Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Microsoft lança Photosynth para Windows Phone

Aplicativo gratuito tira fotos panorâmicas.

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Até que enfim: a Microsoft liberou ontem (29) uma versão do Photosynth para Windows Phone. O aplicativo já estava disponível para iPhone desde abril de 2011 e atingiu recentemente a marca dos 7 milhões de downloads. Agora, mais usuários poderão tirar fotos panorâmicas de maneira bastante intuitiva.

O funcionamento do Photosynth é muito simples. Basta abrir o aplicativo e tocar na tela para iniciar a captura de imagens. As fotos serão tiradas automaticamente, apenas movendo o smartphone para os lados. Com a ajuda dos sensores do smartphone e do algoritmo de reconhecimento de imagens, o Photosynth junta todas essas imagens numa só formando uma foto enorme.

O grande diferencial do aplicativo é que, além de tirar fotos na horizontal, como a maioria das câmeras compactas, ele também tira fotos na vertical, permitindo que você faça uma foto em 360º, semelhante as exibidas no Google Street View. Não há limite de fotos: quanto mais imagens, melhor. Além disso, o algoritmo corrige a distorção da imagem, tornando o resultado final bem interessante – é como se você estivesse presente no local.

Nós fomos ao Centro Cultural São Paulo só para tirar uma foto panorâmica e mostrar para você. Confira o resultado (sim, é necessário possuir o Silverlight instalado):

Todas as suas fotos panorâmicas ficam salvas no telefone. Para compartilhar suas obras de arte por email ou nas redes sociais, basta acessar a foto pelo Windows Phone e tocar no botão Share. O arquivo será enviado automaticamente para os servidores da Microsoft e você pode decidir se quer manter o arquivo público ou apenas guardar a foto para apreciação posterior.

Há alguns problemas, no entanto. O aplicativo parece consumir bastante memória e não pode ser instalado no Nokia Lumia 610, nem em outros dispositivos com menos de 512 MB de RAM. Além disso, o Photosynth utiliza o giroscópio para facilitar o reconhecimento das imagens, sensor que a Nokia não incluiu no Lumia 710 e nem no Lumia 800 (não me pergunte o motivo). No Samsung Omnia W e em outros smartphones com giroscópio, a experiência de uso deverá ser melhor.

O download é gratuito e está disponível tanto na Marketplace norte-americana quanto na brasileira. Instale o Photosynth, tire fotos panorâmicas bacanas e compartilhe nos comentários. 🙂