso ao aplicativo.

Entretanto, o resto do ecossistema do Android ficaria de fora nesse desenvolvimento. Para isso, a equipe do Flipboard criou essa versão beta, com o objetivo de que os usuários possam instalar em seus respectivos smartphones e reportar possíveis erros ou falhas. Existem trocentos smartphones Android no mundo. Arrumar as falhas de compatibilidade com cada aparelho não é nada fácil.

Esse é o caminho mais interessante para os desenvolvedores, e esse tipo de atitude deve se tornar cada vez mais comum: aliando-se a uma fabricante e abrindo aos poucos para toda a comunidade. É o preço que se paga pela descentralização (ou diferenciação, como afirma o CEO do Google), mas, que no final das contas, vale a pena: os aplicativos tendem a ficar bem feitos.

Os interessados que desejam instalar o aplicativo devem correr e baixar o *.apk pelo link disponibilizado pela própria equipe do Flipboard enquanto durarem os estoques :P. Vale lembrar que é necessário liberar no smartphone a permissão para instalar aplicativos de fontes não-confiáveis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados