Ontem à tarde, pelo menos no escritório do Tecnoblog, a interface web do Twitter estava instável, com erros aleatórios e páginas que não carregavam completamente. Mas parece que tudo isso foi por uma boa causa: os engenheiros do serviço estavam realizando algumas alterações internas para deixar o carregamento das páginas mais rápido.

O Twitter não é exatamente conhecido por ser rápido – a imagem da baleia, exibida quando os servidores estavam sobrecarregados, aparecia frequentemente. A principal mudança para fazer o mamífero voltar a ser feliz no oceano é a remoção da hashbang (#!) nos endereços. De acordo com Dan Webb, engenheiro do Twitter, só a retirada desses dois caracteres das URLs ajudou muito no desempenho.

Twitter, agora mais rápido.

Em um post bastante técnico no blog de engenheiros do Twitter, Dan Webb explica que, com a técnica de hashbang (bastante criticada, por sinal), o navegador do usuário precisava fazer download de uma página HTML, baixar e executar um código em JavaScript, descobrir o caminho correto do conteúdo e só então renderizar a página. Agora que as URLs ficaram mais simples, o carregamento inicial da página deve demorar apenas um quinto do tempo anterior.

Os engenheiros também modificaram o código para reduzir o tempo para exibir o “primeiro tweet”. As páginas do serviço agora contêm somente o JavaScript necessário naquele momento, tornando o carregamento mais rápido, especialmente nos navegadores que são lentos para processar JavaScript. Outras mudanças e detalhes técnicos podem ser encontrados no blog oficial.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Felipe de Matos
ultimamente tenho usado o twitter so no celular, acho que essa rede social caiu de +++
Donato Barros
Muito bom! O tempo de carregamento foi melhorado, que por sinal ficou ótimo
Leo Freitas
Já estava na hora de fazer algumas mudanças!
Gaba
Sim, eu entendo isso, e que é usado bastante com ajax, pois sou desenvolvedor. Mas o que eu não entendo é porque eles direcionavam por exemplo: http://www.twitter.com/gabriel_alan para http://www.twitter.com/#!/gabriel_alan assim que eu entrava no meu perfil. ISSO é o que eu não entendo!!
RaphaelDDL
Exato joao. Segue o texto completo do Google e sua spec https://developers.google.com/webmasters/ajax-crawling/docs/getting-started
Shyde
Aqui ficou nitidamente mais rápido. Show! :)
@joaoricardo_rm
A "#" serve para que o que está em sua frente não seja interpretado como uma url normal, ou algo assim. Isso serve para linkar um elemento de uma página com um id (por exemplo o link do teu comentário aqui é http://tecnoblog.net/102801/twitter-mais-rapido/#comment-1368999). A diferença entre um link com e sem a "#" é que quando ela está presente, a página não é recarregada. Aproveitando-se disso, alguns sites usam parametros (como id ou no caso do twitter, o nome do usuário) na frente dessa "#" e depois os tratam com Javascript, o que é mais lento um pouco, dependendo do caso. Já o caso de "#!" o "!" na frente, se não me engano é por que os mecanismos de busca como Google pediram, pois os sites que utilizavam a "#" não eram bem identificados como páginas diferentes nos resultados (tipo os nomes dos usuários nas urls do twitter seriam identificados apenas como se fosse a página inicial do site), já com "#!" o Google os identifica como páginas diferentes. Desculpe o tamanho do texto, e se estiver meio confuso, tou sem tempo de corrigir aqui na faculdade. Mas é mais ou menos isso. :)
@arlyssb
Eles tinham é que melhorar o Tweetdeck, que ficou uma porcaria depois que o Twitter comprou e mexeu nele...
Maicon Rissi
É isso aí! Twitter melhorando a cada dia mais! \o/
Dennis
Aqui também. Mas eu não utilizo a versão web mesmo, então...
Adilton C S S ANNA
GANGBANG!
Luiz Alberto
Aqui não mudou nada. Continua com #! Também não importa, só uso o MetroTwit mesmo. B)
Blek Zarioky
Archbang? http://archbang.org/ O:
Fabio
Ficou mais veloz mesmo, mas nem tanto assim
Paulo Higa
Oops! :-P Obrigado. :-)
Exibir mais comentários