Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Microsoft lança Photosynth para Windows Phone

Microsoft lança Photosynth para Windows Phone

Aplicativo gratuito tira fotos panorâmicas.

Paulo Higa Por

Até que enfim: a Microsoft liberou ontem (29) uma versão do Photosynth para Windows Phone. O aplicativo já estava disponível para iPhone desde abril de 2011 e atingiu recentemente a marca dos 7 milhões de downloads. Agora, mais usuários poderão tirar fotos panorâmicas de maneira bastante intuitiva.

O funcionamento do Photosynth é muito simples. Basta abrir o aplicativo e tocar na tela para iniciar a captura de imagens. As fotos serão tiradas automaticamente, apenas movendo o smartphone para os lados. Com a ajuda dos sensores do smartphone e do algoritmo de reconhecimento de imagens, o Photosynth junta todas essas imagens numa só formando uma foto enorme.

O grande diferencial do aplicativo é que, além de tirar fotos na horizontal, como a maioria das câmeras compactas, ele também tira fotos na vertical, permitindo que você faça uma foto em 360º, semelhante as exibidas no Google Street View. Não há limite de fotos: quanto mais imagens, melhor. Além disso, o algoritmo corrige a distorção da imagem, tornando o resultado final bem interessante – é como se você estivesse presente no local.

Nós fomos ao Centro Cultural São Paulo só para tirar uma foto panorâmica e mostrar para você. Confira o resultado (sim, é necessário possuir o Silverlight instalado):

Todas as suas fotos panorâmicas ficam salvas no telefone. Para compartilhar suas obras de arte por email ou nas redes sociais, basta acessar a foto pelo Windows Phone e tocar no botão Share. O arquivo será enviado automaticamente para os servidores da Microsoft e você pode decidir se quer manter o arquivo público ou apenas guardar a foto para apreciação posterior.

Há alguns problemas, no entanto. O aplicativo parece consumir bastante memória e não pode ser instalado no Nokia Lumia 610, nem em outros dispositivos com menos de 512 MB de RAM. Além disso, o Photosynth utiliza o giroscópio para facilitar o reconhecimento das imagens, sensor que a Nokia não incluiu no Lumia 710 e nem no Lumia 800 (não me pergunte o motivo). No Samsung Omnia W e em outros smartphones com giroscópio, a experiência de uso deverá ser melhor.

O download é gratuito e está disponível tanto na Marketplace norte-americana quanto na brasileira. Instale o Photosynth, tire fotos panorâmicas bacanas e compartilhe nos comentários. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@garibeirobr
Foda fazer esse lance de imagem em 360 graus com HTML5, hein man... HTML5 NÃO É solução para tudo.
@WdeSA
Higa com três pernas. WTF? O_O HUASHAUSH
@leossoliveira
Primeira vez que eu leio isso...até que o WP não esta passando desapercebido...
@leossoliveira
Realmente, deveria ser coisa obrigatória no hardware dos Windows Phone o giroscópio, assim como é o sensor de luminosidade...(coisa básica). Mas no Lumia 800 até que funciona a bagaça.
Eduardo Araujo
Tem aplicativo semelhante para Android?
Luandersonn
Mas ainda não funciona como o Flash Video
YanGM
Andre: Correção: Os Windows Phones da HTC têm um App para foto panorâmica, nada de MSFT aqui.
Andre
O Windows Phone tem foto panorâmica nativa sim. http://youtu.be/nQBIABiYk8A
Vinícius
Wow, não tenho nem um iPhone 4, nem um 4s quanto mais um WP, e caramba, essas suas fotos ficaram muito boas, tipo um street view portatil :p Sério, fui no mosteiro de são bento que vc fotografou, e nem de longe minhas simples panorâmicas chegam perto!! Parabéns pra MS viu :p
YanGM
Ah sim, mas ainda acho um tiro no pé não ter foto panorâmica nativa no Windows Phone. Nem todo mundo quer fazer uma bolha, alguns querem apenas uma foto maior.
@rabuske
Uma coisa é fazer uma imagem panorâmica, como qualquer câmera digital hoje em dia faz, outra coisa é o que faz esse app, que é quase um street view portátil. São duas coisas bem diferentes. Sim, gostaria que tivesse a opção de "arrastar" a câmera, criando uma imagem horizontalmente maior. Não que tivesse a função desse app embutida.
@brenopeck
Tenho no iPhone há um tempão e é sensacional; melhor ainda depois que peguei um 4S, que tem giroscópio. Uma omissão imperdoável no Windows Phone, aliás me desanimei com o Lumia 800 quando percebi isso: a MS dá pouco suporte ao WP7 no momento -- ou menos do que eu acho que deveria dar. Espero que agora a MS melhore a rede social do Photosynth e deixe mais fácil encontrar e compartlihar bons Synths. É uma coisa que deveria ser tão popular quanto o Instagram. P.S: minha humilde galeria http://photosynth.net/userprofilepage.aspx?user=brenopeck
Luiz Alberto
O meu não pediu isso não. Tente baixar um app de bussola como o Compass VO no marketplace e faça a calibração por ele. Talvez depois o Photosynth não peça calibração. Não sei se vai funcionar, porque no meu Omnia W não pediu calibração nenhuma.
Jorge
Estou usando esse aplicativo e não vi nada igual, tem gente que pensa que é um simples app de foto panorâmica. Não é! Fica muito show e usei bem mais de 6 fotos e funcionou perfeitamente, vertical ou horizonal. Muito bom mesmo.
@LuanderFB
Eu tbm tenho um Omnia W porém não estou conseguindo utilizar o aplicativo, fica pedindo para calibrar o giroscópio, eu movimento o telefone em 8 "deitado" (infinto) porém nada acontece. Onde eu calibro esse giroscópio? Os resultados até agora foram muito ruins!
Exibir mais comentários